Comissão de Saúde trata sobre o piso salarial da enfermagem e serviço de hemodinâmica no Hospital Regional
- 27/11/2024
- 9 visualizações
- Reunião de Comissão
- Criado por: Camila Porto Nascimento em 27/11/2024
Na tarde desta terça-feira (26), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou reunião ordinária no Plenarinho. Duas pautas foram tratadas pelos vereadores: o pagamento do piso nacional aos técnicos de enfermagem do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e a ativação do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional de Santa Maria.
No primeiro momento da reunião, os profissionais de saúde do Hospital de Caridade relataram aos parlamentares algumas dificuldades enfrentadas atualmente, entre elas, a desvalorização da classe, cortes salariais e a ausência de medicina do trabalho. Dessa forma, os técnicos reivindicam o acesso à medicina especializada, pagamento do piso salarial nacional da categoria e o reajuste do vale-alimentação. Como encaminhamento, os vereadores definiram encaminhar um ofício à direção da instituição questionando quais medidas estão sendo feitas para atender às demandas dos colaboradores.
Na sequência, os parlamentares escutaram representantes do Conselho Municipal de Saúde. Maria do Carmo Quagliato, presidente do conselho, e o conselheiro Giorgio Forgiarini falaram sobre a preocupação de falta de infraestrutura para a ativação do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional de Santa Maria, que estaria previsto para o início de 2025. Segundo os conselheiros, faltariam muitos equipamentos para que a hemodinâmica (exames que avaliam o funcionamento do sistema cardiovascular e da circulação sanguínea) esteja disponível para a população. A preocupação do colegiado é de que as duas mil pessoas que estão aguardando para o atendimento especializado consigam realizar os procedimentos em tempo hábil. Diante disso, a comissão da Casa Legislativa irá realizar uma nova reunião para definir se irão realizar pedidos de informação para a Secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério Público Estadual a respeito da compra dos equipamentos e a, consequente, ativação do serviço.
PROJETO DISTRIBUÍDO: O Projeto de Lei nº 9842/2024, de autoria do vereador Getúlio Jorge de Vargas (Republicanos), foi encaminhada para a relatoria da vereadora Marina Callegaro (PT). A matéria institui a obrigatoriedade da realização do exame que detecta a trombofilia para as mulheres entre 10 e 49 anos de idade, pelo Sistema Único de Saúde - SUS, no âmbito do município de Santa Maria e dá outras providências. A vereadora tem sete dias, podendo ser prorrogável por mais sete, para exarar o parecer sobre a proposição.
Texto: Camila Porto (com contribuição de Lucélia Rigon – secretária da comissão de Saúde)
Fotos: Luísa Monteiro