Na tarde desta sexta-feira (7), o presidente interino do Parlamento de Santa Maria, Rudys Confirmadíssimo (MDB), esteve reunido com o prefeito municipal, Rodrigo Decimo (PSDB), e com a vice-prefeita, Lúcia Madruga (PP). Durante o encontro, que ocorreu no 7º andar do Centro Administrativo Municipal, o vereadores e os gestores do Executivo local trataram de temas relacionados às pautas da saúde, da infraestrutura e do desenvolvimento social e políticas afirmativas e inclusivas à comunidade LGBTQIAPN+.
“Ainda que eu esteja de interino (da presidência da Câmara), a vinda aqui é para apresentarmos pleitos e darmos possíveis encaminhamentos a essas demandas com nosso prefeito Rodrigo Decimo e com a nossa vice-prefeita, a professora Lúcia Madruga”, relatou Rudys.
Ao fim da agenda, que foi acompanhada pela secretária de Governança, Carolina Lisowski, o prefeito Rodrigo Decimo sinalizou em atender, dentro do possível, as pautas do presidente interino do Legislativo.
Fotos: Breno Surreaux/PMSM
Na manhã desta sexta-feira (7), o presidente interino da Câmara de Vereadores, Rudys Confirmadíssimo (MDB), recebeu a visita do diretor de Futebol do Inter-SM, Francisco Resende (Chiquinho), e do diretor geral do time, Marcos Vinicius Pedroso, que também é presidente da Associação Parceiros do Clube do Coração. O encontro teve objetivo de solicitar o apoio da Casa para os novos projetos do clube e apresentar os resultados do trabalho realizado pelo Inter-SM.
O Inter-SM oferece de forma gratuita o acesso de crianças e adolescentes ao futebol profissional, por meio de projetos sociais o clube trabalha muitos mais que as regras do futebol mas também valores éticos com os atletas.
“Nós temos em nossa equipe um psicólogo que atende os jogadores, porque é muito importante prestar esse tipo de atenção a eles. E assim, nós podemos ver os resultados na socialização deles na comunidade e dentro da escola sendo mais disciplinados, inclusivos, respeitando a hierarquia, valores que são aprendidos no futebol”, pontuou Chiquinho.
Durante a agenda algumas demandas foram levantadas pelos representantes do clube, como a necessidade de incentivo financeiro para o time e a criação de um centro de treinamento para os jogadores.
“Eu valorizo muito o Inter-SM por todo o trabalho social que realiza com nossos jovens, por ser um dos primeiros clubes a receber a comunidade LGBTQIAPN+ por meio da torcida maré vermelha. Por isso, estamos sempre de portas abertas para ouvir e auxiliar naquilo que for preciso para que o trabalho siga sendo realizado”, afirmou Rudys.
Texto: Tatiane Paumam (estagiária de Jornalismo)
Fotos: Gustavo Nuh
A TV Câmara Santa Maria deu a largada na realização de uma série de entrevistas com os secretários da gestão Rodrigo Decimo (PSDB)/Lúcia Madruga (PP). A rodada de sabatina ocorrerá com os 24 nomes que estão à frente das pastas da prefeitura. O primeiro entrevistado, na manhã desta sexta-feira (7), foi o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi.
As entrevistas - que terão a condução do jornalista do quadro da Diretoria de Comunicação Social, Mateus Azevedo - serão gravadas durante o mês de fevereiro. O material na íntegra será veiculado no mês de março dentro da programação da TV Câmara (canal 18.2) e no canal do YouTube (TV Câmara Santa Maria).
“Com esse programa, a TV Câmara vai proporcionar que a comunidade compreenda a função de cada secretaria. Também vai ser um espaço para que cada pasta possa mostrar as atividades desenvolvidas, além do planejamento de ações futuras”, avalia o chefe de Divisão da TV Câmara, o jornalista Robson Brilhante.
Durante as entrevistas, serão abordadas as especificidades bem como desafios e metas dos titulares à frente da pasta.
Representantes da Câmara de Vereadores e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social estiveram reunidos para alinhar eventuais políticas de enfrentamento à pobreza e que deem respaldo àquelas pessoas em condições de vulnerabilidade social. O presidente do Parlamento, Rudys Confirmadíssimo (MDB), e o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Gustavo Segabinazzi Saldanha, trataram do cenário local e do quão impactada Santa Maria foi, nos últimos anos, desde a pandemia até os mais recentes eventos climáticos adversos.
Uma das questões que o presidente interino colocou ao representante do Piratini é quanto à urgência de Santa Maria viabilizar um Centro POP, que é uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua.
“As pessoas em vulnerabilidade são as que menos têm acesso aos serviços de proteção social, precisamos mudar essa realidade”, observou Rudys.
O representante do Executivo gaúcho fez uma explicação detalhada e técnica acerca das atribuições da pasta e do que Santa Maria pode se habilitar a buscar recursos tanto do governo do Estado quanto da União. O secretário-adjunto colocou a SDS à disposição tanto do Legislativo municipal quanto da prefeitura para auxiliar a cidade no pleito específico de um Centro POP.
“A exemplo de Pelotas, Caxias do Sul, Canoas, que já contam com o Centro POP, Santa Maria também deve buscar esse serviço de referência”, enfatizou Saldanha.
Da reunião, Rudys sinalizou que irá procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para agilizar esse pleito junto ao governo do Estado.
RADIOGRAFIA
De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, houve em Santa Maria um aumento de 23% no número de pessoas em situação de rua. O período observa ao ano de 2024. A efeito de comparação, a média estadual foi de 9% no mesmo período.
Fotos: Gustavo Nuh
Assegurar dignidade e acolhimento humanizado junto à comunidade LGBTQIAPN+ foram os temas das pautas, na manhã desta quinta-feira (6), na Sala da Presidência. O presidente Rudys Confirmadíssimo (MDB) recebeu a assistente social Luciana Wolf Tessele, que atua junto ao Ambulatório Transcender. Ela relatou a necessidade de uma atenção maior do poder público para que a unidade possa avançar em outras frentes como, por exemplo, contar com o atendimento de urologista e de ginecologista, o que, atualmente, inexiste.
“O ambulatório é a porta de entrada, é ali onde eles devem se dirigir. Santa Maria tem esse serviço que é referência e o que queremos é, cada vez mais, melhorar e dar esse atendimento humanizado e qualificado”, avaliou a assistente social.
Há três anos em funcionamento, o Ambulatório Transcender atende, em média, 150 pessoas ao oferecer acompanhamento clínico, psicológico, psiquiátrico. Porém, no momento, não há mais equipe de enfermagem na unidade. O receio, segundo ela, é de uma precarização dos serviços.
Luciana demonstrou ao presidente Rudys preocupação com a dificuldade de inserção do público trans no mercado de trabalho. Ela pediu a ajuda institucional do Parlamento para viabilizar agendas e conversas com a unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e com pastas correlatas junto à prefeitura para auxiliar na inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
Na sequência, o presidente Rudys recebeu o psicólogo Thadeu de Oliveira Lucca, que está à frente do Ambulatório Trans Estadual. O profissional adiantou ao presidente do Legislativo que há uma expectativa quanto à federalização da unidade, que funciona junto ao Hospital Casa de Saúde. Esse é um importante avanço, até porque, uma vez concretizada essa etapa, o Ambulatório Trans Estadual passaria a contar com recursos da União, além do que já é aportado pelo governo do Estado.
O psicólogo pontuou a urgência de o poder público ofertar hormônios para pacientes trans e travestis já em acompanhamento.
“A meta é ofertar a terapia hormonal com assistência qualificada. É fundamental enxergar o ser humano em sua integralidade. É necessário possibilitar o acesso ao tratamento hormonal sem que o paciente se exponha a riscos importantes à sua saúde”, avaliou o psicólogo.
A unidade estadual de Santa Maria é a primeira do Rio Grande do Sul e é referência para 147 municípios gaúchos. Além de Santa Maria, Pelotas e Canoas contam com ambulatórios trans próprios custeados pelo Piratini. Sendo que, aqui, são 210 consultas mensais e uma média de 400 atendimentos fixos.
Ao fim das duas agendas, o presidente do Parlamento reiterou que fará o possível para que o Legislativo não negligencie essas pautas.
“Toda pessoa independentemente da cor, credo, religião, opção sexual, deve ter assegurada a dignidade e um tratamento humanizado. E o Legislativo deve estar atento para que isso ocorra”, avaliou o presidente da Casa.
Fotos: Luísa Monteiro
A Câmara de Vereadores de Santa Maria passa, a partir desta terça-feira (4), a ser presidida pelo vereador Rudys Confirmadíssimo (MDB). Na ocasião, esta é a primeira vez que o vereador assume o cargo de presidente do Legislativo municipal, isso porque o titular do parlamento, o vereador Admar Pozzobom (PSDB), estará de férias pelos próximos 10 dias.
Ainda pela manhã, Rudys Confirmadíssimo destacou que pretende trabalhar em pautas já conhecidas no município, essas relacionadas ao esporte, inclusão, diversidade e questões estruturais, tais como a situação da água no município, das vias públicas e a fiação em postes da cidade.
Rudys Confirmadíssimo está em seu segundo mandato consecutivo como vereador, o primeiro ocorreu na legislatura de 2021-2024. Desde então, Rudys Confirmadíssimo tem atuado em diversas frentes no Legislativo Municipal.
Texto: Gustavo Nuh (estagiário de Jornalismo)
Fotos: Luísa Monteiro
A sessão solene que deu posse ao presidente da Assembleia Legislativa (AL-RS) para o biênio 2025-2026, Pepe Vargas (PT), foi prestigiada pelo Parlamento santa-mariense, que ocorreu na última segunda-feira (3) em Porto Alegre. À frente do comando da Casa, o vereador Admar Pozzobom (PSDB), esteve no ato em que o deputado estadual petista foi conduzido à presidência da AL com 47 votos favoráveis e apenas um contrário.
“O Parlamento santa-mariense não é uma ilha. Estar aqui independentemente de quem fosse e da sigla carrega é um compromisso de o Legislativo santa-mariense mostrar que está à disposição da Assembleia Legislativa gaúcha”, observou Admar.
Pepe assumiu no lugar de Adolfo Brito (PP), que presidiu o Parlamento em 2024. Pelo acordo pluripartidário, que a AL-RS observa, as maiores bancadas se revezam no comando do Legislativo gaúcho. Para 2026, último ano da atual legislatura, o Republicanos presidirá a Casa.
Fotos: Marcelo Martins
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB), se faz presente na manhã desta segunda-feira (3) na Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS) para o ato de entrega do livro histórico “O compromisso dos presidentes do Estado do Rio Grande do Sul’ ao memorial do Legislativo.
A obra que foi restaurada traz os compromissos de governadores e dos presidentes da Assembleia Legislativa período período de 1891 a 2022.
“O ato de hoje é a preservação da história do Rio Grande do Sul”, avaliou o presidente da AL-RS, deputado Adolfo Brito (PP).
À tarde, a partir das 14h, também na AL, o presidente Admar Pozzobom acompanha a sessão solene de posse do deputado estadual Pepe Vargas (PT), que é ex-prefeito de Caxias do Sul, que comandará o Parlamento gaúcho em 2025.
Na manhã desta sexta-feira (31), os vereadores que integram a Mesa Diretora estiveram reunidos com o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), e com a secretária de Governança, Carolina Lisowski. O encontro, que ocorreu no 7º andar do Centro Administrativo Municipal, foi para reiterar que o Legislativo se coloca à disposição do Executivo municipal para se somar aos pleitos que sejam de interesse da municipalidade. Estiveram presentes, os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), que preside o Parlamento, o vice-presidente da Casa, Rudys Confirmadíssimo (MDB), o líder do governo no Legislativo, Givago Ribeiro (PSDB), e, ainda, os parlamentares Alexandre Vargas (Republicanos) e João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas (PL).
A reunião, que durou cerca de duas. horas, também foi uma oportunidade de avaliar e mapear pautas que tenham correlação entre os dois poderes neste primeiro mês, que já se encerra, e que marca o começo da nova gestão municipal e também da atual legislatura.
À frente do Parlamento, o vereador Admar Pozzobom (PSDB) reiterou a necessidade de diálogo permanente entre as duas Casas e, sublinhou, a observância de ser mantida uma relação harmônica e de independência entre os poderes.
“Esse é um momento tanto de começo do novo governo quanto da nova legislatura. E nada mais razoável que estejamos, aqui, em busca de estreitar laços e de se buscar, ao observar a relação harmônica e independente entre os poderes, sempre o melhor para Santa Maria”, pontuou Admar Pozzobom.
O prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) enfatizou que a gestão municipal buscará, ao longo de todo o mandato, manter uma relação de diálogo permanente com o Legislativo.
“Sabemos que o Legislativo, que representa a totalidade da sociedade santa-mariense, quer o melhor para o município. E cabe a nós, enquanto gestores municipais, estarmos atentos aos pleitos e demandas que o Parlamento nos trouxer”, complementou Decimo.
Ainda participaram da reunião, Glauber Licker (Chefia de Gabinete da Presidência do Legislativo); Lucas Saccol Meyne (Procuradoria Jurídica Legislativa), Luciano Diehl (Secretaria de Gestão e Administração); Rodrigo Herte Teixeira (Secretaria Legislativa) e Marcelo Martins (Diretoria de Comunicação Social), que são cargos comissionados (CCs) da Mesa Diretora.
Fotos: Samuel Marques/PMSM
Na tarde desta quinta-feira (30), o Legislativo de Santa Maria marcou presença na palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que falou sobre “A governança pública e a gestão de transição”. A palestra, promovida pela Associação de Municípios da Região Centro (AMCentro) e com o apoio da prefeitura de Santa Maria, foi voltada aos gestores dos Executivos municipais e ocorreu na sede do LabCriativo. O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB), prestigiou o evento que, nas palavras do titular do Parlamento, “foi uma aula de entendimento sobre a coisa pública”.
Há duas décadas no TCU, Nardes falou sobre o início de mandato e os desafios que prefeitos e vice-prefeitos têm ao administrar, em regra, um orçamento necessariamente escasso, engessado e dependente da União. O ministro pontuou a necessidade de uma gestão focada e bem estruturada.
No tema específico da governança, Nardes alertou para que os gestores não trabalhem apenas no imediatismo na busca por resultados rápidos, mas que mirem em uma maior sustentabilidade a longo prazo. Em tom de alerta, o ministro deu o recado aos gestores: tenham um planejamento cuidadoso para os quatro anos de mandato.
Em uma espécie de tutorial sobre gestão pública, Nardes apresentou dez passos necessários para uma boa governança, são eles: organização interna, planejamento, supervisão, participação social, coerência das políticas públicas, transparência e uma permanente avaliação das ações.
Além do prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), e da vice-prefeita, Lúcia Madruga (PP), acompanharam a palestra mais de duas dezenas de gestores municipais de municípios das regiões central e fronteira-oeste.
QUEM É
Gaúcho de Santo Ângelo, Nardes é formado em Administração de Empresas e também é o fundador e embaixador da Rede Governança Brasil. Foi nomeado para o TCU em 2005. Filiado ao PP, ele exerceu dois mandatos de deputado estadual e três de federal, e, anteriormente, foi vereador.
A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) buscou a adesão do Legislativo municipal para viabilizar o aporte de um inédito Hub Logístico na Região Central do Estado. É ao observar a necessidade de criar um sistema integrado de transporte multimodal que a Adesm espera unir esforços para que a classe política e o Poder Legislativo sejam fiadores desse processo de transformação logística e, igualmente, de impulsionamento do desenvolvimento socioeconômico de Santa Maria e, por tabela, da Metade Sul do Rio Grande do Sul.
Em reunião com a Adesm na manhã desta sexta-feira (30), o presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB) sugeriu à agência a viabilização também de uma conversa com todos os vereadores para que tenham dimensão da pauta.
À frente da Adesm, Pedro Cezar Saccol Filho, solicitou que a iniciativa conte com o engajamento dos 21 vereadores. Também o acompanharam, Eduardo Biacchi (diretor financeiro da agência) e Evandro Behr (superintendente da Adesm).
Durante uma explicação técnica, Behr pormenorizou que, atualmente, há um projeto que conta com quatro fases para implementação, são eles: estudo inicial, estudo preliminar, projeto conceitual e implantação. Segundo ele, as duas maiores instituições de Ensino Superior de Santa Maria - UFSM e UFN - já sinalizaram quanto à viabilidade econômica de um Hub Logístico na região central.
O estudo, segundo ele, que envolveu uma equipe interdisciplinar de pesquisadores aponta para o caminho de Santa Maria ser “o endereço de um sistema integrado de transporte multimodal para otimizar rotas logísticas, conectar diferentes modais de transporte e criar um novo polo de crescimento industrial e econômico no Estado”.
Behr citou que Santa Maria deve mirar no exemplo do município mineiro de Extrema, onde foram viabilizados investimentos logísticos. De acordo com ele, o crescimento do PIB do município em duas décadas, entre 2002 e 2022, foi superior a 500%.
“Temos, aqui, uma centralidade geográfica aliado a um ecossistema de formação em excelência de capital humano e uma conexão estratégica com o Mercosul que nos colocam na obrigação de fazer acontecer esse Hub Logístico”, avaliou Behr
Com o objetivo de unir esforços, ajustar estratégias e compartilhar experiências, é que o Poder Legislativo e o Grupo Diário realizarão de forma conjunta o 1º Encontro de Presidentes das Câmaras de Vereadores da Região Central. A pauta foi o tema do encontro entre o presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), com o gerente geral do Grupo Diário, o jornalista Alexandre De Grandi, e com a coordenadora de Projetos do veículo de comunicação, Magliele Alves.
“Somos parceiros desta iniciativa que, no nosso entendimento, é de extrema importância. O Grupo Diário, mais uma vez, é vanguardista nisso. Fez, recentemente, um encontro com os gestores municipais que assumiram em 2025, e, agora, proporcionará essa troca entre os presidentes das Casas Legislativas da região”, pontuou Admar.
O jornalista Alexandre De Grandi comentou que esse encontro servirá como um fórum de planejamento para os próximos quatro anos das legislaturas dos Parlamentos e também para aprofundar assuntos relacionados às questões econômicas e sociais que cotidianamente chegam aos vereadores.
A atividade está prevista para ocorrer em 21 de fevereiro, na sede do Grupo Diário, a partir das 14h.
O vereador Admar Pozzobom (PSDB), que preside o Legislativo de Santa Maria, cumpriu agenda em Porto Alegre na última quarta-feira (29). A primeira parada do parlamentar foi na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, onde ele foi recebido pelo titular da pasta, o Gaúcho da Geral. Em pauta, Admar buscou a liberação de recursos que viabilizem investimentos na área para o município.
Na sequência, o vereador Admar Pozzobom esteve na Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders), entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), onde alinhou a busca por parcerias para a realização de eventos e de palestras que promovam a política da inclusão na Câmara de Santa Maria.
O ex-presidente do Legislativo Manoel Badke (UB), que atualmente é assessor parlamentar na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, acompanhou as agendas.
A Praça Saldanha Marinho foi, no fim da tarde da última segunda-feira (27), o cenário de encerramento das atividades que marcaram os 12 anos do incêndio da boate Kiss, que deixou 242 jovens mortos e mais de 600 pessoas feridas. O Parlamento santa-mariense esteve presente na programação que prestou, em mais um ano, homenagens às vítimas.
As atividades que contaram com conversas, bate-papos e orientações integraram a programação da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). À frente da associação, Flavio Silva, falou ao público e relembrou “a longa e extenuante jornada em busca de justiça”. Na sequência, o advogado da AVTSM, Pedro Barcellos, fez uma atualização referentes às questões jurídicas do caso Kiss. Também na Praça Saldanha Marinho, foi possível conferir a mostra “Sobrevivi para Lembrar”, do Coletivo Kiss: Que não se repita.
Além do presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), também este presente o vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo). O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), e a vice-prefeita, Lucia Madruga (PP), também acompanharam toda a atividade.
Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB), recebeu na manhã desta segunda-feira (27), o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz. O encontro foi institucional e serviu para falar sobre o trabalho da Polícia Civil no município.
Durante a agenda, ambos conversaram sobre as questões referentes à criminalidade em Santa Maria. Admar ressaltou que o Poder Legislativo está à disposição para contribuir no que for necessário com a Polícia Civil para dar enfrentamento àquelas demandas que o órgão de segurança julgue necessária a cooperação do Parlamento.
Acompanharam a agenda, o chefe do Gabinete da Presidência, Glauber Licker Rios, e o procurador jurídico Legislativo, Lucas Saccol.
Fotos: Gustavo Nuh
O presidente do Legislativo, o vereador Admar Pozzobom (PSDB), esteve reunido com Andrei Nunes, que está à frente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) nesta segunda-feira (27). Em pauta, ambos debateram questões relacionadas ao crescimento e desenvolvimento do município. O encontro, que ocorreu na Sala da Presidência do Parlamento, foi a primeira reunião institucional entre os representantes da Casa e da Cacism.
“Por toda representatividade que ela tem, a Cacism pode de forma conjunta com o Legislativo auxiliar na adoção de uma pauta desenvolvimentista”, observou Admar Pozzobom.
Andrei e Admar trataram de eventuais parcerias entre Cacism e Legislativo para o transcorrer deste ano.
Fotos: Gustavo Nuh