- 25/11/2024
- 36 visualizações
- Geral
- Criado por: Clarissa Lovatto em 25/11/2024
A TV Câmara realizou, nesta segunda-feira (25), uma edição especial do já tradicional programa Retrato Público com o presidente do Legislativo, Manoel Badke (UB). A entrevista, que foi conduzida pela jornalista concursada da Casa, Camila Porto, será veiculada a partir de 1º de dezembro na grade de programação da TV Câmara.
Vereador por seis mandatos, Maneco, como é conhecido, se despede do Parlamento. Neste período, ele conduziu o Legislativo por duas vezes. Durante a entrevista, ele fez um balanço da gestão à frente do Parlamento santa-mariense. Elencou as realizações e os desafios na condução administrativa e, ainda, projetou demandas que serão deixadas para que as próximas gestões deem sequência e encaminhamentos.
O presidente lembrou que, o ano de 2024, foi emblemático para ele. Primeiro, recordou que em fevereiro ele assumiu interinamente o comando da prefeitura de Santa Maria. Depois, mais recentemente, celebrou a eleição do filho, Guilherme Badke - Manequinho (Republicanos), que foi eleito vereador para o primeiro mandato.
Badke destacou o protagonismo da TV Câmara que realizou, de forma inédita e vanguardista, três debates com os candidatos a prefeito e a vice-prefeito. A gestão foi, desde o primeiro momento, apoiadora e incentivadora para que fosse realizada essa ampla cobertura do pleito eleitoral.
Ainda na entrevista, ele repassou questões referentes ao aporte financeiro da Câmara para a recuperação de estradas após as severas chuvas de maio; também enfatizou o combate do Legislativo à propagação de notícias falsas em que a Casa foi alvo neste ano. Badke sublinhou o compromisso de deixar alinhada e encaminhada uma demanda de interesse dos servidores: a realização de concurso público. Quanto à retomada da obra de ampliação do prédio da Câmara de Vereadores, Badke citou que a pauta foi tratada junto ao TCE e, agora, após realizada a perícia judicial (com o laudo do profissional já entregue) a realização de um processo licitatório é uma realidade que desponta no horizonte já para 2025.
O próximo Retrato Público Especial será com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que fará uma avaliação do mandato que se encerra em 31 de dezembro.
Texto: Marcelo Martins
Fotos: Luísa Leivas