Santa Maria, terça-feira, 2 de julho de 2024

Câmara realiza Sessão Solene para entrega de Títulos de Benemerência e Vereador Emérito

• 27/06/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 27/06/2024

Na noite desta quinta-feira (27), na Sala Coronel Valença, o Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, o Parlamento Municipal realizou Sessão Solene de entrega dos Títulos de Benemerência (Cidadão Benemérito, Cidadão Santa-mariense e Honra ao Mérito) e Título de Vereador Emérito. No discurso de abertura da solenidade, o presidente do Poder Legislativo, Manoel Badke (UB), disse estar muito feliz com a sessão solene e que esta “é um momento ímpar para o Parlamento”.

O Título de “Cidadão Benemérito” é destinado à pessoa que, por sua destacada atuação no meio social, cultural e político, tenha prestado relevante serviço de interesse público ao município. E o homenageado deste ano foi o advogado Carlos Edison Domingues. Em seu discurso, o agraciado relembrou o inicio de cada semestre, em que os alunos estavam querendo ter conhecimento, segundo o advogado. Domingues também relembrou políticos de destaque em Santa Maria e região que trabalharam em seu escritório de advocacia, como o atual prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), mas afirmou que não falava de política no escritório e muito pouco abordava o tem em casa, porque acredita que “a verdadeira democracia tem que ser com liberdade de consciência”.

O título de “Cidadão Santa-mariense” é conferido à pessoa natural de outro município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica e administrativa, tenha prestado relevante serviço ao Município de Santa Maria. O agraciado com essa homenagem foi o arquiteto colombiano, nascido em Bogotá, Pepe Reyes. O agraciado disse que esse reconhecimento lhe enche de orgulho. Lembrou que iniciou seus estudos em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Los Andes, em Bogotá. Depois, se transferiu para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estagiou em São Paulo e conquistou uma bolsa de estudos na Espanha. “De volta a Santa Maria, não encontrei somente uma cidade para morar, mas uma comunidade para servir”.

O Título de “Honra ao Mérito” é uma distinção conferida à pessoa que houver praticado importante ato de renúncia, sacrifício ou solidariedade humana, em caso de calamidade pública ou em situação de perigo de pessoa humana. A diretora da Casa de Saúde, Irmã Liliane Alves Pereira, foi a homenageada com esta honraria. Liliane disse “que esse título é um compromisso”. A homenageada agradeceu aos profissionais de saúde que trabalham na Casa de Saúde e contribuem para uma visão atenta com relação à saúde. Manifestou aos parlamentares o seu compromisso de trabalhar por uma saúde casa vez mais humana e humanizadora.

Já a benemerência de “Vereador Emérito” é conferida a ex-vereador que tiver completo, no mínimo, uma legislatura. O ex-presidente da Câmara de Santa Maria, Danier Avello, que exerceu dois mandatos, de 1997 a 2004. Médico de profissão, Danier Avello relembrou que, há 20 anos, em 30 de dezembro de 2004, pronunciou seu último discurso como vereador. Destacou também que, em 1997, quando exerceu a presidência da Casa pela primeira vez, representou o parlamentou mais de 200 vezes em eventos externos.

Os vereadores Roberta Leitão (PL), Admar Pozzobom (PSDB), Marina Callegaro (PT) e Manoel Badke (UB), respectivamente, utilizaram a tribuna para apresentar os agraciados. Esta Sessão Solene foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara de Santa Maria e pelo YouTube (tvcamarasantamaria).

Texto: Mateus Azevedo e Clarissa Lovatto
Fotos: Gustavo Nuh e Luã Santos