O Legislativo de Santa Maria realizou, no começo da noite desta quinta-feira (27), a sessão solene de entrega do prêmio Troféu Mulher Cidadã, que é destinada àquelas mulheres com reconhecimento pelo trabalho exercido junto à sociedade. Primeira vice-prefeita da história do município, Lúcia Madruga (PP), teve a trajetória profissional e pessoal enaltecidos pelo Parlamento que concedeu a honraria, prevista em lei, e que valoriza contribuições nas áreas da assistência social, do comércio e indústria, da educação, da liderança jovem, na saúde, na defesa dos direitos das crianças e das mulheres.
O vereador e líder do governo, Givago Ribeiro (PSDB), fez o discurso de homenagem à agraciada. O prefeito municipal, Rodrigo Decimo (PSDB), destacou o papel estratégico da colega de gestão e nos rumos da municipalidade. A entrega da comenda foi realizada pelo vereador Sergio Cechin (PP). O presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), reiterou que a distinção dada à educadora e gestora representa a totalidade dos 21 vereadores.
Na fala de agradecimento, Lúcia intercalou momentos da sua trajetória pessoal e profissional e de aprendizado e também dos desafios nas áreas educacional, da administração e na gestão. Com quase três décadas de docência na UFSM, Lúcia foi por quase oito anos secretária municipal de Educação, e, ano passado, ingressou na política, quando concorreu na eleição majoritária, que foi vitoriosa no pleito ao Executivo local.
Lúcia Madruga compartilhou o prêmio com aquelas mulheres que buscam espaço junto ao mercado de trabalho tanto na esfera pública quanto na iniciativa privada.
Fotos: Tatiane Paumam
Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (27), no Plenário Coronel Valença, os parlamentares analisaram, em primeira discussão, projeto de lei, aprovaram duas moções de congratulações, além de apreciarem o espaço Tribuna Livre, ocupado por entidade tradicionalista.
Primeira discussão
Por solicitação do vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo), o Projeto de Lei nº 9885 https://cmsantamaria.cittatec.com.br/portal-legislativo/proposicoes/texto-original/172730, de 2025, foi incluído na ordem do dia em primeira discussão. A matéria, de autoria do vereador Professor Luiz Fernando (PDT), institui o Programa “Nossa Praça Esportiva” no município de Santa Maria e dá outras providências. Provavelmente, a proposição será votada na sessão de terça, dia 01 de abril.
E por solicitação do líder do governo municipal, Givago Ribeiro (PSDB), o Projeto de Lei 9926 https://cmsantamaria.cittatec.com.br/portal-legislativo/proposicoes/texto-original/175101, de 2025, de autoria do Poder Executivo, foi incluído na ordem do dia.
O projeto autoriza o município a doar áreas de terras de sua propriedade ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), representado pela Caixa Econômica Federal – Programa Minha Casa, Minha Vida. A matéria deve ser votada na próxima sessão, dia1º de abril.
Moções aprovadas
O Poder Legislativo Santa-mariense também aprovou duas moções de congratulações. A primeira matéria, de autoria do vereador Valdir Oliveira (PT), presta homenagem pelo aniversário de 67 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antônio Reis.
Já a segunda proposição, de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), congratula o Colégio Batista de Santa Maria pela trajetória de 64 anos da instituição dedicados à educação, promovendo ensino de qualidade e formação integral aos seus alunos, sempre pautado em valores cristãos, disciplina e excelência acadêmica.
Moção retirada da pauta
Por solicitação do edil João Ricardo Vargas, Coronel Vargas (PL), a moção de congratulações em homenageia ao Colégio Franciscano Sant’Anna pelos 120 anos de fundação da escola, destacando sua contribuição para a educação e formação cidadã em Santa Maria, foi retirada da ordem do dia.
Tribuna Livre
O Departamento Tradicionalista Cultural Estudantil Marcas do Pampa ocupou o espaço Tribuna Livre para tratar sobre regionalismo, bairrismo e identidade campeira: a preservação dos grupos locais para a valorização da herança cultural. A oradora foi a integrante da entidade, Isadora Machado Flores.
Sessão Extraordinária
Após acordo entre os vereadores e atendendo a um pedido do líder do governo municipal, foi retirado de pauta o Projeto de Lei 9926/2025, que autoriza o município a doar áreas de terras de sua propriedade – no Bairro Divina Providência – ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), representado pela Caixa Econômica Federal – Programa Minha Casa, Minha Vida. Nos terrenos, serão construídas 340 unidades habitacionais destinadas à habitação de interesse social.
Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Tatiane Paumam
No início da tarde desta quinta-feira (27), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou reunião ordinária no Plenarinho da Câmara. Os vereadores trataram de duas pautas: a cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal Diácono João Luiz Pozzobon e a destinação de emendas parlamentares para instituições que desenvolvem projetos sociais.
Na primeira parte da reunião, a assistente social Camila Muller Agostta apresentou aos vereadores o Centro Social Marista Santa Marta. Começou sua fala esclarecendo que, diferente do que a maioria das pessoas pensa, o Centro Social não atende à Escola Marista Santa Marta. A profissional explicou que são instituições independentes e o trabalho desenvolvido pelo projeto social é voltado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social matriculados na rede pública estadual. Disse que o Centro acolhe a faixa etária de 6 a 17 anos, oferecendo aos usuários oficinas de teatro, dança, informática e duas refeições diárias. As atividades acontecem no contra turno escolar e, atualmente, o projeto atende 160 vagas. Após apresentar o projeto social, Camila pediu auxílio aos vereadores para a divulgação do trabalho desenvolvido, já que o Centro é mantido por projetos sociais e parcerias. Dessa forma, solicitou a destinação de emendas impositivas para a manutenção das atividades.
Em um segundo momento, a diretora da Escola Municipal Diácono João Luiz Pozzobon, Sandra Suzana Silva, expôs a dificuldade de conseguir recursos para a cobertura da quadra de esportes. Relatou que a instituição chegou a receber uma emenda parlamentar de um deputado estadual para o fim, porém, o colégio não teria o projeto necessário para a execução da obra. Nesse sentido, também solicitou auxílio dos parlamentares com a destinação de recursos do município.
Os vereadores integrantes da comissão orientaram as visitantes a conversarem com os 21 vereadores a respeito da destinação de recursos para os dois projetos. No caso da escola municipal, ressaltaram a necessidade do diálogo direto com a Secretaria Municipal de Educação.
Participaram da reunião os vereadores Luiz Fernando Cuozzo Lemos/ PDT (presidente), Alice Carvalho dos Santos/ PSOL, João Ricardo Vargas/ PL e Tony Oliveira/ PL. Os vereadores Helen Cabral/ PT, Guilherme RossatoBadke/ Republicanos e Helen Cabral/ PT estavam em viagem autorizada. As reuniões do colegiado acontecem, semanalmente, às 14h.
Texto: Camila Porto
Fotos: Luísa Leivas
A Comissão Especial voltada à pauta da RSC-287 e a Presidência do Legislativo estiveram reunidos, na última quarta-feira (26), com representantes do governo do Estado e também da Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS). Em pauta, as tratativas referentes à existência de três praças de pedágio próximas a Santa Maria. Neste item específico, as conversações se deram com representações da Rota Santa Maria (Sacyr) e Agência de Regulação do Rio Grande do Sul (Agergs). A comitiva santa-mariense, em busca de respostas às questões da trafegabilidade e da mobilidade junto à rodovia, contou ainda com a adesão do prefeito municipal, Rodrigo Decimo (PSDB).
A reclamação dos parlamentares que integram a Comissão Especial é quanto ao caráter meramente arrecadatório das praças de pedágio. Durante a reunião, os vereadores ainda solicitaram por prazos e respostas efetivas quanto à reconstrução da ponte sobre o Arroio Grande, situada no distrito de Palma, zona rural de Santa Maria. Outros dois pleitos colocados foram quanto à antecipação da futura obra de duplicação da Faixa Nova de Camobi, na RSC-287, e, ainda, a isenção de pagamento de pedágio aos moradores das localidades de Arroio do Só e Palma.
A ida a Porto Alegre teve a adesão dos vereadores da Comissão Especial - Marcelo Bisogno (UB), presidente; Guilherme Badke (Republicanos), vice-presidente; e Sidi (PT), relator. O presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), e os vereadores Helen Cabral (PT) e Rudys Confirmadíssimo (MDB) também acompanharam o pleito.
Foto: Breno Surreaux (PMSM)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corsan, que apura problemas no abastecimento de água no município e possíveis irregularidades na prestação do serviço em Santa Maria, divulgou o cronograma de atividades para as próximas semanas.
A CPI, instaurada em fevereiro, é formada pelos vereadores Tubias Callil (presidente), Sergio Cechin (vice-presidente) e Helen Cabral (relatora), e tem o acompanhamento do procurador jurídico, Lucas Saccol.
Veja, abaixo, as datas e horários das oitivas, que serão realizadas no Plenário Coronel Valença.
28 de março (sexta-feira) - 9h
31 de março (segunda-feira) - 14h
4 de abril (sexta-feira) - 9h
7 de abril (segunda-feira) - 14h
9 de abril (quarta-feira) - 14h
11 de abril (sexta-feira) - 9h
14 de abril (segunda-feira) - 14h
16 de abril (quarta-feira) - 14h
A Câmara de Vereadores de Santa Maria prestou homenagem, na manhã desta quarta-feira (26), a três estudantes da Rede Municipal de Ensino pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2024. A atividade de entrega do Prêmio Meninas Olímpicas ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vicente Farencena, no bairro Camobi, e contou com a presença do prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), da vice-prefeita Lúcia Madruga (PP), dos vereadores Marina Callegaro (PT) – a proponente da Lei que concede o Prêmio Meninas Olímpicas e o vereador Luiz Fernando Cuozzo (PDT), presidente da Comissão Permanente de Educação, Esporte e Lazer da Câmara.
As alunas Sofia Oliveira Pincolini (EMEF Vicente Farencena), medalhista de prata na OBMEP, e Mariana Petry Ilha (EMEF Vicente Farencena), além de Melissa Burmann Felix (EMEF Antônio Gonçalves do Amaral), que receberam menções honrosas, foram agraciadas com certificados concedidos pelo Legislativo municipal. O reconhecimento é garantido pela Lei Municipal nº 6766, de 2023, que institui o Prêmio Meninas Olímpicas para incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas.
Conforme dados da Prefeitura Municipal de Santa Maria, a OBMEP, em 2024, contou com a participação de 120 alunos do município, sendo 26 da Rede Municipal de Ensino. No entanto, apenas sete meninas entre os estudantes locais realizaram a prova.
O evento contou ainda com a presença de autoridades da área da educação, como a superintendente do Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Joele Baumart, a diretora da Escola Vicente Farencena, Roselis Pincolini; a vice-diretora da mesma instituição, Lisane Conceição; a diretora e a vice-diretora da Escola Antônio Gonçalves do Amaral, Marciana Bizzi; Franciele Burmann Felix, respectivamente.
Texto e Fotos: Gustavo Nuh
Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira, os vereadores mantiveram veto parcial do Poder Executivo Municipal a projeto de lei, que trata sobre o sistema de transporte público de passageiros. A matéria recebeu 12 votos pela manutenção e 7 pela derrubada.
O Projeto de Lei nº 9782/2024, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em Sessão Plenária Extraordinária no dia 13 de dezembro de 2024. Hoje, a matéria voltou a Plenário com parte da sua redação vetada pelo prefeito municipal. O veto nº 1/ 2025, de autoria do Poder Executivo, retira da redação final o artigo 40, que trata sobre o cálculo tarifário, parte do artigo 47, o qual previa a isenção da tarifa para os agentes da segurança pública e parte do artigo 48, que previa tarifa reduzida aos professores e isenção para os trabalhadores que percebessem até dois salários mínimos nacionais.
O líder do Governo, vereador Givago Ribeiro (PSDB), defendeu a manutenção do veto justificando que quem arcaria com a ampliação das gratuidades seriam os desempregados. O edil argumentou que os policiais não utilizam o transporte público; que as empregadas domésticas formais já teriam a garantia do vale-transporte e, por fim, os professores já receberiam auxílio-transporte para suprir a finalidade.
A vereadora Helen Cabral (PT), líder da bancada de oposição, lamentou o fato de o Poder Executivo não ter discutido o veto com os vereadores. A parlamentar defendeu a isenção à cobrança da passagem de ônibus aos professores, às empregadas domésticas e aos trabalhadores da segurança pública. Posicionou-se à derrubada do veto dizendo que as categorias mencionadas precisam do auxílio, especialmente, no início das carreiras.
Em votação nominal, os vereadores mantiveram o veto do Poder Executivo. Votaram a favor da manutenção do veto os vereadores Admar Pozzobom (PDSB), Adelar Vargas (MDB), Alexandre Vargas (Republicanos), Givago Ribeiro (PSDB), Guilherme Badke (Republicanos), Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB), Fort (PP), Luiz Roberto Meneghetti (Novo), Marcelo Bisogno (UB), Rudys Confirmadíssimo (MDB), Tony Oliveira (Podemos) e Tubias Callil (PL). Contrários: Alice Carvalho (PSOL), Helen Cabral (PT), Luiz Fernando Lemos (PDT), Marina Callegaro (PT), Sidinei Cardoso (PT), Valdir Oliveira (PT) e Werner Rempel (PCdoB).
VIAGEM AUTORIZADA: A pedido do vereador Guilherme Badke (Republicanos), foi incluída na Ordem do Dia requerimento de autorização de viagem. O documento solicita autorização de viagem a cidade de Porto Alegre, de 25 a 27 de março, para a Comissão Especial criada para acompanhar as obras de reconstrução da ponte sobre o Distrito de Arroio Grande, no Km 227 e de melhorias na rodovia RSC 287 até a divisa com Restinga Seca. De acordo com o requerimento, os vereadores participarão de mobilização com autoridades federais e estaduais para solicitar o início das obras de duplicação entre as cidades de Santa Maria e Paraíso do Sul.
TRIBUNA LIVRE: Antes do início da Ordem do Dia, o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade da Região Centro (Sindicontábil) utilizou a Tribuna Livre. A representante do sindicato Rosaura Vargas falou sobre a Campanha Imposto Solidário e explicou como fazer a destinação de recursos para entidades e projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos em Santa Maria. Rosaura informou que, no ano passado, apenas 1854 pessoas participaram destinação e solicitou aos vereadores ajuda na campanha.
Texto: Camila Porto
Fotos: Tatiane Paumann (estagiária de Jornalismo)
Na tarde desta terça-feira (25), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realizou reunião ordinária. Na pauta, o colegiado aprovou a proposição feita pelo vereador Rudys Confirmadíssimo (MDB), de realização de três reuniões públicas: para tratar do plantio de Cannabis para uso medicinal no município de Santa Maria; para debater políticas públicas para homens homossexuais e para debater os maus-tratos aos animais no município. As datas para a realização das referidas reuniões públicas ainda não foram definidas. Participaram da reunião os vereadores Alice Carvalho, PSOL, (presidente), Lorenzo Mazzine Pichinin, PSDB, (vice-presidente), Adelar Vargas, o Bolinha (MDB), Luiz Carlos Fort (PP), Marina Callegaro (PT) e Rudys Confirmadíssimo.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Luísa Monteiro
Na manhã desta terça-feira (25), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou reunião ordinária. Na pauta, o colegiado tratou de duas demandas. Todos os membros do colegiado participaram da plenária.
Na primeira pauta, integrantes da Associação Canábica Medicinal (Ascamed) relataram terem sido vítimas de uma ação truculenta da Polícia Federal (PF) ocorrida em 14 de março. O presidente da associação, Matheus Hampel, declarou que o juiz do inquérito e a PF desconheciam o processo que a Ascamed tem, na terceira vara federal de Santa Maria, solicitando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamente o plantio de Canabis para uso medicinal. Hampel afirma que mais de 900 plantas foram queimadas e, ao total, o prejuízo é de aproximadamente R$ 500 mil. Devido ao relatado, o presidente da Ascamed solicitou ao colegiado que elabore uma legislação municipal, regulamentando o plantio de Cannabis para tratamento de saúde, e ações de conscientização sobre o trabalho desenvolvido pelas associações que têm esse fim. Em reportagens veiculadas na imprensa, a Polícia Federal relata que a produção estaria sendo comercializada para terceiros sem autorização legal.
Tratamento com Cannabis
Conforme Matheus Hampel, o tratamento canábico pode ser utilizado para pacientes com ansiedade, autismo, doença de Parkinson, esclerose múltipla, fibromialgia, TDH, entre outras.
Nomeação de novos servidores
A segunda pauta tratada foi levada à comissão por um grupo de enfermeiros, psicólogos e técnicos em enfermagem aprovados no último concurso público vigente e que se encerra o prazo em 2026, que solicitaram à comissão o apoio para que sejam nomeados, pois, segundo o grupo, há um déficit de profissionais da área da saúde no município. O grupo também relatou que o cadastro dos profissionais da área da saúde que atuam pelo consórcio municipal está desatualizado.
Deliberação
Como deliberação, o presidente do colegiado, vereador Givago Ribeiro (PSDB), afirma que, com relação à primeira pauta, foram colocados os canais da Câmara à disposição para divulgar mais informações sobre a atuação da Ascamed e o tratamento de saúde à base de Cannabis, além de uma visita da comissão até a associação em data a ser definida. Sobre a segunda pauta, o colegiado convidará para reunião os secretários de município de Saúde, da Fazenda e de Gestão de Pessoas “para nós sabermos a respeito das chamadas que poderão ser feitas desses profissionais que estão aptos pelo concurso”, relata o presidente, além de questionar o município sobre o número de profissionais que realmente estão atuando na saúde municipal.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Gustavo Nuh
Na reunião ordinária desta terça-feira (25), a Comissão de Constituição, Justiça, Ética e Decoro Parlamentar (CCJ) distribuiu onze matérias para relatoria dos vereadores e emitiu parecer favorável em um projeto
O vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos) presidiu, interinamente, o colegiado na reunião de hoje em razão de atestado médico do vereador Coronel Vargas (PL). Também integram a comissão os vereadores Givago Ribeiro (PSDB), Sergio Cechin (Progressistas), Werner Rempel (PCdoB), Valdir Oliveira (PT) e Tony Oliveira (Podemos).
PARECER PELA NORMAL TRAMITAÇÃO:
Projeto de Lei nº 9885, de autoria do vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT), que institui o programa "Nossa Praça Esportiva", no Município de Santa Maria, e dá outras providências. Relator: vereador Valdir Oliveira;
PROJETOS DISTRIBUÍDOS:
Projeto de Lei nº 9889, de autoria do vereador Rudys Confirmadíssimo (MDB), que institui e inclui a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Cuidados com a Obesidade no Calendário Oficial de Eventos do Município de Santa Maria e dá outras providências. RELATOR: vereador Werner Rempel;
Projeto de Lei nº 9894, autoria Ver. Luiz Carlos Fort, que dispõe sobre a prioridade de matrícula para alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA, em escolas municipais próximas às suas residências ou ao local de trabalho de seus responsáveis, no âmbito do Município de Santa Maria e dá outras providências. RELATOR: vereador Givago Ribeiro;
Projeto de Lei nº 9895, de autoria do vereador Guilherme Rossato Badke, que dispõe sobre a autorização de permanência de até dois acompanhantes às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas unidades de saúde da rede pública no âmbito do Município de Santa Maria. RELATOR: vereador Valdir Oliveira;
Projeto de Lei nº 9898, de autoria do vereador Luiz Carlos Fort, que desobriga pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA a usarem uniforme escolar, na rede pública ou privada, quando este for incompatível com suas sensibilidades sensoriais. RELATOR: vereador Sergio Cechin;
Projeto de Lei nº 9902, de autoria do vereador Marcelo Bisogno, que institui o programa Municipal de Equoterapia como método terapêutico de tratamento para reabilitação de pessoas com deficiências e da outras providências. RELATOR: vereador Givago Ribeiro;
Projeto de Lei nº 9907, de autoria da vereadora Helen Cabral, que ficam obrigadas as empresas operadoras de telefonia, internet, televisão a cabo e assemelhados a realizar o agendamento dos atendimentos técnicos domiciliares com hora marcada, em horário a ser escolhido pelo cliente. RELATOR: vereador Valdir Oliveira;
Projeto de Lei Complementar nº 04/2025, de autoria do vereador Tubias Callil, que insere as alíneas “J”, “L” e “M”, no inciso II do art. 2º e os arts. 137E, 137F, 137G, 137H, 137I e o novo capítulo ao Título IV “das Taxas” na Lei Complementar nº 002, de 28 de dezembro de 2001. RELATOR: vereador Werner Rempel;
Projeto de Lei Complementar nº02/2025, de autoria do vereador Guilherme Rossato Badke, que insere o artigo 74-A, na Lei Complementar nº 092/2012, que "Dispõe sobre o Código de Posturas do Município de Santa Maria". RELATOR: vereador Valdir Oliveira;
Projeto de Lei nº 9888, de autoria do vereador Rudys Rodrigues, que cria o Programa de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia no Município de Santa Maria e dá outras providências. RELATOR: vereador Sergio Cechin;
Projeto de Lei nº 9887, de autoria do vereador Rudys Rodrigues, que institui a Campanha de Combate ao Etarismo no Município de Santa Maria e da outras providências. RELATOR: vereador Givago Ribeiro;
Projeto de Lei nº 9926, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Município a doar áreas de terras de sua propriedade ao Fundo de Arrendamento Residencial - FAR representado pela Caixa Econômica Federal – Programa Minha Casa Minha Vida. Relator: vereador Tony Oliveira.
As reuniões do colegiado acontecem todas as terças-feiras, às 14h, na sala de reuniões.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Tatiane Paumann
O Comitê Sustentabilidade esteve reunido, na manhã desta terça-feira (25), para tratar de ações práticas do colegiado. Durante o encontro, que ocorreu na Sala da Presidência, participaram Glauber Licker Rios (presidente do comitê), Luciano Diehl (vice-presidente), Eduardo Marcuzzo (coordenador) e Leandro Grundemann e Robson Brilhantes (membros).
O comitê alinhou a sugestão da Câmara de Vereadores utilizar futuramente geração de energia solar própria por meio da instalação de placas solares fotovoltaicas na estrutura do palacete. No entendimento do presidente do colegiado, Glauber Licker Rios, a adoção de uma agenda sustentável pela gestão do Parlamento representará não só em economia aos cofres públicos, mas também em um exemplo de sustentabilidade.
Fotos: Marcelo Martins
Auxiliar pessoas com deficiência visual na promoção do desenvolvimento pessoal e profissional foi a pauta tratada do presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), com integrantes da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs). O objetivo é fazer com que Santa Maria tenha um núcleo com estrutura física que dê atendimento mais eficiente e assertivo àquelas pessoas cegas. O vereador Givago Ribeiro, presidente da Comissão de Saúde, acompanhou a agenda.
Com mais de meia década de atuação em Porto Alegre e na Região Metropolitana, a Acergs quer ampliar a representação junto ao interior do Estado. E, na Metade Sul, a meta é fazer com que Santa Maria passe a ter uma sede física.
A direção da Acergs relatou as limitações e que basicamente se mantém com o auxílio de emendas parlamentares dos Legislativos municipais e estaduais, e, eventualmente, de recursos da bancada gaúcha no Congresso.
Texto e foto: Marcelo Martins
Em dez dias, a Câmara de Vereadores de Santa Maria promove, no dia 31 de março, um amplo curso referente ao orçamento público e às emendas impositivas. A capacitação, que ocorre no Plenário Coronel Valença, é voltada aos gabinetes parlamentares. Os trabalhos serão conduzidos pela servidora Elisangela Carvalho, que está à frente da Assessoria Técnica Legislativa.
As emendas impositivas representam 2% da Receita Corrente Líquida e devem ser direcionadas da seguinte forma: 50% para ações em saúde e outros 50% de livre indicação, para instituições e/ou obras, por exemplo.
Para 2025, a previsão é que o montante seja de R$ 16,7 milhões para as emendas impositivas. Ou seja, cada um dos 21 vereadores terá mais de R$ 880 mil em valores.
Arte: Luísa Monteiro/CVSM
Na manhã desta sexta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada com a finalidade de investigar problemas no abastecimento de água e esgotamento sanitário, suposto uso de subterfúgios e manobras por insuficiências técnicas na solução de problemas dos problemas, fiscalizações, cobranças, atuações abusivas e irregulares da Corsan – denominada CPI da Corsan - deu prosseguimento à realização de oitiva. Hoje, foi ouvida Marcia Regina Moro da Rocha, coordenadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/SM).
A CPI, instalada em 25 de fevereiro, é formada pelos vereadores Tubias Callil (presidente), Sergio Cechin (vice-presidente) e Helen Cabral (relatora). O procurador jurídico, Lucas Saccol, acompanhou a oitiva.
Na condição de testemunha, Marcia fez considerações sobre as principais manifestações e demandas dos santa-marienses encaminhadas relacionadas à coordenadoria municipal do Procon. “Somos um órgão administrativo e recebemos as reclamações e, dependendo, podemos fazer audiências. Se não há acordo, há encaminhamento ao Poder Judiciário”, enfatizou. A depoente ressaltou que o objetivo é harmonizar relação de consumo com o fornecedor porque, às vezes, o acordo não tão perfeito é melhor que litígio.
Segundo a coordenadora do Procon, de 14 de fevereiro até a data de hoje, há o registro de 64 reclamações, versando, especialmente, sobre - valor excessivo das contas; problema no abastecimento de água; qualidade de atendimento nas agências e falta de clareza na prestação de informação (direito à informação). A coordenadoria do Procon foi criada, em lei no ano de 2009, é órgão do Poder Executivo Municipal.
Após explanação inicial da depoente, o colegiado fez série de manifestações, especialmente sobre qual orientação do PROCON nos casos em que há valor exacerbado das contas; ausência da discriminação do efetivo consumo de água; a não cobrança da tarifa social quando consumidor possui tal direito e troca de hidrômetros sem prévio aviso aos usuários.
O prazo de trabalho da CPI é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias. As próximas oitivas estão agendadas para o dia 04 de abril, às 09h.
O depoimento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara SM (canal 18.2 da tv aberta) e a íntegra da oitiva pode ser conferida no YouTube (TV Câmara SM). Clique aqui.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Camila Porto
No fim da noite de quinta-feira (21), o Parlamento Municipal realizou Sessão Plenária Extraordinária, no Plenário Coronel Valença. Os edis apreciaram e aprovaram projeto de lei que cria o cargo de Assessor Parlamentar V, no âmbito da Câmara de Vereadores de Santa Maria.
O Projeto de Lei nº 9921/2025, de autoria da Mesa Diretora, altera o quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas da Câmara de Vereadores de Santa Maria. A matéria cria o cargo de Assessor Parlamentar V, uma função gratificada, em que a forma de ingresso é a indicação parlamentar. De acordo com o projeto, o requisito para ocupar o cargo é ser alfabetizado. Entre as atribuições do cargo estão: prestar assessoramento imediato ao vereador e assessorar o vereador durante as reuniões e os debates das comissões permanentes ou temporárias e durante as reuniões de bancadas e de frentes parlamentares. Por 14 votos favoráveis e 6 contrários, a criação do cargo foi aprovado.
Votaram favoráveis ao projeto os vereadores: Adelar Vargas (MDB), Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), Guilherme Badke (Republicanos), Helen Cabral (PT), João Ricardo Vargas (PL), Luiz Carlos Fort (PP), Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT), Marina Callegaro (PT), Rudys Rodrigues (MDB), Sérgio Cechin (PP), Sidinei Cardoso Pereira (PT), Tony Oliveira (Podemos), Tubias Callil (PL) e Valdir Oliveira (PT).
Contrários: Alice Carvalho (PSOL), Givago Ribeiro (PSDB), Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB), Luiz Roberto Meneghetti (Novo), Marcelo Zappe Bisogno (União) e Werner Rempel (PCdoB).
Texto: Camila Porto
Foto: Reprodução/ TV Câmara
Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (20), os parlamentares constituíram duas comissões especiais e quatro frentes parlamentares. Além disso, os edis aprovaram uma Moção de Congratulações e uma autorização de viagem. Passou em primeira discussão, um projeto de lei que altera o quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas da Câmara de Vereadores de Santa Maria.
Antes do início da Ordem do Dia, a comunidade utilizou a Tribuna Livre. A Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) falou sobre doenças raras e a hipertensão pulmonar. A voluntária Susani Silva Vogt fez um apelo ao Poder Público para garantir o acesso aos medicamentos para o tratamento dessas patologias. Susani relatou que, atualmente, os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sem medicamentos essenciais para a continuidade de seus tratamentos, essenciais para a manutenção da vida.
EXPEDIENTE NOBRE: A Câmara realizou Expediente Nobre em homenagem aos 29 anos do Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC). O vereador Givago Ribeiro (PSDB), proponente do expediente, falou sobre o trabalho da instituição, que, desde 1996, oferece atendimento e acolhimento aos pequenos pacientes acometidos com a doença. O edil citou que o CACC oferece hospedagem, alimentação, transporte e apoio psicossocial a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A presidente do centro, Marli Machado Tamago, destacou que, desde 2021, a organização não governamental tem recibo recursos oriundos de emendas impositivas de vereadores, as quais ajudaram na manutenção da sede e na compra de equipamentos. Por fim, a presidente solicitou aos parlamentares a destinação de mais recursos para auxiliar nas atividades do CACC.
GRUPOS DE TRABALHO: Os vereadores aprovaram e constituíram duas comissões especiais. As comissões têm duração regimental de sessenta dias, prazo esse podendo ser prorrogado por mais trinta dias, e são compostas por três vereadores indicados pelas bancadas parlamentares. Os grupos de trabalho ficaram assim formados:
- Comissão Especial para o acompanhamento do Processo Licitatório do Transporte Coletivo Público de Santa Maria. O autor do pedido para a formação do colegiado, vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos) ficou como presidente, e vereadora Helen Cabral (PT), vice-presidente, e Tony Oliveira (Podemos), relator.
- Comissão Especial de acompanhamento do Projeto de reforma e as obras do Guarani Atlântico. O vereador Fort (PP), autor do requerimento, presidente, e os vereadores Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), vice-presidente e Sidinei Cardoso (PT), relator.
AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM: Os vereadores Helen Cabral (PT) e Rudys Confirmadíssimo solicitaram autorização de viagem a Porto Alegre de 26 a 28 de março de 2025. Conforme o requerimento, os parlamentares irão participar: do IV Encontro sobre as Águas Subterrâneas do RS; de reunião com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado; reuniões em diversas secretarias do governo do Estado.
FRENTES PARLAMENTARES: Os vereadores aprovaram e formaram quatro frentes parlamentares. As frentes parlamentares podem ser formadas por um integrante de cada bancada parlamentar e têm atuação durante a vigência da atual legislatura, ou seja, até 2028. As frentes formadas foram as seguintes:
- Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público. Autoria: vereador Sidinei Cardoso Pereira (PT);
- Frente Parlamentar de Desburocratização dos Serviços Públicos com o objetivo de promover a modernização, eficiência e acessibilidade dos serviços oferecidos à população, garantindo mais agilidade e transparência na administração pública municipal. Autoria conjunta dos vereadores Guilherme Rossato Badke (Republicanos), Luiz Roberto Ceolin Meneghetti (Novo) e Sérgio Roberto Cechin (Pp).
- Frente Parlamentar em Defesa da Regularização Fundiária. Autoria conjunta dos veradores Adelar Vargas (Bolinha), Alexandre Vargas (Republicanos), Tubias Callil (PL), Givago Ribeiro (PSDB), Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB).
- Frente Parlamentar para tratar de assuntos e informações pertinentes ao serviço de administração pública, contratos e obras relativas ao Centro Desportivo Municipal (CDM) e o Centro de Eventos Municipal de Santa Maria. Autoria: vereador Tubias Callil (PL).
RECONHECIMENTO: Envio de Moção de Congratulação à Igreja Pentecostal Cristo é o Senhor (IPCS), pelo relevante trabalho de apoio espiritual, social e comunitário realizado em Santa Maria, contribuindo para a promoção de valores cristãos e para o fortalecimento da fé e do acolhimento na comunidade. Autoria: vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos).
RETIRADOS DA PAUTA: Três requerimentos que estavam previstos na ordem do dia foram retirados a pedidos de seus autores. São eles:
- Requerimento de envio de moção de congratulações pelo aniversário de 50 anos do Centro de Tradições Gaúchas Estância do Jarau. Autor: vereador Marcelo Bisogno (UB).
- Comissão Especial em defesa dos Direitos da População LGBTQIAPN+ . Autor: vereador Rudys Confirmadíssimo (MDB).
- Comissão Especial para acompanhar as discussões quanto ao novo aeroporto no município e colaborar quanto a manutenção e funcionalidade em busca de ofertar serviços à população e visitantes de Santa Maria-RS. Autor: vereador Tubias Callil (PL)
INCLUÍDO NA ORDEM DO DIA: A pedido do vereador João Ricardo Vargas (PL) foi incluído na Ordem do Dia o Projeto de Lei nº 9921/2025, de autoria da Mesa Diretora. O projeto altera o quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas da Câmara de Vereadores de Santa Maria. A matéria cria o cargo de Assessor Parlamentar V, uma função gratificada, em que a forma de ingresso é a indicação parlamentar. De acordo com o projeto, o requisito para ocupar o cargo é ser alfabetizado. Entre as atribuições do cargo estão: prestar assessoramento imediato ao vereador e assessorar o vereador durante as reuniões e os debates das comissões permanentes ou temporárias e durante as reuniões de bancadas e de frentes parlamentares. Também a pedido do parlamentar João Ricardo Vargas, a matéria foi apreciada e votada pelos parlamentares em Sessão Plenária Extraodinária realizada após o termino da Sessão Ordinária.
Texto: Camila Porto
Fotos: Gustavo Nuh e Tatiane Pauman (estagiários de jornalismo)