Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Políticas Públicas e Direitos do Idoso em debate

• 14/10/2010

Na tarde da quarta-feira (13), o plenário da Câmara reuniu diversas entidades para discutir a necessidade de implementação de políticas públicas em benefício do idoso. Estiveram presentes representantes do Legislativo Municipal, do Conselho Municipal do Idoso (Comid), da Prefeitura Municipal, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU), da Delegacia de Proteção ao Idoso e da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

O debate, coordenado por Juan Vicente Santini (Comid), abordou demandas relacionadas à saúde, como a dificuldade de acesso às fichas para atendimento na Farmácia Central e a complexidade dos formulários necessários à retirada de medicamentos. A Farmácia Central disponibiliza remédios para Santa Maria e região, sendo que 70% dos usuários são idosos. Também foram levantadas questões em relação ao transporte, como vagas exclusivas ao idoso em estacionamentos, e à violência contra a pessoa idosa, tendo em vista que, em 2009, foram feitas 619 ocorrências na Delegacia de Proteção ao Idoso e, neste ano, a previsão é que esse número aumente.

Ao final dos trabalhos, foi decidido que será formada uma comissão composta pelas entidades presentes para dar encaminhamento aos pedidos formulados na mesa redonda. A atividade faz parte da programação do Mês do Idoso de 2010, que iniciou em 23 de setembro e se estende até o dia 24 de outubro.

Texto: Milena Jaenisch
Foto: Murilo Matias