ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Legislativo contratará profissionais para assessoramento técnico na retomada da obra do novo prédio da Câmara


  • 03/04/2025
  • 172 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 03/04/2025
Compartilhe:

A Câmara de Vereadores de Santa Maria dá um passo decisivo para destravar a construção do novo prédio do Legislativo, obra paralisada há uma década. Nas próximas semanas, será publicado um edital para a contratação de um arquiteto e um engenheiro, que terão a missão de orientar tecnicamente o processo de retomada da construção.

Os profissionais contratados serão responsáveis por elaborar as diretrizes do novo edital de execução da obra, incluindo a correção de patologias na estrutura, a revisão do projeto original para torná-lo mais funcional e a viabilização da conclusão da edificação. O objetivo é garantir que não haja novos entraves e que a construção finalmente seja concluída.

O edital, previsto para ser lançado no segundo semestre, abordará três frentes principais: a correção das falhas estruturais existentes, a adaptação do projeto original para um modelo mais enxuto e eficiente, e a retomada definitiva da obra. O Legislativo contará com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) para garantir que todas as determinações judiciais sejam rigorosamente seguidas, alinhando-se também aos objetivos da gestão.

A contratação dos dois profissionais se dará por meio de um processo seletivo baseado em critérios técnicos objetivos (com análise de currículo), e terá duração inicial de pelo menos 24 meses. Para viabilizar essa medida, a Mesa Diretora encaminhará, nos próximos dias, um projeto de lei para ser votado no Plenário. Além de atuar na fase de estruturação do edital, arquiteto e engenheiro acompanharão também a execução da obra, de forma a garantir que os trabalhos avancem sem novas interrupções.

O grupo de trabalho (GT) do Parlamento, que envolve vários setores, tem estado focado para atender ao pedido do presidente Admar Pozzobom (PSDB): o de fechar o 2025 com o primeiro ato sendo concretizado. A missão está sendo tocada por Lucas Saccol (procurador jurídico) e Glauber Licker Rios (chefe da Presidência), ambos têm movimentado o GT para que seja dada a celeridade necessária à missão.

 


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços