Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Comissão recebe relatório sobre recuperação da iluminação pública

• 14/10/2010

A Comissão Especial que acompanha a execução do contrato de terceirização da recuperação da iluminação pública de Santa Maria recebeu, na manhã da quarta-feira (13), o relatório do serviço executado desde que começou o trabalho de recuperação, em 08 de junho passado. O documento entregue pela MJ Medeiros, empresa responsável pelo serviço, dá conta do total de solicitações protocoladas até o momento, respectivos endereços, número de pedidos atendidos e dificuldades enfrentadas na execução do serviço.
Na apresentação do documento, os representes da empresa, Roger Pereira e Marcelo Chagas, reafirmaram o que já haviam dito em reunião na semana passada sobre a natureza das dificuldades enfrentadas no início das operações: extensão do parque de iluminação pública maior do que o previsto, maior número de pontos apagados e número de dias chuvosos superior à média histórica para o período. Também foram citados a imprecisão de endereços informados pelos solicitantes, nomes de ruas não oficializadas, trotes, veículos estacionados em frente aos pontos objeto do conserto e inexistência do ponto de luz.
Em relação a esse último fator, os integrantes da MJ Medeiros explicaram que muitos pedidos são para postes onde não há instalados os equipamentos (braço, reator e suporte de lâmpada) e o contrato da empresa com o município se refere apenas a consertos e reposições. A instalação inicial é de responsabilidade do município. Ainda citaram os logradouros públicos, principalmente praças e avenidas, para as quais não há solicitação uma vez que as pessoas se preocupam prioritariamente com a sua rua e endereço.
Apesar der todas as dificuldades apontadas, os representantes da empresa asseguram que do total de pedidos até agora protocolados falta atender pouco mais de 160 solicitações. E que a média diária de protocolos recuou de 100 pedidos de conserto no início das operações para, hoje, pouco menos da metade.
De acordo com o presidente da Comissão Especial, vereador Manoel Badke (DEM), que durante a reunião esteve acompanhado do vereador Jorge Ricardo Xavier (PRB), a Comissão deverá reunir-se, ainda, com representantes do Executivo e, posteriormente, com a subsidiária local do serviço de fornecimento de energia elétrica, a AES-Sul, para então fazer o relato dos trabalhos.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Pedro Pavan