Santa Maria, sábado, 10 de agosto de 2024

• 08/08/2024
  • Sessão Ordinária
  • Criado por: Mateus Azevedo em 08/08/2024

Na sessão desta quinta-feira, os vereadores aprovaram um projeto de lei de autoria do Poder Executivo. Os parlamentares também aprovaram uma moção de congratulações, uma autorização de viagem e regime de urgência para proposição.

Projeto aprovado

Os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 9761/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 6495, de 19 de outubro de 2020, que institui o Serviço de Acolhimento Provisório de Crianças e Adolescentes, denominado Serviço Municipal de Acolhimento Familiar, e dá outras providências. O parágrafo 4º da matéria alterada tem a seguinte redação: “em caso de acolhimento de crianças e adolescentes com necessidades especiais, devidamente comprovadas por meio de laudo médico, o valor mensal poderá ser ampliado em até 50% do valor estabelecido (...)”. O líder do governo municipal, Givago Ribeiro (PSDB), defendeu a matéria na tribuna e explicou que, com a alteração, as crianças deficientes, de zero a 24 meses, não necessitam de laudo médico para participarem do programa. Por 18 votos favoráveis e nenhum voto contrário, o projeto foi aprovado pelo parlamento. Confira a Lei Municipal 6495/2020 aqui.

Moção aprovada

Moção de Congratulação nº 28/2024 - Requer o envio de moção de Congratulação ao Psicólogo Thadeu de Oliveira Lucca, pelos relevantes serviços prestados no Ambulatório Trans do Hospital Casa de Saúde em Santa Maria/RS. Autoria: Rudys Rodrigues (MDB). Por 19 votos favoráveis e nenhum contrário, a moção foi aprovada.

Autorização de viagem aprovada

Autorização de Viagem nº 26/2024 - Requer autorização para viagem, sem ônus à Câmara de Vereadores, nos dias 12 e 13 de agosto, para a cidade de Três de Maio/RS. Autoria: Delegado Getúlio (Republicanos). Esta matéria foi aprovada por 17 votos favoráveis e nenhum contrário.

Requerimento de urgência aprovado

Requerimento de Urgência nº 5/2024 ao Projeto de Lei nº 9827/2024 - Requer o regime de urgência do Projeto de Lei nº 9827/2024, que Altera a redação do inciso DVI do art. 1º da Lei Municipal nº 5558, de 23 de novembro de 2011, que Consolida a Legislação Municipal sobre denominação de ruas. Autoria: Adelar Vargas (MDB), o Bolinha. Por 17 a zero, a proposição foi aprovada.

Primeira discussão

Projeto de Lei Substitutivo nº 31/2024 ao Projeto de Lei nº 9742/2024 - Cria o Programa Municipal Capoeira na Escola a ser desenvolvido nas instituições de ensino da rede pública localizadas no Município de Santa Maria e dá outras providências. Autoria: Augusto Panzenhagen (PCdoB).

Expediente Nobre

Por proposição da vereadora Helen Cabral (PT), o Poder Legislativo de Santa Maria homenageou a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) pelos 35 anos da entidade.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luísa Monteiro e Gustavo Nuh