- 12/11/2024
- 20 visualizações
- Reunião de Comissão
- Criado por: Clarissa Lovatto em 12/11/2024
Em reunião com representantes do Executivo Municipal, a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) tratou sobre impedimentos técnicos de emendas impositivas destinadas ao orçamento de 2024, mais especificamente, aquelas voltadas ao Clube Amigos dos Animais de Santa Maria (CAASM). Participaram da atividade, na manhã desta terça-feira (12), o Procurador Jurídico do Município, Guilherme Cortez; o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Vinicius Mores, e os vereadores Coronel Vargas (presidente em exercício do colegiado), Francis Teixeira, Givago Ribeiro e Adelar Vargas. O vereador Werner Rempel está em atestado médico.
O presidente da COF fez um relato do histórico no trâmite das emendas impositivas da referida entidade, lembrando que, em reunião anterior junto aos representantes da Secretaria de Meio Ambiente, foi solicitado ao Clube dos Animais ajustes no Plano de Trabalho. Após a realização dessas adequações, os remanejamentos das emendas foram encaminhados ao Poder Executivo que, por sua vez, enviou ofício ao Legislativo, informando da inviabilidade técnica para execução das emendas impositivas.
Na reunião de hoje, o secretário de Meio Ambiente ressaltou que não encontrou embasamento legal para prosseguimento das emendas impositivas destinadas ao Clube Amigos dos Animais em razão de o objeto do Plano de Trabalho da entidade ser idêntico ao contrato firmado pela prefeitura com a empresa responsável pelo castramóvel. Por sua vez, o procurador jurídico declarou ter o entendimento de que, do ponto de vista legal, não havia impedimento nem sobreposição de objeto.
Ao final da reunião, houve deliberação que será modificado o objeto do plano de trabalho do Clube dos Animais, ou seja, prevendo a castração de animais braquicefálicos e com porte acima de 30 quilos. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, esses animais não são contemplados pelo castramóvel da prefeitura.
Foto: Marcelo Martins