quinta-feira, 28 de março de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Comissão de Saúde aprova a tramitação de um projeto de lei

• 21/06/2022

A Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente realizou reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (21), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na pauta, os parlamentares debateram a gnose, prática que tem o objetivo de promover o autoconhecimento através da respiração e da meditação, por exemplo. Durante a reunião, também foi aprovada a tramitação de um projeto. Participaram da reunião os vereadores Manoel Badke/Professor Maneco, Anita Costa Beber, Givago Ribeiro, Rudys Rodrigues, Tony Oliveira e Werner Rempel.

A integrante da Associação Cultural Gnóstica Samael Lakshmi, Alexandra Steffens, apresentou a associação e o trabalho desenvolvido aos edis. Alexandra afirmou que a entidade é sem fins lucrativos e os funcionários são voluntários. Steffens destacou que a associação tem o objetivo de promover, nas pessoas, o autoconhecimento, por meio de técnicas como a respiração e a meditação. Conforme ela, a meditação e a respiração também contribuem para o alívio de doenças físicas e mentais.

Curso gratuito
Alexandra Steffens informou aos vereadores que no próximo dia dois de julho (sábado), a partir das 16h30, na sede da entidade, localizada na Rua Silva Jardim, nº 518, vai iniciar um grupo de meditação aberto ao público e gratuito.

Parecer aprovado
- Projeto de Lei 9342/2022 - Dispõe sobre a presença de "doulas" nas maternidades, hospitais, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde no território de Santa Maria. Autoria: Paulo Ricardo Pedroso e Marina Callegaro. A relatora do projeto, Anita Costa Beber, opinou pela normal tramitação da matéria em seu parecer. A parlamentar também aprovou a tramitação de duas emendas: Emenda Modificativa 02 /2022 e Emenda do vereador Alexandre Pinzon Vargas, que altera o artigo 4º da proposição, apresentado em parecer da Comissão de Constituição e Justiça , Ética e Decoro Parlamentar. No parecer, a edil também rejeitou duas emendas: Emenda Modificativa 01/2022 e Emenda Aditiva 01/2022. O parecer foi aprovado pela comissão de forma unânime.

Solicitação de vistas
- Projeto de Lei Substitutivo nº 0011/2021 ao Projeto de Lei nº 9230/2021 - Autorização ao Poder Executivo à instituição do programa de incentivo e desconto denominado “IPTU VERDE” no Município de Santa Maria, e dá outras providências. Autoria: Pablo Pacheco. O relator da matéria, Werner Rempel, manifestou ser favorável à tramitação da proposição em seu parecer. Mas o líder do governo, Givago Ribeiro, solicitou vistas ao projeto. Portanto, a proposição voltará à pauta da comissão, provavelmente, na próxima reunião ordinária, dia 28 de junho.

Texto: Mateus Azevedo
Foto: Guilherme Superti