ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Notícias


14/07/2025

Na tarde desta segunda-feira (14), a Associação de Mães Atípicas de Santa Maria (AMASM) realizou uma visita institucional à Câmara de Vereadores. O presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom (PSDB), recebeu representantes da associação. Bruna Dias, que está à frente da AMASM, reiterou que a visita ao Parlamento se deu com o “objetivo de fortalecer o diálogo entre a Associação e o Poder Legislativo municipal visando estreitar parcerias para o desenvolvimento de eventuais projetos”.

Admar Pozzobom reiterou que o trabalho desenvolvido pela Associação das Mães Atípicas “muda a realidade de muitas crianças e famílias locais”.

Texto: Gustavo Nuh (estagiário de jornalismo)

Fotos: Luísa Monteiro (estagiária de publicidade e propaganda)

Revisão: Marcelo Martins 

14/07/2025

Após a instauração da CPI da Água, em 3 de julho, e da vistoria em obras de interligação de adutora da Corsan, no último dia 8, agora, o colegiado divulgou cronograma referente às reuniões de trabalho e também às oitivas. Os parlamentares – Sergio Cechin (PP), presidente; Adelar Vargas/Bolinha (MDB), vice-presidente; e Guilherme Badke/Manequinho (Republicanos) – definiram os próximos passos da Comissão Parlamentar de Inquérito.

O presidente do colegiado, o vereador Sergio Cechin (PP), explica que os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito, com duração inicial de 90 dias, preveem um leque de atuação da CPI da Água, que está estruturado nos seguintes eixos: investigar o contrato firmado entre Prefeitura e Corsan/Aegea; licitação para abertura feita para a construção da obra da adutora para trazer mais água da barragem Rodolfo Costa e Silva para resolver a falta de água em Santa Maria; PPCI de hidrantes e investigar possível descumprimento das obrigações previstas no contrato.

Confira, abaixo, as datas:

Agosto

Dia 6 (quarta-feira)
Diligência externa (vistorias)

Dia 11 (segunda-feira)
Análise das respostas (provenientes dos pedidos de informações) e alinhamento de novas oitivas

Dia 13 (quarta-feira)
Oitivas junto à Corsan

Dia 15 (sexta-feira)
Oitivas junto à prefeitura e ao Procon

 

Obs.: As reuniões de trabalho serão no Plenarinho, e as oitivas ocorrerão no Plenário

 

Texto: Marcelo Martins

Arte: Luísa Monteiro

14/07/2025

Na manhã desta segunda-feira (14), os servidores integrantes da Comissão Administrativa criada para acompanhar a realização de processo seletivo simplificado da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria para a admissão temporária de engenheiro e arquiteto esteve reunida na sala da Presidência do Parlamento Municipal. O chefe de gabinete da Presidência, Glauber Licker Rios,  e o Procurador Legislativo, Lucas Saccol Meyne, receberam dos servidores a minuta do edital para a seleção pública, que deve acontecer em agosto deste ano. O documento oficial será protocolado e encaminhado ao Gabinete da Presidência ainda nesta segunda-feira. 

A presidente do grupo de trabalho, Eliane Elisabete dos Santos Soares, apresentou alguns pontos do regramento que irá nortear a seleção e destacou que, após a apreciação da gestão, o edital deverá passar para contribuições dos conselhos classistas envolvidos: o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado (CAU-RS). Para a definição dos critérios de seleção, anteriormente, os servidores ouviram representantes desses mesmos órgãos, de maneira a entender o que prevê a legislação vigente e quais as competências necessárias deveriam ser pré-requisitos para o desempenho das funções. 

De acordo com o procurador legislativo, Lucas Saccol Meyne, a expectativa é de que o edital para a seleção seja lançado em meados do mês de agosto. Conforme a Lei nº 7010/2025, a qual prevê a admissão desses profissionais, a seleção pública servirá para a contratação, em caráter temporário, de um arquiteto urbanista e um engenheiro civil para a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. A carga horária semanal desses profissionais será de 20h e o contrato terá duração de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por um novo período, caso necessário. 

ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS TEMPORÁRIOS: O arquiteto e o engenheiro auxiliarão na retomada da obra de ampliação da Câmara, parada há mais de 10 anos em função de uma decisão judicial. Esses profissionais deverão apontar o que deve constar no edital para a recuperação de patologias da edificação, revisão do projeto original e conclusão da futura obra. 

Texto: Camila Porto e Marcelo Martins

Foto: Graciane Lorenzi (estagiária)

 

11/07/2025

Nesta quinta-feira (10), os vereadores aprovaram quatro projetos de lei, o envio de duas moções de congratulações e constituíram três comissões. Em Sessão Extraordinária, passou em primeira discussão o Plano Plurianual (PPA), peça orçamentária que norteia os investimentos do município para os próximos quatro anos. 

INTÉRPRETE DE LIBRAS: No início da Sessão Plenária Ordinária, o presidente da Câmara, vereador Admar Pozzobom, comunicou ao Plenário que, a partir desta quinta-feira, a TV Câmara passa a contar com intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O chefe do Legislativo enfatizou que a TV Câmara cumpre com um papel social ao promover uma comunicação pública inclusiva. “Os atos do Legislativo, que já são públicos e que podem ser acompanhados pela TV Câmara, serão, agora, publicizados junto à comunidade surda. A adoção das Libras nas transmissões oficiais é um passo importante para tornar o debate público mais acessível a todos”, pontuou o presidente.

GRUPOS DE TRABALHO: Os vereadores constituíram três comissões especiais. São elas:

- Comissão Especial para analisar o PLC nº 010/2025, de autoria do vereador Givago Ribeiro (PSDB), que "Insere o art. 167-A na Lei Complementar n° 117, de 26 de julho de 2018.  Conforme destacou o autor, diante do processo de desenvolvimento da cidade, é necessário dar uma atenção especial às regiões que recebem empreendimentos. Dessa forma, a alteração sugerida na legislação é que as compensações e contrapartidas acordadas entre os investidores e particulares com a Prefeitura Municipal devem ser alocadas na mesma região em que a construção foi realizada. Por indicação das bancadas parlamentares a comissão ficou composta pelos vereadores Givago Ribeiro (PSDB), como presidente, Luiz Roberto Meneghetti (Novo), vice-presidente, e Tubias Callil (PL), relator. 

