sábado, 20 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
27/01/2021 00:01
Projeto de Lei nº 9173/2021

Projeto de Lei nº 9173/2021
INSTITUI O "JANEIRO LILÁS - MÊS DA VISIBILIDADE TRANS" NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Art. 1º Fica instituído o "Janeiro Lilás - Mês da Visibilidade Trans", a ser realizado no mês de janeiro no Município de Santa Maria.
Art. 2º Durante esse mês poderão ser utilizados espaços públicos e privados para a execução de seminários, campanhas de conscientização, debates, audiências públicas, palestras e elaboração de cartilhas informativas, com o objetivo de promover a igualdade, a inclusão e o acesso aos direitos e mecanismos jurídicos existentes para proteção do público trans.
Art. 3º Durante o "Janeiro Lilás - Mês da Visibilidade Trans", a partir do dia 01 (primeiro), poderão ser iluminados com as cores lilás, os espaços públicos e privados, bem como, monumentos, prédios, residências, pontos turísticos e afins do município de Santa Maria, com o propósito de chamar atenção da população, de forma visual, sobre a visibilidade trans.
 
Santa Maria, 22 de janeiro de 2021.

JUSTIFICATIVA:

O presente Projeto de Lei tem como objetivo promover a inclusão, a igualdade e o repeito, bem como, combater todas as formas de preconceito e discriminação com mulheres e homens trans em Santa Maria. No dia 29 de Janeiro o Brasil celebra o Dia da Visibilidade Trans, desta forma, diversas atividades poderão ser realizadas no município para a comunidade trans durante todo o mês, propondo reflexões sobre identidade de gênero, liberdade e direitos humanos.

Ainda há muito preconceito enfrentado pelo público trans em todo o país, um cenário preocupante que estimula a violência e a discriminação. Segundo dados da ONG Transgender Europe (TGEu), em 2016, o Brasil matou ao menos 868 travestis e transexuais nos últimos anos, sendo o país com o maior número de registros de assassinatos de pessoas transgêneras.

Em 2020, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, o número de assassinatos aumento em 48% no primeiro quadrimestre, mesmo com a pandemia do Coronavírus. Em Santa Maria e região, a situação também é assustadora, em 2019 e início de 2020, cinco mulheres trans foram mortas de brutalmente.

Além da violência, é importante destacar que a comunidade trans enfrenta outros problemas que devem ser combatidos, pois eles também tem reflexo no dia a dia dessas pessoas. É o desemprego que aumenta, a baixa escolaridade e a falta de informação sobre seus direitos. Segundo dados do IBGE, enquanto a expectativa de vida média da população brasileira é de 74 anos, a das pessoas trans é de apenas 35 anos. 

Desta forma, é fundamental que tenhamos mais formas de combater esses preconceitos, combatendo-os através da informação e da conscientização para que o público LGBTQIA+ também possa ter mais oportunidades e direitos sociais garantidos. Com a criação desta campanha será possível discutir a ampliação de políticas públicas para a comunidade trans de Santa Maria. 

 
Criado em: 22/01/2021 15:37:09 por: Fabricio Santos Vargas Alterado em: 27/01/2021 10:50:07 por: Clara da Silva Seidel

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços