sábado, 20 de abril de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Homenageados recebem Medalha Herbert de Souza

• 14/10/2010

A Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou sessão solene noite desta quinta-feira (14) para a entrega da Medalha Herbert de Souza, instituída pela Lei Municipal 4590/02 para homenagear pessoas e entidades que se destaquem na comunidade pela prática de atos de solidariedade. Neste ano, as homenagens foram para a senhora Jane Sassi e ao Abrigo Espírita Oscar Pithan. A sessão foi dirigida pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Airton Denardin, que também foi o escolhido para saudar o Abrigo Espírita Oscar Phitan em nome da Casa.
Denardin iniciou seu pronunciamento referenciando a figura do patrono da medalha, o sociólogo Herbert de Souza, criador do movimento Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria e pela Vida e ativista do movimento de defesa dos direitos humanos. Também destacou a figura do patrono que dá nome ao abrigo, o médico santa-mariense Oscar Pithan, “que morreu enquanto prestava atendimento aos acolhidos pela instituição”. Lembrou ter conhecido o fundador do abrigo, o senhor Benjamin Carvalho Coelho, quando a Câmara, no ano de 1999, fez sessão especial para homenagear os 50 anos de fundação da instituição, cerimônia que se repetiu em 2009, para marcar o seu sexagésimo aniversário. Lembrou que Benjamin Carvalho Coelho, em 1949, apoiado por outros voluntários fundou o abrigo no mesmo local onde se encontra hoje, no Bairro Chácara das Flores.
Também espírita como os fundadores do abrigo e seu atual presidente, Teltz Cardoso Farias, e, igualmente, voluntário de uma instituição de caridade, Denardin repetiu o que costuma dizer sobre o papel das ações assistenciais na vida da comunidade: “Santa Maria é uma cidade muito mais feliz porque tem muitas entidades e pessoas trabalhando, e muito, pelos que necessitam que precisem de solidariedade”. Garantiu que o abrigo Oscar Pithan representa para os seus hospedados mais do que uma casa de assistência, “é de fato um lar, devido à dedicação e o carinho como todos são tratados”.
Denardin salientou também o imenso esforço que os dirigentes da casa fazem para mantê-la, para o que conta com importante colaboração da própria sociedade santa-mariense. Atualmente o lar abriga 60 idosos, que são atendidos por 16 funcionários, além dos voluntários.
Teltz Cardoso Farias, presidente do Abrigo falou agradecendo a homenagem e inicialmente destacou a escolha de Herbert de Souza, o Betinho, para nominar a medalha que estava recebendo em nome da entidade que dirige. Disse que há 61 anos o abrigo vem realizando este trabalho, “por meio de pessoas simples e cristãs voltadas a ajudar os outros, os necessitados”. Relatou as dificuldades imensas enfrentadas pelos fundadores, quando iniciaram num velho e pequeno chalé de madeira, acolhendo três senhoras idosas. Sobre o caráter inicial misto da casa, atendendo idosos e crianças, que teve que ser repensado pela incompatibilidade de convivências dos dois públicos.
Depois de reafirmar os agradecimentos iniciais e citar também os responsáveis pelas outras entidades similares em atividade na cidade, entre elas o Vila Itagiba e o Lar das Vovozinhas, Teltz conclamou as pessoas em geral ao voluntariado, independentemente de já estarem profissionalmente aposentados. Coronel reservista do Exército Brasileiro, Teltz lembrou que iniciou seu voluntariado aos 30 anos de idade, “quanto estava em plena atividade na minha carreira profissional”. Ele também reclamou às autoridades que dêem mais apoio aos idosos, sobretudo àqueles que não gozam de boa saúde e de independência financeira.
Escolhida pela Casa para saudar a homenageada Jane Sassi, a vereadora Maria de Lourdes Castro iniciou seu pensamento se referindo ao brigo Oscar Pithan. “Falar sobre o Abrigo Espírita Oscar Pithan é falar de muito carinho, respeito, doação, comprometimento e amor ao próximo...”. Pois é com esses atributos, garantiu, “que o abrigo há 61 anos oferece assistência integral ao idoso”.
Sobre Jane Sassi, Maria de Lourdes disse tratar-se de uma pessoa “atuante e comprometida com a busca de uma sociedade justa e fraterna”. Lembrou que a homenageada é fundadora e ex-presidente dos clubes de mães dos colégios Manoel Ribas e Centenário, tendo participado, também, da fundação de entidades similares em bairros da cidade. Constam ainda no currículo da homenageada a presidência da Associação das ex-Alunas do Colégio Centenário, da Casa da Amizade, a diretoria de Assistência Social da Secretaria de Bem Estar do município, além de ter sido fundadora e conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Maria, conselheira e atual presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, conselheira tutelar das regiões Oeste e Centro e fundadora do Fórum de Assistência Social. “Falar em Jane Sassi é falar em amor incondicional, em comprometimento, em participação cidadã, porque ela sabe e acredita que isto pode transformar a sociedade”.
Jane Sassi agradeceu a homenagem explicando que se encontrava ali “menos para falar, mais para agradecer”. Disse que sempre foi muito bem recebida pelo legislativo santa-mariense, independentemente do partido que se encontrasse na direção da Casa e lembrou que, por ocasião das comemorações dos 150 anos do município, em 2008, recebeu dos vereadores santa-marienses a medalha Coração do Rio Grande. Jani dedicou a homenagem aos colegas de voluntariado que assistiam a cerimônia, “que praticam a solidariedade estendendo a mão àqueles que realmente precisam”, e finalizou agradecendo o apoio da família, esposo, filhos e irmã.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Renata Bianchini