ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Comissão de Cidadania e Direitos Humanos recebe denúncia de racismo


  • 13/05/2025
  • 58 visualizações
  • Reunião de Comissão
  • Criado por: Mateus Azevedo em 13/05/2025
Compartilhe:

Na tarde desta terça-feira (13), no Plenarinho da Câmara, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realizou reunião ordinária. Na pauta, os parlamentares receberam uma suposta vítima de racismo e definiram a data da realização da Conferência Municipal LGBTQIAPN+.

A balconista Elizete Dias, que trabalha numa rede de farmácias de Santa Maria há 13 anos, relatou ao colegiado que no dia 26 de abril foi vítima de racismo de uma cliente. Elizete afirmou ter sido agredida verbalmente pela cliente que manifestou o seguinte: “não gosto de ser atendida por pessoas como você”. A balconista informou à comissão que questionou a cliente o que seriam “pessoas como você” e essa teria feito menção à cor da pele.

A suposta vítima declarou também que relatou o caso para seus superiores e que a empresa relativizou o caso, não lhe dando o suporte necessário. “Vocês não sabem a dor que foi sofrer o racismo da mulher”.

O vereador Rudys Confirmadíssimo (MDB) acredita que medidas para barrar casos de racismo são necessárias. “A gente sabe que muitas empresas se preocupam com o lucro e não com os seus colaboradores”. E a presidente do colegiado, Alice Carvalho (PSOL) disse que, infelizmente, acontecem muitos casos de racismo no município e que muitos nem são denunciados. A parlamentar deseja que a comissão consiga ajudar a suposta vítima para que se obtenha justiça e para que crimes de racismo não se repitam.

Deliberação

Como deliberação o colegiado definiu convidar integrantes do Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial (Compir) e da farmácia onde aconteceu o suposto crime de racismo para ouvir essas partes e debater alternativas para a promoção de políticas de conscientização antirracistas.

Conferência

A etapa municipal da conferência para debater políticas públicas para o público LGBTQIAPN+ será realizada no dia 28 de junho, a partir das 14h, no Plenário Coronel Valença. O colegiado, recentemente, criou uma subcomissão composta pelos vereadores Alice Carvalho, Rudys Confirmadíssimo e Marna Callegaro (PT) para organizar esse evento juntamente com a sociedade civil. Participaram da reunião os vereadores Alice Carvalho, presidente, Lorenzo Mazzini Pichinin (PSDB), vice-presidente, Adelar Vargas, Bolinha (MDB), Luiz Carlos Fort (PP), Marina Callegaro, Rudys Confirmadíssimo e Tubias Callil (PL).

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luísa Monteiro


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços