quinta-feira, 28 de março de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Sessão plenária ordinária

• 09/09/2010

No espaço da tribuna livre, o médico João Flávio Bissacotti, diretor técnico do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, destacou que a instituição, desde sua criação, cumpre sua função social, contando com mais de mil funcionários. Segundo Bissacotti, atualmente, o HCAA tem 400 leitos com previsão de aumentar as vagas para 530 vagas com a finalização das obras de ampliação.
Bissacotti enfatizou que a missão do Hospital é promover saúde para a comunidade. “Sempre se atendeu população pobre num percentual de 20% da renda bruta do Hospital”, observou, acrescentando que, desde 2006, a instituição hospitalar desenvolve o programa “Mão Amiga” que, de forma gratuita, atende população em diferentes regiões de Santa Maria. Por fim, o diretor técnico destacou que o HCAA é imune recolhimento de imposto e possui isenção de taxas, mas, em contrapartida, não recebe recursos federais.

Comissão Especial para fiscalizar CIP

Na sessão desta quinta, os vereadores aprovaram requerimento, do vereador Jorge Trindade (PT), para formação de Comissão Especial com objetivo de verificar as demandas envolvendo manutenção, reposição e comprometimento da CIP em Santa Maria. A composição da Comissão será feita na sessão da próxima terça-feira (14).
Também foi aprovado projeto de decreto legislativo, de autoria da vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), que denomina a Galeria das Mulheres Parlamentares Helena Ferrari Teixeira a ala direita do espaço compreendido entre o gabinete da presidência, o plenário e o acesso aos gabinetes parlamentares no 1º andar do prédio da Câmara.
Houve aprovação, por unanimidade, do projeto de lei, de autoria do Executivo, autorizando o município a doar uma área ao Estado do Grande do Sul. A prefeitura irá doar ao Estado um imóvel com benfeitorias de dezoito mil e seiscentos e oitenta e cinco metros e trinta e cinco decímetros quadrados para construção da Escola Estadual Nova Santa Marta. A região da Nova Santa Marta tem três escolas de ensino fundamental, mas nenhuma de ensino médio. O vereador João Kaus (PMDB), ao falar sobre importância do projeto, ressaltou que a comunidade da Nova Santa Marta necessita de investimentos em educação para atender à demanda de alunos.

Resumo dos pronunciamentos

Manoel Badke (em comunicação de liderança do DEM) registrou o dia do veterinário, 9 de setembro, cumprimentando profissionais da área pela passagem da data comemorativa. O vereador Badke, assim como o presidente Paulo Denardin (PP), são veterinários.

Texto: Clarissa Lovatto

Links Úteis