sexta-feira, 29 de março de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Câmara entrega Medalha Universidade Federal de Santa Maria


  • 15/12/2010
Compartilhe:

A Câmara de Vereadores realizou sessão solene na noite desta terça-feira (14) em homenagem ao cinqüentenário da UFSM e para a entrega da Medalha Universidade Federal de Santa Maria. Receberam a honraria a professora Carmen Silveira Netto (Irmã Consuelo), primeira diretora do Centro de Educação da UFSM; o professor aposentado Hugo Aurelio Becker Amaral, médico do Husm por 20 anos; a servidora aposentada Maria Loura Oliveira da Silveira; a senhora Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha, esposa do reitor fundador da UFSM; e o professor aposentado e ex-reitor Odilon Antonio Marcuzzo do Canto.
Instituída através de decreto legislativo 003/2010, a medalha é um reconhecimento do município a personalidades internacionais, federais, estaduais e municipais que contribuíram para o progresso da UFSM. Pelo decreto, proposto pelo vereador Manoel Badke (DEM), a escolha dos agraciados é de competência do Conselho Universitário da UFSM e encaminhada para o Legislativo. A medalha será entregue a cada 10 anos em sessão solene da Câmara de Vereadores.
Primeiro orador da noite, o vereador Manoel Badke, formado em Medicina Veterinária pela UFSM e professor da cadeira de Microbiologia na instituição, iniciou sua fala relembrando a longa história em comum de sua família com a universidade. A começar pela parte da terra de propriedade de seu avô, Joaquim Farias Badke, desapropriada pela União para a implantação do campus de Camobi. Benfeitorias existentes à época e ainda hoje existentes, como “o açude da piscicultura”, fizeram parte da infância do vereador. Além dele, um de seus filhos leciona na universidade e a filha se prepara para o vestibular deste ano na instituição.
Os pais de Manoel Badke, Manoel da Silva Badke e Brasília Badke, estavam presentes à sessão e, segundo o vereador, depois do descontentamento inicial, assimilaram positivamente a perda de parte da terra onde se dedicavam à agropecuária, em razão dos benefícios da universidade para a cidade e região. “O que a principio serviria para alguns, já serviu a mais de 60 mil formandos, dando a oportunidade a milhares de pessoas entre elas muitos de nossos familiares de ter uma profissão, como deu a mim e ao meu filho Marcio, além do conhecimento, o orgulho de sermos docentes desta instituição”, saudou o vereador.
Depois de relatar o histórico da criação da Universidade, destacar a determinação do reitor Mariano da Rocha Filho, o vereador também nomeou em saudação os nove reitores subseqüentes às administrações do fundador da instituição, saudando também a equipe da atual gestão, sob a direção do professor Felipe Müller, assim como toda a comunidade universitária. Além, é claro, dos cinco homenageados deste ano, reverenciados na abertura da fala.
Ao finalizar a homenagem, Manoel Badke lembrou que no ano de 2060 a universidade completará 100 Anos, que “provavelmente, poucos entre nós estarão neste plano, teremos cumprido nossa missão e caberá a outros a continuidade da história. História esta que será lembrada por muitos que ainda poderão vir, mas uma coisa é certa, que no vestibular ou outros métodos de ingresso na instituição que poderão estar em vigor, estarão na lista de aprovados sobrenomes como: Mariano da Rocha, Bernardi, Galvão,Valandro, Benetti, Gaúcho da Costa, Canto, Sarkis, Lima, Muller, Reinert, Schirmer, Badke, Pozzobom, Cabral, Romero, Trindade, Xavier, Maciel, Fort, Castro, Mortari, Denardin, Rebelatto, Kaus, Rempel, Oliveira, Silva, Souza, Santos, Becker, Amaral, Silveira, Marcuzzo e tantos outros, porque nós partiremos mas a Universidade, esta grande Instituição, continuará acolhendo nossos descendentes.”
Após a fala do vereador Manoel Badke, foi entregue a cada um dos homenageados a Medalha Universidade Federal de Santa Maria junto a um kit com livros publicados pela Câmara de Vereadora através da Lei de Incentivo ao Livro. A cada um dos agraciados foi franqueada a palavra para os respectivos agradecimentos.

O reitor Felipe Müller agradeceu a homenagem e falou sobre cada um dos agraciados com a Medalha entregue na sessão, destacando suas qualidades e dedicação à universidade. Segundo ele, que na condição de presidente do Conselho Universitário dirigiu a reunião que elegeu os homenageados, a vontade era de agraciar a todos que contribuíram na construção do UFSM nestes 50 anos, “mas, a gente tem que fazer escolhas”, ponderou.
O reitor também falou na expansão da universidade nos últimos cinco anos e a perspectivas de bater seus próprios recordes nos próximos quatro anos. Fazem parte deste cenário as unidades da instituição nas regiões norte e oeste do estado, nas quais começam a ser formadas as primeiras turmas. Nesse contexto, destacou ainda os projetos de extensão desenvolvidos nas respectivas unidades onde está inserida.
Segundo ele, a UFSM é a universidade que mais se qualificou nesse período, já tendo ultrapassado a cifra dos 70 mil diplomas expedidos, já editou mais de 1000 teses de mestrado e mais de 600 teses de doutorado. Ao finalizar, lembrou que o orçamento da universidade representa 20% do PIB do município e que um bom exercício seria questionar o que seria da nossa cidade e até mesmo da nossa região sem a existência da Universidade Federal de Santa Maria.
Em seu pronunciamento de encerramento do ato, o presidente da Câmara, vereador Paulo Airton Denardin, destacou a importância da figura do professor Mariano da Rocha Filho no processo de fundação da UFSM. O reitor fundador da instituição, segundo ele, foi um homem que “lutou de forma desenfreada pela concretização de seu sonho”. Citou, para dimensionar a determinação de Mariano da Rocha no processo, as palavras do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, durante aula inaugural na Universidade de Brasília no início deste ano. Segundo o pesquisador mundialmente reconhecido “nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Pois quando isto acontece triunfa a mediocridade”. Mariano da Rocha Filho, segundo Denardin, não apenas na desistiu de sonhar como também não permitiu o triunfo da mediocridade.
Destacou a importância da UFSM na vida de Santa Maria, cuja intensidade, “por mais que se fale a respeito sempre se ficará em débito com a realidade”, justificou ele. E homenageou aos professores, técnicos administrativos e alunos da instituição na pessoa do reitor Felipe Müller, pedindo que levasse “aos seus colegas de trabalho o seu testemunho da insuperável admiração e apreço deste Poder Legislativo para com a nossa Universidade Federal de Santa Maria.” O ato se encerrou com a execução do Hino da Universidade, com música de Leandro Reis e letra do professor José Mariano da Rocha Filho.

Texto: Beto São Pedri
Fotos: Murilo Matias

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços