sábado, 20 de abril de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Recepção à delegação de Taquarembó

• 14/05/2010

Antes de seu encerramento, a sessão plenária desta quinta-feira (13) foi suspensa para que se realizasse a homenagem prevista à delegação da cidade uruguaia Taquarembó, que se encontra em Santa Maria para as comemorações alusivas aos 152 anos de emancipação política do município. Taquarembó, berço da internacionalmente reconhecida “Fiesta de La Patria Gaucha”, é oficialmente “Cidade Irmã de Santa Maria” há 12 anos quando, em 1998, a Câmara de Vereadores aprovou a Lei Municipal 4550/98 com esta determinação. Na delegação visitante, encontram-se o intendente municipal de Taquarembó Julio Cardozo, o presidente da junta departamental, Juan Austathion, parlamentares das três esferas de governo e ministros, além do presidente da Fiesta de La Patria Gaucha, Hugo Pereda, e autoridades executivas.
Na mesa dos trabalhos, além dos visitantes, estavam o presidente Paulo Airton Denardin, a representante do prefeito Cezar Schirmer, Magali Marques Rocha, o vice-presidente, Admar Pozzobom, e o representante do grupo Unidos Santa Maria/Taquarembó, radialista Cláudio Zappe. E foi Cláudio Zappe o encarregado de ler, em nome de Névio Cancian, um dos fundadores do grupo, o discurso em saudação aos visitantes. O relacionamento Santa Maria/Taquarembó, segundo o discurso lido na tribuna, teve início algum tempo antes da oficialização do irmanamento em 1998, por meio da participação de santa-marienses nas festividades da Fiesta Gaucha, entre eles Névio Cancian. A lei apenas formalizou esta integração, comprovando que “podemos construir se não formal ao menos espiritualmente, a tão sonhada Pátria Grande do Sul”, encerra o discurso.
Os uruguaios foram saudados pelo vereador Sérgio Cechin, que tendo estado em mais de uma oportunidade participando das festividades na cidade irmã, pode testemunhar e destacar “a hospitalidade de seu povo”. Em seu discurso ele destacou também a importância do intercâmbio nas áreas educacional e cultural entre as duas regiões.
Depois da trocas de presentes e o encerramento do ato e da cessão, visitantes e anfitriões participaram de outra cerimônia na Praça Saldanha Marinho, onde foram colocadas flores no busto do herói uruguaio José Artigas, e apresentou-se a Orquestra Sinfônica de Taquarembó.

Texto: Beto São Pedro

Links Úteis