- 17/01/2025
- 36 visualizações
- Geral
- Criado por: Mateus Azevedo em 17/01/2025
Nesta sexta-feira (17), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou a abertura da exposição “Sobrevivi para Contar” na sala Eduardo Trevisan, no térreo do prédio legislativo. Organizada pelo o Coletivo “Kiss: que não se repita”, formado por amigos de vítimas e sobreviventes do incêndio, a mostra apresenta 12 fotografias de sobreviventes e familiares de vítimas da tragédia. Produzidas pelo fotógrafo Eduardo Ramos, as fotos também contam um pouco da história desses protagonistas.
A vereadora Marina Callegaro (PT), autora da Lei 6839/2023, que institui a semana em memória às vítimas da Boate Kiss, no período de 21 a 27 de janeiro, declarou que a tragédia, ocorrida há quase 12 anos, ainda traz muitas marcas para a sociedade santa-mariense, mas que a memória é importante para que tragédias como essa não se repitam. “É de fundamental importância relembrar”.
A voluntária do coletivo e diretora de arte da exposição, Mary Pereira, afirmou que as 12 fotografias fazem referência aos 12 anos da tragédia e que a exposição visa a ressaltar os sobreviventes, familiares e amigos destes. “Nós queremos mostrar que, apesar de toda a dor, apesar de todo o sofrimento, apesar de toda essa tragédia, essa cicatriz no rosto de Santa Maria, as pessoas conseguem ressignificar suas vidas”.
A vice-prefeita de Santa Maria, Lúcia Madruga (PP), salientou a relevância de se refletir e repensar sobre o ocorrido, além de acolher todos os envolvidos, e colocou seu gabinete à disposição para futuras ações.
O representante do Poder Legislativo Santa-mariense no evento, vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo), declarou que o parlamento municipal tem uma representação importante no tecido social do município e que a promoção de ações sobre a temática é relevante “para que a gente consiga construir uma Santa Maria mais preparada para atender a população”.
Também prestigiaram a abertura da exposição os vereadores Alice Carvalho (PSOL), Guilherme Badke - Manequinho (Republicanos), Luiz Carlos Fort (PP) e Professor Luiz Fernando (PDT). A exposição acontece até o dia 24 de janeiro e pode ser visitada pela comunidade, de forma gratuita, no horário de funcionamento da Câmara, de segunda a sexta, das 7h às 13h.
Texto: Mateus Azevedo e Tatiane Paumam (estagiária de jornalismo)
Foto: Luísa Monteiro