Retrato Público Especial: Prefeito Jorge Pozzobom presta contas dos oito anos de mandato à frente do Executivo municipal
- 27/11/2024
- 29 visualizações
- Geral
- Criado por: Marcelo Martins em 27/11/2024
A TV Câmara realizou, nesta quarta-feira (27), uma edição especial do já tradicional programa Retrato Público com o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB). A entrevista, que foi conduzida pela jornalista do quadro da Casa, Camila Porto, será veiculada a partir de 1º de dezembro na grade de programação da TV Câmara (canal aberto 18.2) e também no YouTube (TV Câmara Santa Maria).
Ao longo da entrevista, Pozzobom traçou uma linha do tempo e elencou os principais desafios e metas alcançadas à frente do Executivo municipal de 2017 a 2024. Pozzobom foi questionado quanto à situação financeira que será entregue a prefeitura ao sucessor Rodrigo Decimo (PSDB). A entrevista também abordou temas como, por exemplo, licitação do transporte coletivo; infraestrutura viária; educação infantil (vagas na rede municipal e uniformes); saúde; segurança pública; questão previdenciária do funcionalismo; aluguel social (às famílias atingidas pelas chuvas de maio); e, por fim, o futuro político do tucano a partir de janeiro de 2025.
Pozzobom destacou que muitos foram os avanços, lembrou que, na mesma proporção, a gestão dele se deparou com situações extremas. Entre elas, citou, as severas tempestades que devastaram o município (2017); o maior surto de toxoplasmose do mundo (2018); surto de infecção intestinal que vitimou duas crianças (em 2019); pandemia da Covid-19; e, neste ano, as enchentes de maio que provocaram morte, deslizamento e acessos bloqueados do campo à cidade.
A edição anterior do Retrato Público Especial foi com o presidente do Legislativo, Manoel Badke (UB), que também será veiculado a partir de 1º de dezembro.
TRAJETÓRIA
A estreia do tucano na política foi ainda em 2000, à época, na suplência de vereador em Santa Maria. Em 2004, elegeu-se vereador e, em 2006, concorreu a uma vaga na Câmara Federal, ficando de suplente. Já em 2008, no governo Yeda Crusius (PSDB), foi secretário-adjunto. Em 2009, foi secretário municipal de Assistência Social em Santa Maria e, em 2010, foi secretário municipal de Integração Regional e Relações Institucionais de Santa Maria.
Em 2012, disputou a prefeitura de Santa Maria e ficou em terceiro lugar. No pleito seguinte, em 2016, foi o primeiro a vencer uma disputa inédita em segundo turno ao Executivo municipal. Quatro anos depois, foi reeleito. E, agora, emplacou o sucessor, o atual vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB).
Fotos: Luísa Monteiro