Santa Maria, terça-feira, 23 de abril de 2024

• 29/11/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 29/11/2022

Na sessão desta terça-feira (29), os parlamentares aprovaram um projeto de lei com duas emendas, e analisaram duas matérias em primeira discussão. Essas proposições, provavelmente, serão votadas na próxima sessão. Na ordem do dia também foi aprovada a inserção nos Anais da Câmara de uma reportagem veiculada em jornal local. Também aconteceu o Expediente Nobre em homenagem à canção vencedora da 29º Tertúlia Nativista.

Na ordem do dia, os edis aprovaram o Projeto de Lei nº 9477/2022, de autoria da vereadora Luci Duartes (Professora Tia da Moto), que institui áreas escolares de segurança no entorno das escolas públicas municipais de Santa Maria e dá outras providências. Essa matéria teve duas emendas: Emenda Modificativa nº 1/2022 ao Projeto de Lei nº 9477/2022, de autoria da Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar - Emendas Modificativas nº 001/2022, nº 002/2022, nº 003/2022 ao Projeto de Lei 9477; e Emenda Modificativa nº 2/2022 ao Projeto de Lei nº 9477/2022, de autoria da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Emenda Modificativa 04/2022 ao Projeto de Lei 9477/2022. A autora da matéria argumentou ser importante dar segurança ao entorno das escolas. “Porque a gente tá vendo, todos os dias, a violência crescer assustadoramente em nosso município”. Relatou que as emendas ampliam a abrangência da proposição que incluirá também instituições de ensino de nível estadual e federal.

Inserção nos Anais

Inserção nos Anais da Câmara de Vereadores de Santa Maria, da página 18 do jornal Diário de Santa Maria, do dia 08 de novembro de 2022, a reportagem intitulada "A origem da UFSM é consagrada na Tertúlia". Autoria: Manoel Badke.

Primeira Discussão

Dois projetos foram analisados em primeira discussão. São eles: - Projeto de Lei nº 9115/2020, de autoria dos vereadores Admar Pozzobom, Valdir Oliveira e Tubias Callil, que denomina de Rubismar Segatto Scremin a ponte situada na estrada municipal Pedro Mathias Fernandes (Estrada de Três Barras), logo após o cruzamento com a estrada Colônia Nova, Distrito de Arroio Grande; - Projeto de Lei nº 9507/2022, de autoria do vereador Admar Pozzobom, que inclui no calendário oficial do município o “Rodeio de Vaca Parada da 13ª Região Tradicionalista”. Essas proposições, provavelmente, serão votadas na próxima quinta (01).

Expediente Nobre

Na sessão de hoje, aconteceu o Expediente Nobre em homenagem aos compositores, Cleber Brenner e Ovídio Mayer, da música “A Lenda das Visões”, vencedora da 29ª Tertúlia Nativista. A música trata da constituição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  O proponente da homenagem, vereador Manoel Badke, enalteceu a conquista da música. “Título inédito para Santa Maria”, destacou o parlamentar. Logo após, fez um breve histórico da Tertúlia Nativista e afirmou que o evento tornou a Cidade Cultura um celeiro de musicistas e intérpretes. Depois, explicou a história por trás da música vencedora. O vereador relata que, para ele, essa música é o verdadeiro hino da UFSM e finalizou dizendo que acredita que a obra será eternizada. Um dos compositores homenageados, Ovídio Mayer, disse que Santa Maria tem várias composições nativistas sobre inúmeros símbolos do município, mas não tinha nenhuma composição sobre a UFSM. Mas o compositor achava interessante fazer uma música referente ao bairro Camobi. Depois, explicou a composição. Ovídio relatou que foi ele que pensou em fazer a composição, mas quem fez a poesia e a melodia foi Cleber Brenner. “E eu acho que foi um momento muito bom, porque a gente consegue valorizar a nossa universidade e as outras universidade que, às vezes, passam por momentos complicados”.

Tribuna Livre

O espaço foi ocupado pela Associação Palestina de Santa Maria, que tratou sobre o Dia de Solidariedade ao Povo Palestino. O integrante da associação, Abdel Rahman Atallah Abed Admad, iniciou sua fala saudando todos os presentes em nome da comunidade palestina. Denunciou que a metade dos palestinos vive sob dominação militar e a outra metade vive no exílio. Disse que a partilha de território entre Israel e Palestina não foi consultada ao povo palestino e criticou a não constituição da Palestina enquanto nação até os dias atuais.  “Que nunca mais venho à luz desde aquele tempo”. Reclamou da atual situação do povo palestino e defendeu a autodeterminação dos palestinos.

Texto: Mateus Azevedo

Fotos: Luã Santos, Guilherme Superti e Isadora Pilar