- 07/02/2025
- 40 visualizações
- Geral
- Criado por: Marcelo Martins em 07/02/2025
Representantes da Câmara de Vereadores e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social estiveram reunidos para alinhar eventuais políticas de enfrentamento à pobreza e que deem respaldo àquelas pessoas em condições de vulnerabilidade social. O presidente do Parlamento, Rudys Confirmadíssimo (MDB), e o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Gustavo Segabinazzi Saldanha, trataram do cenário local e do quão impactada Santa Maria foi, nos últimos anos, desde a pandemia até os mais recentes eventos climáticos adversos.
Uma das questões que o presidente interino colocou ao representante do Piratini é quanto à urgência de Santa Maria viabilizar um Centro POP, que é uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua.
“As pessoas em vulnerabilidade são as que menos têm acesso aos serviços de proteção social, precisamos mudar essa realidade”, observou Rudys.
O representante do Executivo gaúcho fez uma explicação detalhada e técnica acerca das atribuições da pasta e do que Santa Maria pode se habilitar a buscar recursos tanto do governo do Estado quanto da União. O secretário-adjunto colocou a SDS à disposição tanto do Legislativo municipal quanto da prefeitura para auxiliar a cidade no pleito específico de um Centro POP.
“A exemplo de Pelotas, Caxias do Sul, Canoas, que já contam com o Centro POP, Santa Maria também deve buscar esse serviço de referência”, enfatizou Saldanha.
Da reunião, Rudys sinalizou que irá procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para agilizar esse pleito junto ao governo do Estado.
RADIOGRAFIA
De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, houve em Santa Maria um aumento de 23% no número de pessoas em situação de rua. O período observa ao ano de 2024. A efeito de comparação, a média estadual foi de 9% no mesmo período.
Fotos: Gustavo Nuh