ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Comissão de Saúde intermedeia reunião para tratar do serviço de hemodinâmica


  • 18/12/2024
  • 9 visualizações
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Mateus Azevedo em 18/12/2024
Compartilhe:

Na tarde desta terça-feira (17), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou a última reunião ordinária de 2024. Novamente, a pauta foi a implementação do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional, temática esta já debatida pelo colegiado no dia 10/12. Na ocasião, a comissão recebeu a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Quagliato, o secretário de município de Saúde, Guilherme Ribas, e o administrador do Hospital Regional de Santa Maria, Geison Farias. 

A presidente do conselho afirmou que mais de 2, 1 mil pessoas aguardam na fila de espera do serviço de hemodinâmica e que um dos exames mais demandados é o de cateterismo. “E os nossos pacientes estão morrendo”, desabafa. A conselheira solicitou que o serviço seja contratado, de forma temporária, até o Hospital Regional ter condições de ofertá-lo à população. “A nossa intenção é essa: que se resolva o mais rápido possível”.

O secretário municipal de Saúde argumentou que a contratação do serviço temporário está difícil de ser realizada, porque os profissionais que operam o serviço são os mesmos que atuam em outras instituições hospitalares. O chefe da pasta também declarou que a regulação entre os hospitais precisa ser qualificada.

O administrador do Hospital Regional afirmou que a obra para a instalação do serviço de hemodinâmica está pronta, o principal equipamento do serviço já está instalado, a equipe profissional já está concluindo a qualificação para desempenhar a função e que o hospital pretende “já iniciar esse processo já em janeiro”, referindo-se ao primeiro mês de 2025. Geison afirmou que a intenção é a de iniciar com 60 cateterismos e 40 angioplastias mensais.

Como deliberação, a comissão encaminhará ofício a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e ao Hospital Regional com os seguintes questionamentos:

- Qual o valor já investido na aquisição de equipamentos para a constituição do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional?

- Qual o valor investido para a realização das obras de adequação para o efetivo funcionamento do serviço?

- Ainda faltam equipamentos para o funcionamento do serviço?

- Ainda falta realizar alguma obra para o funcionamento do serviço?

- Existe uma previsão para o início do serviço?

 

Pareceres aprovados

O Projeto de Lei 9851/2024, que institui e inclui a Semana de Conscientização sobre o “Outubro Verde”, no calendário de Eventos Oficiais do município de Santa Maria e dá outras providências, de autoria do vereador Rudys Rodrigues (MDB), teve como relator o vereador Valdir Oliveira (PT), que opinou pela normal tramitação da matéria em seu perecer, o qual foi aprovado pela comissão.

E o Projeto de Lei 9772/2024, que altera o art. 1º da Lei nº 2859/1987, que declara imunes ao corte 73 árvores ornamentais, localizadas nas ruas da nossa cidade conforme estabelece o Art. 7º da Lei nº 4.771, de 15.09.1965 (Código Florestal Brasileiro), de autoria do vereador Tubias Callil (PL), teve como relatora a vereadora Anita Costa Beber (Podemos), que opinou, em seu parecer, pela normal tramitação da proposição.  Este parecer também foi aprovado pelo colegiado.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luísa Monteiro


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços