quinta-feira, 28 de março de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Sessão ordinária

• 14/09/2010

A sessão plenária ordinária desta terça-feira (14), em celebração a Semana Farroupilha, ocorreu no salão campeiro do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul. Antes do início dos trabalhos, o espaço da tribuna livre foi utilizado pelo patronagem do CPF Piá do Sul, através do patrono administrativo, José Nilton Machado da Silva, que representou o patrão, José Mário De Bem. Ele agradeceu a honra por ter sido o Piá do Sul a entidade escolhida pela Câmara de Vereadores para sediar a ilustre sessão. Após o pronunciamento José Nilton recebeu do vereador Isaias Romero (PMDB) um conjunto de livros editados pela Câmara com recursos captados através da Lei de Incentivo ao Livro.

Novo líder do governo – Logo no início da sessão ordinária, o presidente Paulo Airton Denardin (PP) anunciou que o novo líder do governo na Câmara, nomeado pelo prefeito Cezar Schirmer, é o vereador João Carlos Maciel (PMDB).

Primeira discussão
- Projeto de Lei nº 7399/2010, de autoria do Executivo, modificando o artigo 1º da lei municipal 5291, de abril de 2010, que municipalizou a Faixa Velha de Camobi, trecho compreendido entre o Trevo do Castelinho e o Trevo da Base Aérea.
No projeto aprovado em abril, o Executivo tratou o percurso como todo pertencente à ERS-509, quando na verdade este se encerra no trevo de acesso ao aeroporto. O restante, compreendido entre o trevo do aeroporto e o portão da Base Aérea pertence à RSC-287, “estrada de Santa Cruz”. A emenda ora apresentada pelo Executivo busca a correção deste erro formal. O projeto voltará em segunda discussão e votação na sessão seguinte.

Resumo pronunciamentos
Admar Pozzobom (PSDB) ocupou a tribuna no espaço do Grande Expediente para saudar a entidade anfitriã. Lembrou ter sido de sua autoria o projeto determinando, além de uma sessão solene anual, a realização de uma sessão ordinária da Casa em um dos CTGs do município durante a Semana Farroupilha. “O nosso intuito foi a aproximação do Poder Legislativo à comunidade, além de exaltar e cultivar a tradição gaúcha”.

Sessão Solene de abertura da Semana Farroupilha

Ao encerramento da sessão ordinária, logo em seguida teve início a sessão solene de abertura da Semana Farroupilha. Dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Airton Denardin (PP), a sessão teve como orador oficial o vereador Admar Pozzobom (PSDB).
Em sua fala, depois de conceituar a palavra tradição como “transmissão de fatos culturais”, através da qual “mantém-se viva a memória cultural de um povo”, o vereador tucano admitiu que o gaúcho constitui “um povo diferenciado dentro do país chamado Brasil”. Uma nação à parte dentro da república, a partir de um sentimento unificado “pela paixão aos mesmos costumes, hábitos, linguajar e consciência.” Este sentimento de nacionalidade gaúcho, porém, não seria ligado a uma circunscrição territorial, assim como existem nações no mundo sem um território definido, “como é o caso do povo palestino”, exemplificou o vereador.
Um dos indicativos desta nacionalidade, aponta Admar Pozzobom, seria a reação do gaúcho frente à execução do Hino Farroupilha: “sem deixar de lado o orgulho de sermos brasileiros, que gaúcho não se emociona bem mais ouvindo o Hino Sul Rio-grandense, mesmo que o Hino Brasileiro seja mais belo?”, indaga. E acrescenta: “É o gaúcho que tem a coragem para fazer. É o orgulho de ser gaúcho!”
Sobre o tema da semana deste ano: “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução”, definido pela 13ª Tradicionalista, Admar explicou que o objetivo é trabalhar o episódio histórico sob estes três aspectos: “seus ideais: explorando os motivos que levaram os farroupilhas a se posicionarem contrariamente ao império; a cidadania: apresentando a vida dos farroupilhas enquanto cidadãos, com famílias, propriedades, direitos e deveres civis, entre outros pontos; a revolução: mostrando a movimentação das tropas no território gaúcho, destacando a vida nas três capitais farroupilhas”.
Ao finalizar seu pronunciamento, o vereador conclamou a todos, “principalmente os jovens, que não deixem apagar a chama do tradicionalismo e ajudem a eternizar o culto de nossas tradições gaúchas para que, ao mundo todo, ‘sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra’”.
Ainda usaram a palavra durante a solenidade o patrono administrativo José Nilton Machado da Silva e o coordenador da 13ª Região Tradicionalista, João Carlos Cardoso de Lima, ambos reafirmando o agradecimento à Câmara pela escolha do CPF Piá do Sul para sediar a sessão.
A solenidade encerrou-se com a apresentação de danças da Invernada Mirim do Piá do Sul a declamação de um poema pela senhora Maria de Lourdes Moraes Dalla Costa.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Renata Bianchini