ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Câmara realiza Sessão Solene com entrega da Comenda Noel Guarani, Medalha Darcy Pereira da Paixão e Troféu Sepé Tiarajú 2024

• 27/09/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 27/09/2024

A Câmara Municipal de Santa Maria promoveu, no Plenário Coronel Valença, uma sessão solene com homenagens em celebraçãoaos Festejos Farroupilhas na noite desta quinta-feira (26). Durante a cerimônia, foram entregues a Comenda Noel Guarani, a Medalha Darcy Pereira da Paixão e o Troféu Sepé Tiarajú.

A Comenda Noel Guarani é destinada a músicos e grupos que se destacam na produção musical local. Já a Medalha Darcy Pereira da Paixão, conforme o DL 01/2020, foi concedida ao gaúcho mais idoso ou a gaúcha mais idosa que participou das comemorações da Semana Farroupilha no município. A entrega do Troféu Sepé Tiarajú, em parceria com a 13ª Região Tradicionalista e a Prefeitura Municipal, destacou o esforço das entidades tradicionalistas no desfile comemorativo de 20 de setembro. Essas homenagens fazem parte da Programação dos Festejos Farroupilhas 2024, organizada pela Comissão Executiva, que inclui a Prefeitura de Santa Maria, Câmara de Vereadores, 3ª Divisão de Exército, Base Aérea de Santa Maria, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal de Santa Maria.

TALENTOS MUSICAIS
A Comenda Noel Guarani foi concedida aos músicos Cleber Brenner, Gabriel Zeppe e Léo Pain. Já a Medalha Darcy Pereira da Paixão foi entregue ao senhor Darci Preto de Morais, que, aos 86 anos, foi o gaúcho mais idoso a participar das comemorações da Semana Farroupilha.

PREMIAÇÃO
A Comissão Julgadora do “Troféu Sepé Tiarajú” avaliou os participantes em seis quesitos: tema anual, quadros culturais, evolução organizada, indumentária, montarias e Contexto Geral. O julgamento contou com a participação dos representantes Erival Bertolini - da 13ª Região Tradicionalista, Wilson Quaitto – da Secretaria de Cultura de Santa Maria, Irenita da Silva – da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Janine Appel – da UFSM e Tenente Renato Trevisan Flores – da Brigada Militar. O Departamento Tradicionalista Querência das Dores foi o grupo campeão do desfile temático tradicionalista de Santa Maria em 2024 e levou o Troféu Sepé Tiarajú. Em segundo lugar ficou o CTG Passo dos Ferreiros; em terceiro lugar o Departamento Tradicionalista Querência da Medianeira; em quarto lugar, empatados, o Piquete de Laçadores Manoel Pinto, o Centro de Tradições Gaúchas Sepé Tiarajú, o Centro de Tradições Gaúchas Estância do Jarau e o Departamento Cultural Estudantil Marcas do Pampa; o CTG Bento Gonçalves e o Piquete de Laçadores Sotéia ficaram empatados na quinta posição.

Os festejos deste ano têm como destaque o centenário do nascimento de Jaime Caetano Braun, com Pedro Ortaça como patrono. Além disso, Benjamin Feltrin e Lili Feltrin foram os homenageados locais, e os destaques locais da festividade incluem Matheus da Cunha Goggia, o 1º Peão Farroupilha do RS, e Giovana Arruda Rodrigues, ex-2ª Prenda Mirim do RS.

O DESFILE
O Desfile Farroupilha deste ano reuniu cerca de 3.800 pessoas, com 1.450 participantes, 87 veículos e 870 cavaleiros. De acordo com a lei 3075/88, a premiação será entregue apenas ao primeiro lugar, que receberá um troféu da Prefeitura. No entanto, todos os participantes do desfile receberão menções honrosas, que serão entregues durante o jantar de confraternização no CTG Passo dos Ferreiros nesta sexta-feira (27), às 20h. Os cinco primeiros colocados também receberão certificados de colocação durante a cerimônia.

Os vereadores Manoel Badke (UB); Pablo Pacheco (PP); Admar Pozzobom (PSDB); Givago Ribeiro (PSDB); Adelar Vargas (MDB); Alexandre Vargas (Republicanos); Delegado Getúlio (Republicanos); João Ricardo Vargas (PL); Juliano Soares (PSDB); Luci Duartes (PDT); Marina Callegaro (PT); Paulo Ricardo (PSD); Professor Danclar (PSB); Tubias Callil (PL); Valdir Oliveira (PT) estiveram presentes na solenidade.

Texto e Fotos: Gustavo Nuh/Estagiário da DCS