sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
12/11/2020 00:11
Projeto de Lei nº 9148/2020

Projeto de Lei nº 9148/2020
DENOMINA DE ‘ÉLVIO CARLLOSSO’ O COMPLEXO DE PONTES SOBRE O ARROIO CADENA NA CONFLUÊNCIA DAS AVENIDAS WALTER JOBIM E MAESTRO RIBAS BARBOSA, LOCALIZADA NO BAIRRO PATRONATO.
 

JORGE POZZOBOM, Prefeito Municipal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul,
FAÇO SABER em conformidade com o que determina a Lei Orgânica do Município, em seu artigo 99, inciso III, que a Câmara Municipal aprovou e EU sanciono e promulgo a seguinte:
 
L E I
 
Art. 1º. Fica denominada de Complexo de Pontes Élvio Carllosso, as pontes localizadas na confluência das Avenidas Walter Jobim e Maestro Ribas Barbosa (nas coordenadas SIRGAS: 29º42’00.8”S - 53º50’08.3”O e  29º42’01.6”S e 53º50’08.3”O).
 
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação oficial.

JUSTIFICATIVA
 
O presente Projeto de Lei visa nominar de ÉLVIO CARLLOSSO, um complexo de pontes sobre o Arroio Cadena na confluência das Avenidas Walter Jobim e Maestro Ribas Barbosa no bairro Patronato, na cidade de Santa Maria – RS.
 
______________________________________
 
ÉLVIO CARLOSSO
 
Élvio José Carllosso nasceu em Santa Maria, filho de Amélia Botta Carllosso e Luís Carllosso. Residiu juntamente com seus pais até seus 20 anos, no bairro Boi Morto, de onde saiu após casar-se. Serviu ao exército brasileiro no 7º BIB de onde saiu e ingressou de motorista de uma transportadora. Élvio também era cantor, o conjunto Tertúlia e o grupo Sistema Antigo foram alguns dos principais. Foi diretor e fundador do Grupo Raízes. Em 2000 entrou na Rádio Nativa FM 99,5 e criou o programa Essência Campeira que ia ao Ar aos Sábados das 19 às 22 horas. Em Dezembro de 2005 saiu da Rádio Nativa. Depois que saiu da Rádio Nativa, Élvio seguiu percorrendo o caminho da arte e da cultura através de seu trabalho e talento. Além do grupo musical Sistema Antigo, que tinha como propósito resgatar canções tradicionalistas clássicas, Élvio, em parceira com o músico Jone André Severo Rugnitz, passou a atuar como freelancer para empresas criando sua identidade musical sob a forma de jingles, inúmeros deles presentes até hoje nas rádios da cidade e região. Paralelamente a isso, criou um sistema de rádio parque que era oferecido e executado nas feiras agropecuárias do estado, entre elas estavam a Expo feira Agropecuária de Santa Maria e Expo feira Agropecuária de Alegrete. Nessa última, Élvio também foi responsável pelos shows musicais em algumas edições trazendo artistas renomados como Oswaldir e Carlos Magrão e Walter Morais. Élvio Carllosso deixou seu legado de poesia através de letras de sucesso como "Flor do Sul" e "Rio dentro d'alma", amplamente veiculadas pela Rádio Nativa FM SM. Carllosso dedicou uma vida inteira à arte, à cultura e a valorização do tradicionalismo gaúcho deixando centenas de amigos que ainda lastimam sua prematura partida. O radialista era divorciado e tinha três filhos: Maurício, Viviane e Aline. Além da neta Olívia e do neto Murilo. Na Rádio Nativa FM, Carllosso trabalhou durante seis anos. Segundo o empresário Cláudio Zappe, diretor da Nativa FM a perda é irreparável: “Ele foi uma pessoa extraordinária, tanto no rádio, quanto nas relações pessoais, nas pescarias, enfim, era um baita parceiro”. O radialista Plínio Araújo, da Rádio Imembuí, era um dos grandes amigos de Élvio no ambiente de trabalho. Segundo ele, Carllosso foi uma pessoa alegre e um comunicador de língua solta. “Ele gostava de tocar, tinha até um conjunto gauchesco com o qual animava bailes. Irei guardar uma grande saudade dele.” De personalidade forte e alegria marcante, partiu deixando saudade e exemplos a serem seguidos, os sonhos e lutar pelos seus ideais. Retornou à Rádio Nativa em 2018 como corretor de publicidade. O programa de sua criação (Essência Campeira) passou a ser de diário de segunda a sexta das 19 às 20 horas. Em 10 de Abril de 2019 veio a falecer em plena ascensão em sua vida pessoal e profissional, o que deixou a todos nós, amigos, colegas e familiares, inconformados que tal ocorrido.
________________________________________
 
Pelas razões expostas solicitamos aos nobres pares desta Casa Legislativa a aprovação deste Projeto de Lei.
 
 
 
Atenciosamente,
Criado em: 03/11/2020 08:27:23 por: Gilsione Caurio Alterado em: 22/12/2020 12:43:28 por: Julio Cesar Gonçalves

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços