1) Como faço para entrar em contato com a Câmara de Vereadores?
Você pode entrar em contato das seguintes maneiras: - Endereço: Rua Vale Machado, 1415 - CEP: 97010-530, Centro, Santa Maria/RS - Telefone: (55) 3220-7200 ou (55) 3220 7205 - E-mail: presidencia@camara-sm.rs.gov.br
2) O que é a Ouvidoria Parlamentar?
A Ouvidoria Parlamentar é um canal aberto para o recebimento de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e quaisquer outras manifestações, desde que relacionadas às atividades legislativas e administrativas. Atualmente, a vereadora Luci Duartes ocupa a função de Ouvidora Parlamentar. O prazo para resposta às manifestações é de até trinta dias, podendo ser prorrogado por igual período.
3) Qual horário de funcionamento da Câmara de Vereadores?
Segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30.
4) O que é o SIC?
A Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/ 2011) instituiu como um dever do Estado a criação de um ponto de contato entre a sociedade e o setor público, que é o Serviço de Informações ao Cidadão - SIC. A Câmara de Vereadores tem, desde 2016, prezando pela transparência ativa. São funções do SIC: a) Atender e orientar os cidadãos sobre pedidos de informação; b) Informar sobre a tramitação de documentos e requerimentos de acesso à informação; c) Receber e registrar os pedidos de acesso e devolver as respostas aos solicitantes. O prazo para as respostas é de até vinte dias, podendo ser prorrogado por mais dez dias.
5) Qual horário das Sessões Plenárias Ordinárias?
Tercas e quintas -feiras: 15h
6) Como proceder para pedir informações à Câmara de Vereadores?
A Câmara de Vereadores disponibiliza o Serviço de Informação ao Cidadão. Ao acessar o ícone "Acesso à Informação", basta preencher um formulário e colocar o pedido de informação. Ao finalizar o procedimento, será gerado um protocolo para que o cidadão possa acompanhar a tramitação do pedido. A resposta é concedida, no máximo, em 20 dias, tal como estipula a Lei Municipal 6073, de 30 de junho de 2016.
7) Reclamações podem ser encaminhadas ao SIC?
Não. Reclamações, desabafos e elogios devem ser encaminhadas à Ouvidoria da Câmara. Ao SIC, são encaminhados pedidos de informações.