terça-feira, 16 de abril de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Câmara entrega Medalha Coração do Rio Grande

• 14/06/2022

Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (14), a Câmara entregou a Medalha Coração do Rio Grande ao tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato. Participaram da solenidade vereadores, o comandante da Base Aérea de Santa Maria, coronel aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, o comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, general Marcelo Carvalho Ribeiro e o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo.

O vereador João Ricardo Vargas, edil escolhido para apresentar o homenageado, informou que o nome do tenente-brigadeiro foi unanimidade entre os 21 vereadores. Sobre a história de Rossato, Vargas lembrou que ingressou na Força Área Brasileira em março de 1969 e citou parte do currículo do brigadeiro, destacando: mais de 10 cursos acadêmicos e operacionais, 46 condecorações e medalhas e a ocupação de mais de 20 cargos na carreira.

O parlamentar ainda destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo brigadeiro Rossato na tragédia da Boate Kiss, quando o militar ocupava o comando geral de operações aéreas.  Entre as ações realizadas, o edil sublinhou a transferência aérea de, aproximadamente, 50 pessoas em estado grave e a mobilização de uma aeronave para funcionar como UTI aérea, a qual não precisou ser utilizada.

O agraciado tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato ressaltou que possui fortes vínculos com Santa Maria. “Embora tenha servido em 20 organizações da Aeronáutica, em uma dezena de cidades, Santa Maria permaneceu como lembrança mais marcante, sempre acompanhei a vida dos santa-marienses, os seus feitos, suas dificuldades e os seus sonhos de alcançar degraus ainda mais altos no ranking das cidades brasileiras”, citou o homenageado.

A Medalha Coração do Rio Grande foi instituída pela Lei Municipal 3935, de 1995, e foi consolidada pela Lei 6040, de 2016.  A condecoração é conferida a personalidades que contribuem ou contribuíram, efetivamente, para o progresso de Santa Maria.

Texto: Camila Porto
Fotos: Yorhan Rodrigues