Ouvidoria
A Ouvidoria Parlamentar é um órgão de interlocução entre o Poder Legislativo de Santa Maria, o cidadão e a sociedade, ou seja, um canal aberto para o recebimento de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e quaisquer outras manifestações, desde que relacionadas às atividades legislativas e administrativas. Todas as solicitações referentes as demandas da Ouvidoria têm prazo legal de 30 dias para resposta, com possibilidade de prorrogação.
O funcionamento da Ouvidoria resta disciplinado pela Lei Federal n.º 13.460/17 e pelas Resoluções Legislativas nº 09/2019 e 06/2023 e disponibiliza três canais para contato: presencial, online e telefônico. Diferentemente do e-SIC, regrado pela LAI e instrumento normativo local, a Ouvidoria não é o espaço indicado e adequado para pedido de informações.
Obs.: Ao realizar manifestação na Ouvidoria, o cidadão atesta que está declarando pessoais verdadeiros. Além disso, declara ter ciência de que texto incluído será divulgado no Portal da Câmara de Vereadores.
Compete à Ouvidoria Parlamentar, entre outros tópicos, no exercício de suas atribuições institucionais:
I – receber e analisar as manifestações de cidadão que lhe for dirigida, em especial aquelas sobre:
a) sugestões, críticas, reclamações, elogios, solicitação de informação ou denúncia, atinentes às atividades legislativa e administrativa da Câmara Municipal;
b) violação ou qualquer forma de discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;
c) ilegalidades, atos de improbidade administrativa e abuso de poder;
II - disponibilizar as informações de interesse público;
III - divulgar seus serviços no cumprimento de seu papel institucional junto à sociedade;
IV - identificar problemas no atendimento ao usuário;
V - informar o cidadão ou entidade sobre a qual órgão deverá se dirigir, quando a manifestação não for de competência da Ouvidoria Legislativa;
ACESSO DO CIDADÃO:
O acesso do cidadão acontece por meio dos seguintes canais de comunicação:
I - Acesso exclusivo à Ouvidoria por meio da página eletrônica da Câmara Municipal, na internet, contendo formulário específico para o registro de manifestações;
II - Serviço de atendimento pessoal;
III - Recebimento de manifestações, por meio de correio ou outro meio identificado para esse fim.
Para esclarecer uma dúvida sobre o funcionamento da Ouvidoria, você ponde nos contatar:
Ouvidor(a): Vereador Pablo Pacheco
Atendimento presencial e online da Ouvidoria:
Endereço: Rua Vale Machado, 1415. CEP: 97010 - 530
Local: Sala da Diretoria de Comunicação no horário de expediente: segunda a quinta-feira: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e na sexta-feira, das 07h30 às 13h30.
Telefone: 55 3220 7271
Email: ouvidoria@camara-sm.rs.gov.br
Gerenciamento da Ouvidoria: servidora Clarissa Lovatto