Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Comissão Especial da Travessia Urbana percorre com o DNIT trechos das BRs 158 e 287

• 19/04/2024
  • Geral
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 19/04/2024

A Comissão Especial da Travessia Urbana esteve, na manhã desta sexta-feira (19), presente em pontos considerados “gargalos” da maior obra de mobilidade de Santa Maria: na estrada Capitão Vasco da Cunha (bairro Boi Morto) e nos bairros Urlândia e Uglione. O colegiado, presidido pelo vereador Valdir Oliveira (PT), percorreu os 14,5 km da obra. Ainda integram a comissão, os vereadores Tubias Callil (PL), vice-presidente; e Givago Ribeiro (PSDB), relator. A vistoria foi acompanhada pelo engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João Carlos Toneto, e de integrantes da equipe técnica do setor de engenharia da autarquia federal.

No entendimento do presidente do colegiado, o vereador Valdir Oliveira (PT), a vistoria serviu para esclarecer ao próprio Parlamento “quanto ao andamento dos serviços nesta reta final das obras”. Segundo o órgão federal, a Travessia Urbana deve ser concluída no transcorrer do segundo semestre deste ano. Hoje, são três frentes de trabalho. Todas basicamente concentradas no Trevo da Uglione, na saída para São Sepé (junto à BR-392).

Até o momento, foram aportados R$ 400 milhões, em valores atualizados, na Travessia Urbana, conforme o Dnit. Agora, para a conclusão dos serviços, são projetados mais R$ 39 milhões para o encerramento dos serviços, projeta o departamento.

A Comissão Especial ainda foi atualizada quanto à sinalização em alguns trechos ao longo da obra, principalmente, junto às rotatórias. O andamento das escavações das trincheiras, em uma pista que está sendo feita abaixo do nível do solo, e, ainda, as chamadas paredes laterais de concreto, também estiveram na pauta.

Texto: Marcelo Martins
Fotos: Bernardo Abbad e Marcos Borba