quarta-feira, 17 de abril de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Câmara sedia exposição de fotos que retratam patrimônios da cidade

• 13/10/2010

De 13 a 26 de outubro, a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) traz ao Legislativo a mostra didática Vendo e Revendo Santa Maria. Os trabalhos ocupam sala também chamada Eduardo Trevisan, no hall da Câmara. A mostra é composta por fotografias, manipuladas em programas de edição de imagens, que retratam patrimônios arquitetônicos de Santa Maria a partir do ponto de vista dos alunos. De acordo com a professora Fátima Weber, que organiza a atividade, o objetivo da mostra é transformar a teoria do curso de História da Arte em prática. “É um reforço do conteúdo teórico, para que os alunos consigam vivenciar o que estudam, ver uma relação estética e até uma crítica do estado em que o patrimônio se encontra”, afirma a professora.

Sobre a escola – O Instituto de Artes Eduardo Trevisan, criado em 1982, virou escola em 2004, vinculado às secretarias de Educação e de Cultura. Hoje, a escola funciona na Casa de Cultura e oferece sete cursos de iniciação à comunidade: Artes Visuais, Artes Cênicas, História das Artes Visuais e Iniciação Musical, que contempla Canto Coral, Canto Coral Adulto, Curso Básico de Violão Popular e Grupo Musical Experimental. São oferecidas 300 vagas por ano nas categorias infantil (de 8 a 11 anos), juvenil (de 12 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). As aulas são semanais.
Desde 2005, a escola leva os trabalhos dos alunos à comunidade através de mostras. Cada ano é uma proposta diferente. A mostra de 2010 propõe a reflexão e a sensibilização dos alunos e do público em relação ao patrimônio da cidade.

Texto e fotos: Gabriela Loureiro