Santa Maria, sábado, 6 de julho de 2024

Programa “Fala, Candidato” realizará nova rodada de entrevistas com prefeituráveis

• 05/07/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 05/07/2024

A um mês do fim do prazo das convenções partidárias, que se encerra em 5 de agosto, a Diretoria de Comunicação Social (DCS) do Legislativo e a TV Câmara de Santa Maria informam que haverá uma nova rodada de entrevistas com aqueles que irão disputar a corrida ao Executivo municipal. A exemplo do que foi feito, em junho (nos dias 3, 5 e 7), quando foi oportunizado espaço, por meio do “Fala, pré-candidato”, junto àqueles que figuram na condição de virtuais nomes à prefeitura, será realizada, no próximo mês, uma série de entrevistas com os que estejam consolidados como prefeituráveis. Para tirar eventuais dúvidas, uma reunião ocorrerá no Plenarinho na data de 22 de julho (segunda-feira), às 10h.

Desta forma, nos dias 5, 7 e 9 de agosto, a DCS e a TV Câmara irão gravar entrevistas com aqueles nomes que, após findado o período de convenções partidárias, estejam de fato chancelados por suas agremiações partidárias na condição de prefeituráveis. A ordem de veiculação do programa “Fala, candidato” observará o anúncio das confirmações dentro do calendário eleitoral das convenções, que vai de 20 de julho a 5 de agosto. Este será o critério que também definirá a sequência de veiculação das agendas dos candidatos junto à cobertura do noticiário da TV Câmara, que ofertará esse espaço às coordenadorias das campanhas.

Há ainda uma Comissão Administrativa Temporária com finalidade de acompanhar a organização e gravação das entrevistas e dos debates relacionados ao pleito com a participação direta de servidores e de jornalistas do quadro da comunicação institucional do Legislativo.

COMO SERÁ
Nesta nova rodada, o “Fala, candidato” - que terá a condução da jornalista do quadro da Casa, Camila Porto (foto) - fará uma série de entrevistas que, basicamente, problematize as demandas mais caras da municipalidade em diferentes áreas. Também na mesma reunião do dia 22 de julho haverá a apresentação dos temas. Diferentemente do que foi no modelo inicial, agora os prefeituráveis terão até 3 minutos para apresentar as propostas para cada tema.

Além disso, será dado no começo da entrevista o tempo de 2 minutos para que o candidato diga o que o levou a se colocar como um prefeiturável. Ao fim da entrevista, será dado igual tempo (2 minutos) para as considerações finais.

A exemplo do que foi no “Fala, pré-candidato”, a sistemática das gravações do programa “Fala, candidato” observará a um mesmo critério, que é jornalístico e técnico: todas elas se darão na mesma semana (nos dias 5, 7 e 9 de agosto) de forma que, assim, não ocorra a possibilidade de haver favorecimento de algum candidato, e, assim, seja mantida a isonomia entre todos. E somente após todas as gravações, os programas serão exibidos, de forma que não ocorra qualquer prejuízo e/ou beneficiamento aos candidatos.

Texto: Marcelo Martins
Arte: Luísa Monteiro (com foto de Luã Santos)
Produção: Jorge Luís