sábado, 20 de abril de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
08/04/2022 11:04
Emenda Modificativa nº 0001/2022 ao Projeto de Lei nº 9335/2021

Emenda Modificativa nº 0001/2022 ao Projeto de Lei nº 9335/2021
EMENDA MODIFICATIVA AO PL 9335/2021 QUE “INSTITUI E REGULAMENTA O SELO ARTE PARA OS PRODUTOS DE ORIGEM ARTESANAL, FABRICADOS E COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA.”
 

Art. 1º Altera a redação do Art. 2º do PL 9335/2021 que passa a figurar da seguinte forma:
“Art. 2º - O Selo Arte será concedido pela Prefeitura Municipal, no âmbito da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural, mediante prévia inspeção municipal do local de produção.”
 
Art. 2º Altera a redação do Art. 4º do PL 9335/2021 que passa a figurar da seguinte forma:

 “Art. 4º - O presente Selo Arte será concedido para os seguintes segmentos:
                    I – Produtos alimentícios artesanais;
                    II – Abatedouros de Ovinos, Caprinos e Suínos;
                    III – Criação e abate de galinhas caipiras e outras raças;
                    IV – Unidades de Processamento de carne e derivados;
V – Unidade de processamento de peixe e derivados;
VI – Fabricação de embutidos e defumados;
VII – Unidade de produção e comercialização de ovos;
VIII – Lacticínios, processamento e envasamento de produtos derivados de leite, seja ele bovino, caprino e ovino;
                    IX – Unidade de processamento de mel e derivados;
                    X – Demais produtos de origem animal produzidos de forma artesanal.”

Art. 3º Altera a redação do Art. 5º do PL 9335/2021 que passa a figurar da seguinte forma:

“Art. 5º - Compete ao setor de inspeção municipal:
I - realizar prévia inspeção nas instalações de produção, manipulação, beneficiamento, armazenamento e expedição dos produtos;
II – Conceder o Selo Arte aos produtos artesanais que atenderem o disposto nesta lei;
III Realizar inspeções periódicas dos produtos que possuem o Selo Arte;
IV No caso de mais de um órgão responsável pela inspeção inicial e final, poderá ser emitido um único laudo e parecer técnico, onde os ficais de ambos os órgãos deverão atestar a situação do estabelecimento.”
 
Art. 4º Altera a redação do Art. 8º do PL 9335/2021 que passa a figurar da seguinte forma:

      “Art. 8ºO modelo da arte do Selo Arte seguirá as diretrizes do Selo nacional já existente.”


Art. 5º Altera a redação do Art. 11 do PL 9335/2021 que passa a figurar da seguinte forma:
Art. 11 - O selo será renovado a cada 03 anos, ficando o empreendedor obrigado a requerer junto à secretaria competente a renovação do selo quinze (15) dias antes do vencimento, ficando o selo prorrogado até a realização da visita "in loco" pelos órgãos responsáveis.”

Art. 6º Altera a redação do Art. 13 do PL 9335/2021 que passa a figurar da seguinte forma:
Art. 13 - É permitida apenas a comercialização municipal de produtos alimentícios produzidos de forma artesanal, com características e métodos tradicionais ou regionais próprios, empregadas boas práticas agropecuárias e de fabricação, identificados com o Selo Arte, conforme Lei Federal já existente.”
 
Justificativa

De acordo com o Parecer Jurídico 003/2022 o primeiro ponto abordado foi o fato de que o presente instrumento poderia ser concedido apenas por órgãos federais, estaduais e distritais, porém o presente projeto em questão visa seguir as diretrizes já existentes a âmbito federal e instituir o Selo Arte Municipal, com respaldo na Lei Federal 1.283/50 em seu Art. 4º.
“Art. 4º São competentes para realizar a fiscalização de que trata esta Lei:
c) as Secretarias ou Departamentos de Agricultura dos Municípios, nos estabelecimentos de que trata a alínea “a” deste artigo, que façam apenas comércio municipal;”
 
A presente emenda em seu Art. 6º altera o Art. 13 da presente proposição, visando se adequar com a lei federal supracitada e possuir viabilidade jurídica no que tange a competência municipal, já que altera o âmbito de venda da produção apenas para os limites do município.
O mesmo parecer emitido pela Procuradoria aponta que o presente projeto de lei cria atribuição para secretaria, o que não se encontra em consonância com o Decreto Executivo 01/2017, que define em seu Art. 35, XI as atribuições da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural, e dentre essas atribuições, consta a obrigação de supervisão, controle, inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.
Tendo em vista o supracitado, resta evidente que o projeto de lei não cria nenhuma atribuição, uma vez que tais atribuições já são de responsabilidade desta secretaria de acordo com o decreto supracitado e com a Lei Municipal 5.189/2009.
Outro apontamento do parecer diz respeito à identidade do Selo, o que foi corrigido por meio do Art. 4º da presente emenda, não restando óbice quanto a este ponto.
Portanto o presente projeto de lei passa a complementar a legislação federal, com matéria de interesse municipal, não contrariando em nenhum ponto a legislação existente, corrigindo os pontos expostos por esta procuradoria, garantindo a adequação do projeto, visando à normal tramitação da matéria.
Tal projeto tem o objetivo de fortalecer e valorizar os empreendimentos locais, criando o selo que indica a procedência artesanal do produto e as boas práticas sanitárias, trazendo segurança para os produtores, estabelecimentos que tenham interesse em revender os produtos citados e consumidores, tendo em vista que esta atividade é de suma importância para a economia do município.
 
Criado em: 08/04/2022 11:32:15 por: Felipe Marchioro Rossi Alterado em: 08/04/2022 11:56:07 por: Silvério Neto

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços