sexta-feira, 29 de março de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Comissão de Políticas Públicas acolhe reivindicações de moradores da Vila Zilda Arns

• 17/11/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 17/11/2022

Na manhã desta quinta-feira (17), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão Permanente de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião ordinária. Na pauta, os parlamentares debateram temas comunitários e aprovaram a tramitação de um projeto de lei.

O integrante de uma igreja evangélica e morador do bairro João Diácono João Luiz Pozzobon, vila Zilda Arns, Paulo Lima, tratou de vários temas comunitários. Primeiramente, relatou que na vila tem uma área verde e que pessoas estão se estabelecendo no local. E ele deseja que a Prefeitura permita que essas pessoas permaneçam na localidade. “Ali, tem pessoas trabalhadoras”.

Em um segundo momento, Lima informou que na vila Zilda Arns também tem um prédio da municipalidade que está deteriorado. E a igreja Assembleia de Deus tem o interesse de fazer melhorias no imóvel e usufruir do local para realizar um trabalho social naquela comunidade. Como deliberação, a comissão irá encaminhar ao Poder Executivo um pedido de informação sobre a atual situação da área e do prédio e sobre os planos da prefeitura para com o imóvel.

Também ressaltou os problemas de iluminação pública da vila e que a localidade está “90% no escuro”. O vereador Alexandre Pinzon Vargas  explicou que a comunidade pode solicitar melhorias na iluminação pública diretamente com a empresa EON, que presta o serviço de forma terceirizada, ou então solicitar à comissão ou aos parlamentares. Mas que é muito importante informar à empresa o endereço da rua sem iluminação, o CEP da via e um ponto de referência, para que a melhoria seja feita.

Parecer Aprovado

O Projeto de Lei 9115/2022, de autoria do vereador Admar Pozzobom, que denomina de Rubismar Segatto Scremin a ponte situada na estrada municipal Pedro Mathias Fernandes (Estrada de Três Barras), logo após o cruzamento com a estrada Colonia Nova, Distrito de Arroio Grande, teve como relator o vereador Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio, que opinou pela normal tramitação da matéria. O parecer foi aprovado pelos demais integrantes da comissão.

Participaram da reunião os vereadores Tony Oliveira (presidente), João Ricardo Vargas/Coronel Vargas (vice-presidente), Adelar Vargas/Bolinha, Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato/Professor Danclar, Delegado Getúlio e Roberta Leitão.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luã Santos