- Comissão Especial com a finalidade de atuar como elo entre o setor privado, o Governo do Estado, Governo Municipal e os órgãos técnicos, com vistas à viabilização de projetos vinculados ao Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico – PIAA/RS, instituído pela Lei Complementar Estadual nº 15.405, de 18 de dezembro de 2019. Os representantes das bancadas votaram e o colegiado foi constituído pelos vereadores Luiz Roberto Meneghetti (Novo), presidente, Rudys Confirmadíssimo (PSDB), vice-presidente, e Sidinei Cardoso (PT), relator. 

- Comissão Especial para acompanhar em Santa Maria a execução do programa "Agora Tem Especialistas" do Governo Federal. A comissão ficou formada pelos vereadores Sidinei Cardoso (PT), como presidente – membro nato, e, por indicação das bancadas parlamentares, Lorenzo Pichinin (PSDB), vice-presidente, e Fort (PP), relator.

REQUERIMENTOS APROVADOS:

- Moção de Congratulação à Associação Somando Forças – ASSFOR, pelo relevante trabalho social, educativo e cultural desenvolvido junto à comunidade de Santa Maria, com destaque para suas ações de inclusão, solidariedade e promoção da cidadania. Autor: vereador João Ricardo Vargas (PL)

- Moção de Congratulação ao Diretório Acadêmico Livre do Direito da UFSM (DLD), pela passagem dos seus 46 anos, a serem completados no dia 26 de junho de 2025. Autora: vereadora Alice Carvalho (PSOL)

- Prorrogação de prazo, por mais 30 dias, da Comissão Especial para analisar o PLC 08/2025. 

PROJETOS APROVADOS: 

- Projeto de Lei Complementar nº 5/2025, o qual dispõe sobre a supressão do artigo 140 da Lei Complementar nº 117, de 26 de julho de 2018, alterada pela Lei Complementar nº 161, de 22 de dezembro de 2022. O autor da proposição, vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo), citou que o artigo 140 dispõe sobre a obrigação de doar 10% da área total em processos de desmembramento em áreas maiores do que cinco mil metros quadrados. Explicou que a lei classifica como desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação com o aproveitamento do sistema viário existente e da infraestrutura urbana básica, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros. Reforçou que o desmembramento trata sobre uma divisão de fração de terras, sem entrar no mérito da atividade ou edificação que poderá ali se desenvolver. “O artigo que pretendemos suprimir tem resultado em consequências negativas pro nosso município, dificultando a ocupação de diversos vazios urbanos e impedindo o desenvolvimento de atividades econômicas se esses lotes pudessem ser fracionados” defendeu o vereador. Com 11 votos favoráveis e 5 contrários (Alice Carvalho/PSOL, Helen Cabral/ PT, Luiz Fernando Lemos/ PDT, Marina Callegaro/ PT, Valdir Oliveira/PT) a matéria foi aprovada. 

- Projeto de Lei nº 9922/2025: altera a Lei nº 6393/2019, de 07 de outubro de 2019, para prever o Projeto Banco Vermelho, ações de conscientização em lugares públicos e premiação de projetos no âmbito do Agosto Lilás, mês destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. O vereador Sidi Cardoso (PT), autor do projeto, explicou que o “Banco Vermelho” já está previsto em lei federal. Destacou que o machismo é estrutural e, portanto, ações voltadas para refletir questões de gênero são fundamentais. A proposição foi aprovada por unanimidade dos vereadores presentes.

- Projeto de Lei nº 9948/2025, que institui no âmbito do Município de Santa Maria o Programa Municipal de Inclusão no Mercado de Trabalho para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. Na tribuna o autor da proposição, vereador Rudys Confirmadíssimo (MDB), ressaltou que a violência doméstica traz “consequências financeiras devastadoras”. Explicou que o projeto visa “oferecer ferramentas concretas para a reconstrução, garantindo capacitação, dignidade e a chance de reescrever uma nova história”. Na justificativa do projeto, o edil explica que a qualificação pode ser oferecida por entidades públicas ou privadas, incluindo cursos em diversas áreas do conhecimento. O projeto foi aprovado por todos os parlamentares presentes. 

- Projeto de Lei nº 9990/2025, de autoria do vereador Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT) e a emenda supressiva nº 1/2025. Denomina as ruas do Loteamento Residencial e Comercial Bela Vista, no bairro Camobi. Na tribuna, o autor da proposição falou sobre os nomes das ruas. Destacou que os logradouros terão nomes de pessoas importantes para Santa Maria, nas áreas da educação, do serviço público e para a promoção da cidadania. “A gente passa a marcar na história pessoas importantes que merecem ser reconhecidas”, disse o parlamentar. 

- Projeto de Lei nº 9951/2025, o qual cria a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais situados no Município de Santa Maria a divulgar, em local visível a todos os seus frequentadores, o percentual do couvert artístico efetivamente repassado ao artista; e cria o Selo “Bar que Respeita o Músico”.  A vereadora Alice Carvalho (PSOL), autora do projeto, lembrou que Santa Maria é conhecida como Cidade Cultura e que, por isso, devem-se criar políticas públicas que fomentem a produção cultural no âmbito local. Explicou que o selo será concedido aos estabelecimentos comerciais que repassarem 100% do valor cobrado de couvert diretamente para o artista. “A implementação dessa lei ela beneficia não somente os músicos e músicas, mas também tem um impacto positivo na economia da nossa cidade”, ressaltou a vereadora. A matéria foi aprovada com 14 votos favoráveis e 1 contrário (Luiz Roberto Meneghetti / Novo). 

PRIMEIRA DISCUSSÃO: Sete matérias passaram em primeira discussão. Elas deverão ser apreciadas pelos parlamentares na próxima sessão, dia 15 de julho. São elas: 

- Projeto de Lei nº 9897/2025: Dispõe sobre permissão às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, ao ingresso e permanência em qualquer local, público ou privado, portando alimentos para consumo próprio e utensílios de uso pessoal, no âmbito do Município de Santa Maria e dá outras providências. Autor: vereador Fort (PP).

- Projeto de Lei nº 9949/2025: Dispõe sobre a capacitação dos professores, auxiliares e funcionários da rede de ensino do Município de Santa Maria sobre o Tratamento do Espectro Autista ( TEA). Autor: Rudys Confirmadíssmo (MDB).

- Projeto de Lei nº  9954/2025: Institui o Programa Municipal Jovem Santa-mariense do Futuro e dá outras providências. Autor: Rudys Confirmadíssmo (MDB).

- Projeto de Lei nº  9956/2025: Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Santa Maria o evento “Caminhada do Amor”, a ser realizado anualmente no mês de outubro.  Autor: Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos).

- Projeto de Lei nº  9957/2025: Institui a Semana Municipal de Conscientização e Estímulo à Doação de Sangue no Município de Santa Maria e dá outras providências. Autor: Lorenzo Pichinin (PSDB). 

- Projeto de Lei nº 9963/2025: Inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Santa Maria o Festival Gastronômico “Gastro Business”. Autoria: Werner Rempel (PCdoB).

- Projeto de Lei nº 9971/2025: Considera de Utilidade Pública Municipal a “Associação Somando Forças” – ASSFOR. – Autoria: João Ricardo Vargas (PL).

SESSÃO PLENÁRIA EXTRAORDIÁRIA: Logo após o término da Sessão Plenária Ordinária, a Câmara realizou Sessão Plenária Extraordinária. Em pauta, o orçamento municipal. O Plano Plurianual (PPA) e suas emendas deverão ser discutidos e apreciados pelos parlamentares na próxima sessão, dia 15 de julho.

De acordo com a justificativa do projeto, o PPA é o principal instrumento de planejamento governamental de médio prazo, com vigência de quatro anos, conforme estabelece o art. 165 da Constituição Federal de 1988. Sua finalidade é definir as políticas públicas, os programas e os investimentos do governo, servindo   como  base   para   a  elaboração   da   Lei  de   Diretrizes   Orçamentárias-  LDO e   da   Lei Orçamentária   Anual  -   LOA,   garantindo  coerência   entre   o  planejamento   e   a  execução   do orçamento público

Veja o que prevê o Projeto de Lei nº 9982/2025, que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Santa Maria para o período de 2026 a 2029, aqui

Texto: Camila Porto
Fotos: Graciane Lorenzi (estagiária)

10/07/2025

A TV Câmara Santa Maria passa a contar, a partir desta quinta-feira (10), com a adoção de intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Ou seja, os profissionais farão a cobertura das sessões plenárias ordinárias, das sessões solenes e das audiências públicas. O presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), enfatiza que a TV Câmara cumpre com um papel social ao promover uma comunicação pública inclusiva.

“Os atos do Legislativo, que já são públicos e que podem ser acompanhados pela TV Câmara, serão, agora, publicizados junto à comunidade surda. A adoção das Libras nas transmissões oficiais é um passo importante para tornar o debate público mais acessível a todos”, pontuou o presidente.

O chefe da Divisão da TV Câmara, o jornalista Robson Brilhante, avalia que a TV Câmara Santa Maria se insere junto a um leque restrito de emissoras de TV aberta da rede Legislativa a ter janela com intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) programação local. Brilhante lembra que, desde 2018, está em funcionamento na programação local o serviço de Closed Caption (legenda oculta).

“O objetivo é, sobretudo, o de garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. E esse é um passo inicial para, logo ali à frente, ampliar a janela de atuação junto aos programas e telejornais da TV Câmara”, pontua Brilhante.

À frente da Diretoria de Comunicação Social, o também jornalista Marcelo Martins, lembra que, ainda em 2024, a TV Câmara deu o primeiro passo rumo à adoção de comunicação inclusiva ao disponibilizar a Língua Brasileira de Sinais em três debates eleitorais ao Executivo municipal. 

“Agora, neste ano, a gestão afiançou a viabilizar a adoção dentro da grade de programação da TV Câmara”.

 

Fotos: Graciane Lorenzi

10/07/2025

Com a presença de representantes da secretaria municipal de Educação (Smed) e do Conselho Municipal de Educação Alimentar, a Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (CECEL) tratou, em reunião ordinária na tarde desta quinta-feira (10), do aporte de recursos do município à merenda escolar.

Rogério Rosado, do Conselho de Educação Alimentar, fez um levantamento dos repasses tanto do governo federal quanto do município para merende escolar, destacando que até o ano de 2021, inexistia esse aporte por parte de Santa Maria. Nos anos seguintes, a prefeitura iniciou o repasse, chegando ao valor de um milhão e 500 mil reais em 2024. Porém, relatou a preocupação que, para este ano, o valor anual anunciado é de R$ 800 mil, considerado insuficiente pelo conselho para atender plenamente ao cardápio nutricional. Somado a esse recurso, há o aporte de três milhões e duzentos mil reais.

O presidente da Comissão de Educação, vereador professor Luiz Fernando (PDT), questionou a possibilidade de elevação do valor, bem como sugeriu a apresentação de um projeto sugestão ao Executivo (de autoria do colegiado) estipulando percentual fixo do orçamento do município à merenda escolar. 

A secretária adjunta de Educação, Adriana Bonumá Bortolini, declarou compromisso da Smed em revisitar o orçamento com objetivo de viabilizar readequações e, se possível, aumentar o valor destinado à merenda escolar.  “Nós nos comprometemos, junto à comissão, de rever orçamento e verificar possibilidade, sim, de um aumento. Não sei se será possível chegarmos ao valor que nós repassamos no ano passado”, enfatizou.

Estavam presentes os vereadores do colegiado professor Luiz Fernando/ PDT (presidente); João Ricardo Vargas/ PL;  Tony Oliveira/ Podemos; Helen Cabral/ PT e Tubias Callil (PL). Os vereadores Alice Carvalho (Psol) e Guilherme Badke (Republicanos) com justificativa de ausência. 

As reuniões ordinárias do colegiado acontecem todas as quintas-feiras, às 14h, no Plenarinho da Câmara.

 

Fotos: João Victor Souza

10/07/2025

Na manhã desta quinta-feira (10), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou uma segunda reunião para debater a licitação do transporte público. Participaram da plenária os membros do Conselho Municipal de Transporte, do Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover), do Poder Executivo e da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU). Por decisão judicial, o processo licitatório deve ser publicado até o próximo dia 22.

O secretário extraordinário de Projetos Especiais, José Antonio de Azevedo Gomes, informou que o novo edital que vai nortear o processo licitatório do transporte coletivo público terá uma redução das linhas de ônibus: de 181 vigentes, atualmente, para 168. Mas um aumento no número de veículos: de 170 para 174. O chefe da pasta também afirma que o preço da tarifa se mantém o mesmo apontado recentemente (R$ 7,66, R$ 7,67) e, para diminuir, terão que serem aportados recursos públicos. 

O vice-presidente do Conselho Municipal de Transporte, Rodrigo de Lima, reclama que a administração municipal não levou em consideração o que foi pontuado pelos usuários nas audiências publicas realizadas como etapa para o processo licitatório. O presidente do Sitracover, Rogério da Costa, também reclama das informações apresentadas pelo executivo municipal e pontua que os trabalhadores não foram ouvidos na construção do processo licitatório.

O representante da ATU, Edmilson Gabardo, defende que o subsídio do transporte público seja instituído como uma política de Estado para que o valor da tarifa seja reduzido e o sistema volte a atrair mais passageiros. Por fim, o vice-presidente da Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais, Marcelo Bisogno (UB), sugeriu várias ações para que o sistema seja sustentável. Entre estas, a criação de um fundo municipal para subsidiar o transporte coletivo municipal.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luísa Monteiro

 

 

10/07/2025

A Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Santa Maria, criada para analisar o Projeto de Lei Complementar nº 09/2025, realizou a reunião de instalação de nesta quinta-feira (10), às 9h30, na Sala de Reuniões da Casa Legislativa. O colegiado tem a seguinte composição: Givago Ribeiro (PSDB) – presidente; Sidi Cardoso (PT) – vice-presidente e Luiz Roberto Meneghetti (Novo) – relator.

De autoria do vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo), o projeto propõe a inclusão do artigo 16-A na Lei Complementar nº 125/2019, com o objetivo de vedar a aplicação de contrapartidas financeiras, arrecadadas por meio da regularização de edificações irregulares, em áreas que já tenham sido contempladas com Carta de Habitação ou Certidão de Regularização.

A justificativa apresentada destaca que a medida busca promover transparência, equidade e justiça urbanística, evitando a duplicidade de investimentos públicos e direcionando recursos para regiões que ainda carecem de infraestrutura básica. Além disso, segundo o autor, a proposta está alinhada a princípios constitucionais como a função social da cidade (art. 182 da CF) e a eficiência administrativa (art. 37 da CF).

A expectativa da Comissão Especial é realizar uma audiência pública no dia 12 de agosto, às 11h, no Plenarinho do Legislativo municipal. Além disso, prevê-se convidar o secretário de Município de Licenciamento e Desburocratização, Beloyanes de Pietro e o secretário de Município de Urbanismo e Projetos, Guilherme Schneider, para participarem da atividade.

 

Texto: Gustavo Nuh*

Fotos: João Victor Souza*

Revisão: Clarissa Lovatto 

*estagiários de jornalismo

09/07/2025

Entre as principais pautas aprovadas na sessão desta terça-feira (08), estão três projetos e duas moções. Os espaços Expediente Nobre e Tribuna Livre também foram utilizados.

Projetos aprovados

Projeto de Lei nº 9945/2025, de autoria do vereador Rudys Confirmadíssimo (MDB), que institui e inclui a campanha de combate ao etarismo no município de Santa Maria e dá outras providências. 

Projeto de Lei nº 9950/2025, de autoria do vereador Rudys Confirmadíssimo, que cria o programa Acolhe Inverno no âmbito de Santa Maria e dá outras providências. 

Projeto de Lei Substitutivo nº 40/2025 ao Projeto de Lei Complementar nº 3/2025, de autoria do vereador Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB), que dispõe sobre a denominação de bairro Passo das Tropas alterando a Lei Complementar Municipal nº 42, de 29 de dezembro de 2006, considerando a área incorporada ao perímetro urbano do 1º distrito – sede do município de Santa Maria, pela Lei Complementar nº 102, de 09 de novembro de 2015 e dá outras providências.

Projetos em primeira discussão

Projeto de Lei nº 9922/2025, de autoria do vereador Sidi Cardoso (PT), que altera a Lei nº 6393/2019, de 07 de outubro de 2019, para prever o projeto Banco Vermelho, ações de conscientização em lugares públicos e premiação de projetos no âmbito do agosto lilás, mês destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. 

Projeto de Lei nº 9948/2025, de autoria do vereador Rudys Confirmadíssimo, que institui no âmbito do município de Santa Maria o Programa Municipal de Inclusão no Mercado de Trabalho para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. 

Projeto de Lei nº 9951/2025, de autoria da vereadora Alice Carvalho (PSOL), que cria a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais situados no município de Santa Maria a divulgar, em local visível a todos os seus frequentadores, o percentual do couvert artístico efetivamente repassado ao artista; e cria o selo “bar que respeita o músico”.

Projeto de Lei 9990/2025, de autoria do Professor Luiz Fernando (PDT), que denomina as ruas do loteamento residencial e comercial bela vista, no bairro camobi, com emenda supressiva. Provavelmente, esses projetos serão votados na próxima sessão (10).

Moções aprovadas

Moção de Congratulação nº 63/2025, de autoria do vereador Admar Pozzobom (PSDB), pelo aniversário de 60 anos da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Providência. 

Moção de Congratulação nº 71/2025, de autoria do vereador Luiz Carlos Fort (PP), ao Hospital Regional de Santa Maria, pela passagem do sétimo aniversário da instituição. 

Autorizações de viagem aprovadas

Autorização de Viagem nº 54/2025, de autoria do vereador Guilherme Badke, Manequinho (Republicanos), para realizar viagem a Porto Alegre, nos dias 08, 09, 10 e 11 de julho do corrente ano, para cumprir agenda em diversos órgãos.

Autorização de Viagem n° 55, de autoria do vereador Professor Luiz Fernando, a Porto Alegre, nos dias 13, 14, 15 e 16 de julho, para agendas com deputados estaduais , federais e com secretários estaduais.

Expediente Nobre

O Parlamento Municipal de Santa Maria, através do vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), concedeu homenagem ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICA), por meio do espaço Expediente Nobre, pela celebração de 20 anos de fundação da entidade. O proponente destacou o importante trabalho de ressocialização de crianças e jovens realizado pela entidade. “Ousaram plantar sementes de esperança em terrenos que muitos consideravam áridos”. Disse que o trabalho do CEDEDICA é muito mais profundo, é o resgate da identidade de jovens e adolescentes. Afirmou que mais de 1000 adolescentes e jovens passaram pelo programa nos 20 anos de existência, realizando várias atividades, como cursos de profissionalização.

A gestora do CEDEDICA, Ediane Oliveira, acompanhada de vários colegas, utilizou a tribuna e manifestou que “este reconhecimento não é apenas um tributo a nossa instituição, mas a todos, que ao longo de duas décadas, dedicaram suas vidas à causa da infância e da adolescência em nossa cidade”. Disse que, ao longo de 20 anos, observaram a mudança de vários jovens beneficiados pelo serviço prestado pela entidade. A gestora pontuou que muitos adolescente têm problemas familiares, com a lei e até psicológicos. E afirma que as duas décadas de trabalho desenvolvido pelo CEDEDICA foram fundamentais na vida de cerca de 1000 crianças e adolescentes que passaram pela entidade.

Tribuna Livre

O integrante do 2º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do RS - CPERS/SINDICATO, Gilmar Nunes Corrêa, utilizou o espaço Tribuna Livre para abordar sobre a política educacional no estado do Rio Grande do Sul. O dirigente sindical disse que quem pensa a educação no estado não são os professores, mas sim o setor empresarial. Pontuou que tal setor visa somente o lucro. “Nós temos vivido, no último período, muitas agruras na educação gaúcha”. Relatou que a política instituída pelo governador Eduardo Leite (PSD) é a privatização de 99 escolas como um projeto piloto. “Nós temos o império da ditadura do capital dando as cartas na educação pública”.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: João Victor Souza

08/07/2025

Nesta terça-feira (08), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos recebeu o artista e professor do Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gustavo Duarte, que questionou o colegiado quanto à retirada da exposição “Sua Santidade: Santa Idade”, que ocorreu ainda no fim do mês de junho, e que estava exposta junto à Sala Eduardo Trevisan, no hall do Parlamento.

A administração da Casa retirou a referida exposição em decorrência de uma obra, que está em andamento no teto do banheiro feminino, localizado próximo à Sala Eduardo Trevisan, o qual foi danificado por consequência das fortes chuvas no mês de junho. Em decorrência disso, foi necessária a retirada da exposição para preservar as obras e manter a integridade da mesma.

Parecer aprovado
O parecer do Projeto de Lei 9971/2025, que considera de Utilidade Pública Municipal a Associação Somando Forças (ASSFOR) teve a sua tramitação aprovada. O relator, Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB) opinou em seu parecer pela normal tramitação, o qual foi aprovado pela comissão. 

 

Distribuição de proposição
O Projeto de Lei 9972/2025 https://cmsantamaria.cittatec.com.br/portal-legislativo/proposicoes/texto-original/178566, que dispõe sobre a criação do Programa Infância sem Racismo no município de Santa Maria, foi distribuído para a relatoria do vereador Luiz Carlos Fort (PP), que tem até 14 dias para exarar parecer sobre esta matéria.

 

Em reunião realizada no dia 01 de julho, no Plenarinho da Câmara, este colegiado aprovou a tramitação de seis projetos de lei e distribuiu uma matéria para relatoria legislativa.

Tramitação aprovada

- Projeto de Lei 9963/2025 – Inclui no calendário oficial de eventos do município de Santa Maria o Festival Gastronômico “Gastro Bussines”;

- Projeto de Lei 9887/2025 – Institui a Campanha de Combate ao Etarismo no Município de Santa Maria e dá outras providências;

- Projeto de Lei 9956/2025 – Institui e inclui no calendário oficial de eventos do município o evento “Caminhada do Amor” , a ser realizado este ano no mês de outubro;

- Projeto de Lei 9948/2025 - Institui no âmbito do município de Santa Maria o Programa Municipal de Inclusão no Mercado de Trabalho para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica;

- Projeto de Lei 9922 – Altera a Lei n° 6393/2019, de 07 de outubro de 2019, para prever o Projeto Banco Vermelho, ações de conscientização em lugares públicos e premiação de projetos  no âmbito do Agosto Lilás, mês destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. 

- Projeto de Lei 9950/2025 – Cria o Programa Acolhe Inverno no âmbito de Santa Maria e dá outras providências.

Projeto distribuído

- Projeto de Lei 9971/2025 – Considera de Utilidade Pública Municipal a Associação Somando Forças (ASSFOR). Relator: Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB). 

08/07/2025

A CPI da Água esteve, nesta terça-feira (8), na localidade de Passo do Macaco, zona rural, para realizar o primeiro trabalho de campo do colegiado. Os parlamentares – Sergio Cechin (PP), presidente; Adelar Vargas/Bolinha (MDB), vice-presidente; e Guilherme Badke/Manequinho (Republicanos) – acompanharam as atividades que estão sendo executadas pelas equipes da Corsan/Aegea para concluir a interligação das novas adutoras em construção no Rio Ibucuí.

A meta é que as três novas adutoras, com tubulação de 600 milimetros, possibilitem a captação e condução da água do rio até a Estação de Tratamento da Água (ETA) da Vila Vitória. Uma vez concluída, a obra deverá assegurar uma maior estabilidade ao abastecimento de água no município. O presidente da CPI da Água, Sergio Cechin (PP), avalia que a largada dos trabalhos deve primar pela busca de respostas aos questionamentos mais recorrentes da sociedade, como, por exemplo, a falta de água.

A gestora da Unidade da Corsan, Andreia Zanini, enfatizou que os trabalhos da companhia - mobilizam dezenas de trabalhadores - para viabilizar a conexão das outras duas adutoras, de 350 milímetros, que também estão sendo instaladas sob o leito do rio. No entanto, ela ressalva que, até a conclusão dessas etapas, as regiões mais distantes e em áreas mais altas do município podem enfrentar oscilações na pressão ou desabastecimento. A nova travessia conta com tubulação reforçada, protegida por estruturas de ferro e concreto, para reduzir riscos de rompimentos futuros, explica Andreia.

Os trabalhos do colegiado, com duração inicial de 90 dias, preveem um leque de atuação da CPI da Água, que está estruturado nos seguintes eixos: investigar o contrato firmado entre Prefeitura e Corsan/Aegea; licitação para abertura feita para a construção da obra da adutora para trazer mais água da barragem Rodolfo Costa e Silva para resolver a falta de água em Santa Maria; PPCI de hidrantes e investigar possível descumprimento das obrigações previstas no contrato.

 

Texto e fotos: Marcelo Martins

08/07/2025

Na manhã desta terça-feira (08), a Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente esteve reunida no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria. A reunião ordinária teve o objetivo de abordar a falta de pediatra no turno da noite no Pronto de Atendimento (UPA) 24 horas. 

A questão foi levantada no colegiado pelo vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo), o qual relatou preocupação sobre a ausência dos profissionais especialistas em atendimento a crianças no período noturno na UPA, o que estaria acarretando uma superlotação no Hospital Universitário de Santa Maria. O vereador explicou que há uma notificação estadual indicando o aumento de síndromes respiratórias, especialmente em crianças, e, por isso, a busca por atendimento tem sido mais frequente. “Recebemos uma demanda relativa às escalas dos pediatras nos pronto-atendimentos. Tivemos uma onda de frio no início de julho, e sabemos que o nosso inverno segue até agosto. E o município precisa estar preparado para caso venha uma nova onda de internações”, pontuou o vereador. 

Como encaminhamento, a comissão irá agendar uma reunião com a gestora do UPA, Liliane Pereira, e com o fiscal do contrato firmado entre município e a instituição de saúde com o objetivo de reivindicar pediatras na unidade.

NOVAS DEMANDAS: Os vereadores Valdir Oliveira (PT) e Fort (PP) solicitaram que a comissão trate sobre o aumento dos casos de tuberculose e hanseníase no município. Diante disso, o colegiado irá convidar à secretaria municipal de Saúde para esclarecer sobre as medidas de prevenção e tratamento para essas doenças no âmbito local. 

Fazem parte da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente os vereadores Givago Ribeiro (PSDB), Fort (PP), Professor Luiz Fernando (PDT), Luiz Roberto Menegheti (Novo), Marcelo Bisogno (UB), Sidinei Cardoso (PT) e Valdir Oliveira (PT). 

Texto: Camila Porto

Fotos: Gustavo Nuh (estagiário de jornalismo)

08/07/2025

Na reunião ordinária desta terça-feira (8), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) distribuiu dez projetos para relatoria e, além disso, três matérias receberam parecer pela normal tramitação.

PROJETOS DISTRIBUÍDOS:

Projeto de Lei nº 9990, de autoria do vereador Luiz Fernando Lemos, que denomina as ruas do Loteamento Residencial e Comercial Bela Vista, no bairro Camobi. Relator: vereador Givago Ribeiro (PSDB);

Projeto de Lei nº 9985, de autoria do vereador Guilherme Badke, que Cria o programa de atenção às pessoas portadoras do transtorno de acumulação compulsiva de animais no âmbito do Município de Santa Maria. Relator: vereador Valdir Oliveira (PT);

Projeto de Lei nº 9986, de autoria Ver. Tony Oliveira, que  dispõe sobre a disponibilização do carnê de IPTU em Braille para os contribuintes com deficiência visual. Relator: vereador Werner Rempel (PC do B);

PARECERES PELA NORMAL TRAMITAÇÃO:

Projeto de Lei nº 9952, de autoria da vereadora Alice Carvalho, que cria o Dossiê Mulher Santa-mariense na forma que especifica e dá outras providências. Relator: vereador Werner Rempel (PC do B);

Projeto de Lei nº 9912, de autoria da vereadora Marina Callegaro, que institui o Programa “Elas Empreendem Santa Maria” de Incentivo ao Empreendedorismo Feminino no município de Santa Maria- RS. Relator: vereador Sergio Cechin (Progressistas);

Projeto de Lei nº 9973, de autoria da vereadora Helen Cabral, que institui o Dia Municipal do Vegano e da Vegana e a Semana da Consciência Vegana no Município de Santa Maria/RS, e dá outras providências.  Relator: vereador Givago Ribeiro (PSDB);

Projeto de Lei nº 9988, de autoria do vereador Werner Rempel,  que institui a campanha de conscientização sobre os riscos de vícios associados a jogos de azar e apostas online (Bets) no Município de Santa Maria e dá outras providências. Relator: vereador Valdir Oliveira (PT)

Projeto de Lei nº 9975, de autoria do vereador Luiz Roberto Meneghetti, que Institui a obrigatoriedade de divulgação pública de informações relativas às transações imobiliárias tributadas pelo ITVBI – Imposto sobre Transmissão "inter vivos" de Bens Imóveis no âmbito do Município de Santa Maria/RS. Relator: vereador Tony Oliveira (Podemos)

 Projeto de Lei nº 9984, de autoria do vereador Guilherme Badke, que institui o Programa "AMIGO PET" nas escolas do Município de Santa Maria e dá outras providências. Relator: vereador Werner Rempel (PC do B);

Projeto de Lei nº 9977, de autoria da vereadora Helen Cabral, que fica assegurado o uso do nome social em solenidades e eventos culturais do Município de Santa Maria. Relator: vereador Tony Oliveira (Podemos);

Projeto de Lei nº 9974, de autoria do vereador Luiz Roberto Meneghetti, que Institui o Programa Municipal “Santa Maria em Movimento” de incentivo ao esporte, lazer e mobilidade ativa, autoriza o fechamento temporário de vias urbanas, e dá outras providências. Relator: vereador Givago Ribeiro (PSDB);

Projeto de Lei nº 9997, de autoria Ver. Luiz Carlos Fort, que Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Santa Maria, anualmente, o mês "JUNHO VIOLETA", de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa e dá outras providências. Relator: vereador Valdir Oliveira (PT);

Projeto de Resolução Legislativa nº 07, de autoria dos vereadores Alice Carvalho da Silva dos Santos, Helen Cabral, Luiz Fernando Cuozzo Lemos, Marina Callegaro, Sidinei Cardoso Pereira, Tubias Calil, Valdir Oliveira e Werner Rempel, que propõe alterações nas redações dos artigos 84, 177 e 190 da Resolução Legislativa nº 9/2012 (Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Santa Maria/RS), para democratizar e garantir o devido processo legislativo,  assegurando  a independência  do  Poder Legislativo  e  o respeito  às prerrogativas dos (as) Vereadores (as). Relator: vereador Sergio Cechin (Progressistas).

O colegiado é presidido pelo vereador João Ricardo Vargas (PL), tendo como vice-presidente o vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos). Também integram a comissão os vereadores Givago Ribeiro (PSDB), Sergio Cechin (Progressistas), Werner Rempel (PCdoB), Valdir Oliveira (PT) e Tony Oliveira (Podemos).

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: João Victor Souza

08/07/2025

Instalada no último dia 3 de julho, a CPI da Água realizou, nesta segunda-feira, a primeira reunião de trabalho do colegiado. Composta pelos vereadores - Sergio Cechin (PP), presidente; Adelar Vargas/Bolinha (MDB), vice-presidente; Guilherme Badke/Manequinho (Republicanos), relator -, a comissão parlamentar já apresentou um detalhado cronograma de atividades que se inicia nesta semana, inclusive, com diligências externas e com a expedição de ofícios que deem resposta à Comissão Parlamentar de Inquérito.

Também foi deliberado pelo Colegiado o chamamento de diversos responsáveis para prestar depoimento perante à CPI, cujo o calendário será divulgado nos próximos dias para assegurar a regularidade das intimações.

Neste momento inicial, a CPI da Água já aprovou à requisição de informações e documentos ao Executivo municipal; à própria Corsan; ao Ministério Público (MP-RS), à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e ao Procon. O relator do colegiado, Guilherme Badke/Manequinho, explica que a meta é ter assertividade e celeridade “sem atropelos, mas sem morosidade”.

À frente da CPI da Água, o presidente Sergio Cechin sinaliza que, após se estar de posse deste conjunto de pedidos de informação, será possível, por exemplo, verificar eventuais descumprimentos parciais ou totais das obrigações previstas no contrato estabelecido entre o Executivo municipal e a Corsan.

Da mesma forma, o vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito avalia que as respostas que a CPI da Água busca serão obtidas dentro do prazo estipulado. Ele adianta que os trabalhos não ficarão restritos às oitivas e à verificação dos pedidos de resposta, mas que a CPI fará vistorias e diligências nos mais variados pontos de Santa Maria - do campo à cidade - para se verificar a situação real com que os santa-marienses se deparam e reportam à Casa do Povo.

OBJETO DA INVESTIGAÇÃO

Os trabalhos, com duração inicial de 90 dias, preveem um leque de atuação da CPI da Água, que está estruturado nos seguintes eixos: investigar o contrato firmado entre Prefeitura e Corsan/Aegea; licitação para abertura feita para a construção da obra da adutora para trazer mais água da barragem Rodolfo Costa e Silva para resolver a falta de água em Santa Maria; PPCI de hidrantes e investigar possível descumprimento das obrigações previstas no contrato, conforme Resolução Normativa nº 66/2022 e o Termo Aditivo para Adequação do Contrato de Programa nº 289 ao Regime de Concessão de Serviços Públicos e Outras Avenças e respectiva Consolidação.

Texto: Marcelo Martins

Foto: divulgação CPI

04/07/2025

Na sessão desta quinta (03), os parlamentares aprovaram novo membro para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corsan, um projeto, com respectiva emenda, uma moção e duas autorizações de viagem. Os espaços Expediente Nobre e Tribuna Livre também foram utilizados.

CPI da Corsan

A CPI da Corsan, considerando a renúncia como membro da comissão da vereadora Alice Carvalho (PSOL), através do ofício nº106/2025, protocolo 9086, escolheu um novo membro. Com 7 votos, o vereador Adelar Vargas, o Bolinha (MDB), foi escolhido para ocupar o cargo de vice-presidente do colegiado. Os demais parlamentares que compõe esta instância são Sergio Cechin (PP), presidente, e Guilherme Badke, o Manequinho (Republicanos), como relator.

Projeto aprovado

O Projeto de Resolução Legislativa n° 03, que cria a seção XII, do capítulo XI, do título II, do Regimento Interno da Câmara Municipal, disciplinando a constituição “das frentes parlamentares”, e altera a Resolução Legislativa nº 09/2012 foi aprovado. A matéria é de autoria do vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo). O presente Projeto de Resolução Legislativa tem por objetivo aprimorar o Regimento Interno da Câmara  Municipal  de Santa  Maria,  disciplinando a constituição das Frentes Parlamentares e otimizando sua formalização.  
Conforme a justificativa da proposição, “atualmente, conforme o regramento atual, disciplinado pela Resolução de Mesa nº 01/2019, a constituição das Frentes Parlamentares demanda deliberação do Plenário,  com  quórum de  maioria  simples e  requerimento assinado por, no mínimo,  três  vereadores de  três  partidos diferentes.  Não  havendo qualquer previsão nesse sentido no Regimento Interno da Casa. Esse procedimento, embora busque garantir a pluralidade, tem alongado desnecessariamente às discussões em Plenário sobre a simples formalização das frentes, desviando o foco dos debates legislativos e comprometendo a eficiência e a economicidade do processo legislativo. Dessa forma,  às discussões em Plenário sobre a simples formalização das frentes, desviando o foco dos debates legislativos e comprometendo a eficiência e a economicidade do processo legislativo. Ou seja, a presente proposta visa modernizar e desburocratizar esse procedimento, permitindo que a constituição das Frentes Parlamentares ocorra por  ato  de  ofício do Presidente da Câmara Municipal, sem necessidade de deliberação  e  discussão em  Plenário, desde que preenchidos os requisitos regimentais mínimos”. 

Uma emenda a essa matéria também foi aprovada. A proposição faculta, “no momento da leitura em plenário, a discussão pelo autor do requerimento da frente e por um vereador contrário, quando houver inscrição, pelo tempo regimental", como acontece, atualmente, nos debates das moções. 

Constituição de comissão especial

Durante a sessão, foi aprovada a constituição de Comissão Especial para analisar o PLC nº 009/2025, que altera a Lei Complementar n° 125, de 15 de março de 2019, para incluir dispositivo que veda a aplicação de contrapartidas financeiras oriundas da regularização de edificações em áreas construídas já contempladas com carta de habitação ou certidão de regularização. O colegiado ficou composto da seguinte forma: Givago Ribeiro (PSDB), presidente, Sidi Cardoso (PT), vice-presidente, e Luiz Roberto Meneghetti (Novo), relator.

Moção aprovada

A Moção de Apoio a inclusão dos Fundos dos Direitos da Mulher em âmbito nacional, estadual, municipal e distrital na Legislação Federal, que permite a destinação de parte do imposto de renda das pessoas físicas e jurídicas, de autoria do vereador Luiz Carlos Fort (PP), foi incluída na ordem dia e aprovada pelos parlamentares.

Autorizações de viagens aprovadas

Autorização de Viagem nº 52 – A Comissão Especial criada para acompanhar as obras de reconstrução da ponte sobre o Arroio Grande, no KM 227, e de melhorias na RSC 287 solicita autorização de viagem a Porto Alegre, no dia 13 de julho.

Autorização de Viagem nº 53 - Os Vereadores Adelar Vargas, o Bolinha, e Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), que subscrevem, na forma regimental, requerem autorização para realizar viagem a Porto Alegre, nos dias 08, 09, 10 e 11 de julho do corrente ano, para cumprir agenda em diversos órgãos.

Expediente Nobre

O Parlamento Municipal Santa-mariense, através do vereador Professor Luiz Fernando (PDT), homenageou as ONGs, associações, grupos organizadores e protetores independentes que atuam na causa animal em Santa Maria. O proponente manifestou que o Expediente Nobre serve para que a Câmara possa agraciar quem presta serviços à comunidade. “Pessoas, que de forma invisível cuidam, alimentam, castram, recuperam e garantem dignidade a centenas de animais abandonados em nossa comunidade”. O edil disse que tais grupos realizam esse trabalho sem esperar nada em troca e porque acreditam no que fazem, ocupando um papel que, muitas vezes, deveria ser do Estado.

A integrante do Projeto Zelo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fabiana Stecca, de cuidado animal e educação, disse que, infelizmente, Santa Maria ainda é um município que tem muitos animais nas ruas. “Santa Maria precisa mudar”. Relatou também que os animais sofrem com os maus-tratos e abandonos. “Os animais são seres sencientes”. E, por isso, precisam ser defendidos pelos protetores que atuam no município. 

Tribuna Livre

O presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Santa Maria, Rogério de Vargas Rosado, utilizou a Tribuna Livre para tratar sobre o recurso para merenda escolar. O orador informou que, em 2009, foi criado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é um complemento do governo federal ao valor destinado pelos municípios à merenda escolar. Rosado argumentou que, até 2021, o município não destinava recursos próprios para esse serviço. Mas que, numa articulação foi conquistado, para 2022, um aporte de R$ 500 mil. E tal valor aumentou para R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão nos dois anos seguintes. E que, neste ano, o município destinaria somente R$ 100 mil para a merenda escolar. Depois de uma articulação, o valor foi aumentado para R$ 800 mil. “Muitas crianças tem essa alimentação como a única alimentação do dia”. Solicitou ao Poder Legislativo para que possa aumentar esse valor. Disse que por estudo feito pelo conselho, seriam necessários R$ 6 milhões anuais para suprir essa necessidade. Reivindicou que seja elaborada legislação, como um projeto sugestão ao Poder Executivo, determinando um percentual fixo no orçamento para a merenda escolar.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Gustavo Nuh

04/07/2025

Com a proposta de contar um pouco das trajetórias pessoal e profissional de nomes ligados à sociedade santa-mariense, o programa Retrato Público, conduzido pela jornalista da Diretoria de Comunicação Social (DCS), Camila Porto, na TV Câmara (canal aberto 18.2), retoma as entrevistas ao trazer nomes com contribuição junto aos mais variados setores e segmentos do município.  A veiculação se inicia nesta sexta-feira (4) e, a cada semana, será liberado um episódio que pode ser conferido na TV Câmara (canal aberto 18.2) e também no YouTube (TV Câmara Santa Maria).

Os programas, com tempo médio de 30 minutos, abordam capítulos específicos dos entrevistados à frente das instituições que representam. O Retrato Público visa rememorar a ligação dessas personalidades com Santa Maria.

Confira, abaixo, quem são os entrevistados desta primeira rodada do programa, e a data de veiculação das entrevistas.

 

Martha Adaime
Atual vice-reitora da UFSM
Eleita recentemente reitora da instituição
Quem é: Com 30 anos de gestão universitária, é professora, graduada em Química Industrial pela UFSM, com doutorado pela Unicamp. É a primeira mulher a comandar a UFSM em 64 anos de história. 
Data de estreia: 4 de julho (sexta-feira)

 

Loraci Flores de Lima
Desembargador do TRF-4
Quem é: formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, é desembargador do TRF-4 desde novembro de 2022. Atuou como juiz na Operação Rodin, que investigou uma fraude milionária nos cofres do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Presidente da 8ª turma do TRF 4ª Região e atual relator dos processos relacionados à operação Lava-jato naquele tribunal.
Data de estreia: 11 de julho (sexta-feira)

 

Ademir José da Costa 
Quem é: presidente do Sindilojas de Santa Maria e vice-presidente de Comércio Varejista da Fecomércio-RS 
Data de estreia: 18 de julho (sexta-feira)

 

Andrei Nunes Lacerda
Quem é: Empresário e atualmente é o presidente da Cacism
Data de estreia: 25 de julho (sexta-feira)

 

Elizabeth Flores
Quem é: empresária do varejo e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Data de estreia: 1º de agosto (sexta-feira)

 

Pedro Saccol
Quem é: empresário, é presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm). Anteriormente, esteve à frente do Serviço Social do Comércio (SESC) da região.
Data de estreia: 8 de agosto (sexta-feira)

 

Arte: Graciane Lorenzi (estagiária)

Texto: João Victor Souza (estagiário)

Revisão: Marcelos Martins (jornalista )

Página 1 de 77


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços