ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Santa Maria, segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Após 24 anos, TV Câmara realiza debate entre candidatos à prefeitura de Santa Maria

• 26/08/2024
  • Eleições 2024
  • Criado por: Clarissa Lovatto em 26/08/2024

A TV Câmara Santa Maria realizou, na última sexta-feira (23), o primeiro debate em canal aberto (18.2) com os sete candidatos ao Executivo municipal. A TV Legislativa deu fim a um hiato de mais de duas décadas sem protagonizar uma discussão entre os concorrentes ao maior cargo da política local: o de gestor da prefeitura. O último debate eleitoral à prefeitura, promovido pela TV Câmara, havia ocorrido na disputa do pleito de 2000. Ao longo de todo o primeiro semestre, a TV Câmara trabalhou na formatação deste debate que contou com o envolvimento da gestão do Parlamento e dos mais variados setores administrativos da Casa.

O debate do último dia 23 de agosto contou, ao todo, com mais de cinco horas de cobertura da corrida ao governo municipal com amplo empenho dos profissionais da comunicação institucional da Casa. Com seis blocos, os candidatos puderam expor suas propostas e também se apresentar ao público. Estiveram presentes os prefeituráveis Alídio da Luz (PSol), Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT).

A transmissão se iniciou às 20h com entrevistas de integrantes do Legislativo: presidente do Parlamento, procurador jurídico, integrantes da TV Câmara e da Secretaria de Gestão e Administração. Nos momentos que antecediam o começo do debate, a reportagem da TV Câmara também entrevistou os candidatos que falaram sobre as expectativas para o confronto eleitoral. Da mesma forma, foram entrevistados os representantes da Comissão Julgadora, que ficou responsável por avaliar os pedidos de respostas durante o debate. O juiz eleitoral Ulysses Fonseca Louzada, titular da 135° Zona Eleitoral, também se fez presente e acompanhou o evento. Já às 21h, a jornalista Camila Porto deu início à mediação do debate com os sete prefeituráveis.

Ao longo dos seis blocos, os candidatos puderam apresentar propostas e fazer questionamentos entre si. Desta forma, passaram pelo Plenário Coronel Valença, os seguintes temas: agricultura e agronegócio; cultura; defesa civil; educação; emprego e renda; esportes e lazer; infraestrutura; mobilidade urbana (transporte coletivo); previdência e funcionalismo público; regularização fundiária; saúde; segurança pública; turismo; zona rural (distritos).

O próximo debate será em 6 de setembro, às 21h, com os candidatos a vice-prefeito. Já em um eventual segundo turno, o confronto entre os dois prefeituráveis finalistas será em 18 de outubro.

Texto: Marcelo Martins

Fotos: Luísa Monteiro