sábado, 20 de abril de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Comissão Gestora avança na elaboração do Plano de Logística Sustentável do Legislativo

• 22/05/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 22/05/2023

Nesta segunda-feira (22), a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria realizou uma reunião de trabalho. A comissão, que já havia sido instalada previamente, é composta pelos servidores Pablo Ritzel, chefe de gabinete da Presidência e presidente da comissão, Alexandre Pahim, secretário de gestão e administração e pelos servidores André Lemes, Eunice Souza, Marli Prevedello, Camila Kegler, Giovani Oliveira e Camila Pollet.

O Plano de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta de planejamento que possui objetivos claros e definidos, responsabilidades, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação. Sua finalidade é permitir que a Câmara Municipal de Santa Maria estabeleça práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na administração pública.

Dentre as áreas abordadas pelo plano, destacam-se a logística sustentável, que envolve a coordenação do fluxo de materiais, serviços e informações levando em consideração a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico equilibrado. Além disso, são estabelecidos critérios de sustentabilidade para avaliação e comparação de bens, materiais ou serviços em função de seu impacto ambiental, social e econômico. O plano também busca promover práticas de sustentabilidade e racionalização, visando a incorporação de critérios sustentáveis nas atividades da administração pública. A coleta seletiva, a coleta seletiva solidária, o tratamento de resíduos recicláveis, a gestão de materiais de consumo e permanentes, o inventário físico financeiro e a compra compartilhada são outras áreas contempladas pelo plano.

Segundo o presidente da comissão, Pablo Ritzel, a implementação do Plano de Logística Sustentável trará contribuições significativas para a incorporação de projetos e iniciativas sustentáveis nos processos de trabalho da Câmara Municipal. Além disso, o monitoramento e a apresentação de resultados relacionados aos temas abordados pela PLS aumentarão a transparência e aprimorarão a gestão do órgão.

O prazo estabelecido para a conclusão do Plano de Logística Sustentável é de 120 dias, com a entrega prevista para o dia 11 de agosto. A Câmara Municipal de Santa Maria demonstra seu comprometimento com a sustentabilidade, buscando promover uma gestão mais eficiente e responsável, alinhada aos princípios de preservação ambiental e uso consciente dos recursos.

Texto: Thaís Hoerlle