quarta-feira, 17 de abril de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Sessão plenária ordinária 02.09.10

• 03/09/2010

Em comemoração a Semana da Pátria 2010, a Câmara de Vereadores realizou ato cívico antes do início da sessão ordinária desta quinta-feira. Neste ano, o tema da programação da Semana é “Brasil: Educação, Inclusão e Fraternidade”.
O presidente da Câmara, vereador Paulo Airton Denardin, enfatizou a relevância do cenário do Brasíl no cenário mundial. “ Nosso país vai ser fundamental no mundo na produção de alimentos e na paz mundial”, ponderou.
O ato, no plenário do Legislativo, contou com a participação da Banda da Brigada Militar. Prestigiaram a atividade, Cesare Barrichello, representando prefeito Cezar Schirmer, Tenente Larrondo, representando 3ª Divisão do Exército, 1º sargento Ricardo Lemes, representando Base Aérea, Tenente Coronel Jaime, do Comando da Brigada Militar, Tenente Coronel Fucks, do Comando Bombeiros, além de representantes da Mitra Diocesana e integrantes da comissão executiva responsável pela organização da Semana da Pátria.

Seicho-No-Ie na tribuna livre

O espaço da tribuna livre foi utilizado por Nei Antonio Iraschoquio e Canuta Vargas Melo, do Núcleo Seicho-No- Ie Santa Maria, que divulgaram a Semana da Paz e do Meio Ambiente, que acontece no mesmo período da Semana da Pátria, de 01 a 07 de setembro. Entre as atividades programadas para o evento estão a limpeza da Praça Saturnino de Brito e a visita a residências e lares assistenciais.
Fundada em 1930, no Japão, a Seicho-No-Ie é uma filosofia que transcende o sectarismo e tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade e fazer com que através de palavras, atos e pensamentos, seja construído um mundo melhor.

Proposições aprovadas

- Projeto de lei, de autoria do vereador Manoel Badke, que denomina de Dra. Zilda Arns a rua conhecida como L2 no loteamento Novo Horizonte;

- Projeto de lei, de autoria do vereador Manoel Badke, que denomina de professora Terezinha Lopes Aquistapasse a rua conhecida como H2 no loteamento Novo Horizonte II;

- Projeto de lei, de autoria do Executivo, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional do tipo suplementar no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).

Primeira discussão

- Projeto de lei, de autoria do Executivo, autorizando o município a doar uma área ao Estado do Rio Grande do Sul. A prefeitura irá doar ao Estado um imóvel com benfeitorias de dezoito mil seiscentos e oitenta e cinco metros e trinta e cinco decímetros quadrados para construção da Escola Estadual Nova Santa Marta. A região da Nova Santa Marita têm três escolas de ensino fundamental, mas nenhuma de ensino médio.

Resumo dos pronunciamentos

Vereador Manoel Badke (no espaço de comunicação da Comissão de Saúde) divulgou que nos dias 11 e 12 de setembro, em 35 pontos da cidade, acontece a campanha vacinação antirábica de cães e gatos. A campanha tem apoio da UFSM e da prefeitura de Santa Maria. A vacinação será das 8h às 17h.

João Kaus (PMDB) declarou estar indignado com alguns fatos ocorridos no Bairro da Nova Santa Marta. Informou que uma pessoa, sem citar o nome, retirou formulários timbrados da prefeitura municipal a fim de realizar cadastro de moradores que tenham interesse em financiamento da Caixa Econômica Federal para construção de residências. “Temos que coibir oportunismo dos indivíduos”, observou.

Texto: Clarissa Lovatto