quinta-feira, 18 de abril de 2024

• 22/12/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 22/12/2022

Nesta quinta-feira (22), na última Sessão Ordinária do ano, o vereador Givago Ribeiro foi eleito o presidente do Legislativo para o ano de 2023. A chapa número 1, liderada por Givago, recebeu 13 votos e a chapa 2, encabeçada pela vereadora Roberta Leitão, obteve oito votos. A primeira chapa contou com os seguintes nomes: Givago Ribeiro (presidente); Manoel Badke (1º Vice-Presidente); Getúlio de Vargas (2º Vice-Presidente); Rudys Rodrigues (1º Secretário); Luci Duartes (2º Secretário); Adelar Vargas (1º Suplente) e Werner Rempel (2º Suplente). Já a segunda chapa apresentou os nomes dos vereadores Roberta Leitão (Presidente); Anita Costa Beber (1ª Vice-Presidente); Pablo Pacheco (2º Vice-Presidente); Tony Oliveira (1º Secretário); Danclar Rossato (2º Secretário); Coronel Vargas (1º Suplente) e Tubias Callil (2º Suplente).

Pelo critério de proporcionalidade, a Mesa Diretora – órgão diretivo do Legislativo - conta com representantes das duas chapas concorrentes. Deste modo, a Mesa ficou composta da seguinte forma:

Presidente: Givago Ribeiro;

1º Vice-Presidente: Manoel Badke;

2º Vice-Presidente: Pablo Pacheco;

1º Secretário: Tony Oliveira;

2ª Secretária: Luci Duartes;

1º Suplente: Adelar Vargas;

2º Suplente: Tubias Callil

O presidente eleito, Givago Ribeiro, agradeceu a Deus a oportunidade de representar os 21 vereadores e, especialmente aos pais, Cristina e Jorge, pessoas que sempre nortearam a sua vida. “A família é minha base. Graças a Deus, tenho uma família, que sempre pensou no outro e na comunidade e que, hoje, tem aqui um representante de causas e de pessoas que confiam no meu trabalho. Fico feliz e honrado a Deus pelo apoio da família”, declarou.

Destacou que é um dos vereadores mais jovens a assumir a presidência do Legislativo, mas tem consciência do desafio em comandar o Parlamento Santa-mariense. Lembrou que tem a trajetória moldada na superação de desafios, os quais são os combustíveis da vida. Desejou a todos um ano repleto de trabalho e de realizações.

COMISSÃO REPRESENTATIVA: Os vereadores agendaram a realização das reuniões da Comissão Representativa para os meses de janeiro e fevereiro, durante o recesso parlamentar. Em janeiro, a atividade acontece no dia 05 de janeiro, às 09h e, em fevereiro, no dia 16, também às 09h. No recesso, não há Sessões Ordinárias, mas reuniões das comissões representativas com a presença de, no mínimo, um vereador de cada bancada.

RELATÓRIO DE GESTÃO: Antes do início da sessão, o presidente do Legislativo em 2022, vereador Valdir Oliveira apresentou relatório de gestão, destacando as principais atividades do ano. “Queremos agradecer aos servidores de todos os setores, sejam concursados, terceirizados ou cargos de confiança. Todos nos ajudaram a honrar esse Parlamento”, declarou. Também nominou todos os vereadores, agradecendo um a um, pela contribuição na condução do Parlamento.

Entre as ações, Valdir Oliveira destacou a implementação do projeto Agenda cidadã; a edição do programa Vereador na Escola; a realização de 1ª Mostra Cultural e o encaminhamento das tratativas para dar desfecho à obra inacabada do prédio do Legislativo.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos