Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (28), os parlamentares aprovaram dois projetos de lei, duas autorizações de viagens e uma moção de congratulação. Ainda, constituíram uma comissão especial que irá analisar alteração no Regimento Interno da Câmara de Vereadores.
PROJETOS APROVADOS: Os vereadores apreciaram dois projetos de lei de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos). São eles:
- Projeto de Lei nº 9859/2024, o qual considera de Utilidade Pública Municipal a Associação Parceiros do Clube do Coração – APCC.Em sua justificativa, o autor da proposição destacou que a APCC promove a inclusão social, contribuindo para a formação integral de jovens atletas não profissionais.
- Projeto de Lei nº 9858/2024, que institui e inclui no calendário oficial a "Mateada Aviva Santa Maria" a ser realizada na primeira quinzena do mês de dezembro de cada ano, promovido na zona Sul da cidade. O autor do projeto ressaltou que o objetivo da matéria é o de incentivar a realização de eventos religiosos, culturais e sociais, que podem abranger palestras, debates, apresentações artísticas, ações sociais e atividades de assistência a comunidade em situação de vulnerabilidade social.
GRUPO DE TRABALHO: Os vereadores constituíram comissão especial para analisar o Projeto de Resolução Legislativa nº 17/2024, que altera a redação do art. 137 da Resolução Legislativa nº 09/2012.A matéria altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Santa Maria para atualizar a organização das Sessões Solenes promovidas pelo Poder Legislativo. Por indicação das bancadas, o colegiado ficou formado pelos vereadores: Admar Pozzobom (PSDB), Danclar Jesus Rossato (PSB) e Rudys Rodrigues (MDB).
RECONHECIMENTO: O vereador Alexandre Pinzon Vargas propôs o envio de Moção de Congratulação à Igreja Batista Betel pelos serviços prestados a comunidade Santa Maria. O requerimento foi acatado pelo Plenário.
VIAGEM PARLAMENTAR: Dois requerimentos de vereadores para se ausentarem das atividades parlamentares locais foram apreciados e autorizados. São eles:
- Autorização de viagem para Brasília/DF entre os dias 1º e 05 de dezembro de 2024. Autoria: vereador Juliano Soares (PSDB). Acompanhe a programação aqui.
- Autorização de viagem para Itaqui (RS) para no dia 3 de dezembro de 2024 para receber a honraria “Filho Ilustre de Itaqui”. Autoria: vereador Rudys Rodrigues (MDB). A viagem não terá ônus para a Câmara.
EXPEDIENTE NOBRE: Antes do início da Ordem do Dia, a Câmara realizou Expediente Nobre em homenagem aos 64 anos do Centro de Formação de Condutores Padre Réus. Na tribuna, o orador, vereador Danclar Jesus Rossato (PSB) falou sobre a importância do trabalho realizado pela empresa.
A Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou, na última quarta-feira (27), uma audiência pública da Comissão Especial para tratar do Projeto de Lei 9782/2024, de autoria do Executivo municipal, que visa regulamentar o Sistema de Transporte Público de Passageiros no município. Durante duas horas, os parlamentares que integram o colegiado - João Ricardo Vargas, Coronel Vargas (PL), proponente e presidente; Getúlio de Vargas, Delegado Getúlio (Republicanos), vice-presidente; e, por fim, Pablo Pacheco (PP), relator - debateram o tema com a sociedade e também com representações dos segmentos envolvidos na pauta.
À frente da Comissão Especial, o vereador Coronel Vargas, fez uma cronologia dos fatos e da chegada do PL 9782/2024 à Câmara, em abril deste ano, para a apreciação do Legislativo. Destacou que mesmo que tenha sido enviada em regime de urgência, a matéria é de extrema complexidade e exige ser debatida amplamente de forma a contemplar o maior número de reivindicações e pleitos possíveis.
“Trata-se de um tema de extrema relevância e de alta complexidade. Por tudo isso, não se pode fazer nada no afogadilho para que não tenhamos, depois, um modelo atravessado e, ainda, com mais falhas. A Câmara está ciente do seu papel e o fará de forma a clarear a pauta”, pontuou o coronel Vargas.
Também presente na audiência pública, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, pontuou que frente à tamanha complexidade que cerca essa inédita licitação, o Executivo municipal tem tido todo o cuidado possível para fazer com que haja um azeitamento a fim de que nada transcorra de forma açodada e equivocada.
“É um tema que carrega uma imensa responsabilidade, e não se trata meramente da gestão de transporte. Ela (licitação) traz reflexos à economia, ao próprio meio ambiente e, igualmente, à mobilidade urbana no seu mais amplo sentido”, resumiu.
Ponsi elencou que, ao longo de 2024, a prefeitura realizou 12 reuniões comunitárias para debater o tema. Citou ainda que a consulta pública, para a coleta de contribuições acerca da concessão da exploração do sistema do transporte coletivo, que foi de 1 a 20 de novembro, contou com 40 participações. Todo material, afirmou o secretário, devidamente coletado e remetido ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) ainda na última terça-feira (26).
“A parte da prefeitura quanto ao processo licitatório está concluída. Demos enfrentamento a toda parte técnica nesses últimos quatro anos. Todos os apontamentos feitos pelo TCE já foram ajustados. No momento, temos uma pendência, que é a aprovação da lei e, posteriormente, uma última análise do TCE. Findado isso tudo, poderemos lançar o edital da licitação”, explicou.
Presidente do Conselho Municipal de Transportes (CMT), Rodrigo Santos, afirmou que a maior preocupação do conselho é quanto à sistemática referente ao cálculo da tarifa. Segundo ele, foram reportados vários questionamentos quanto a isso à prefeitura, à Câmara, ao MP e ao TCE, mas, segundo ele, “todos sem resposta”.
O presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Luiz Fernando Maffini, comentou a preocupação dele “com alguns pontos específicos do Projeto de Lei”. Salientou que há, atualmente, uma precarização do sistema de transporte em todo o país e que “o modal só irá sobreviver com subsídio e com isenção de impostos”.
Rogerio Santos da Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários (Sitracover-SM), diz que a instituição foi alijada de participação do processo desde o primeiro momento em que se cogitou a realização de processo licitatório.
Também participaram da audiência pública os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), Alexandre Vargas (Republicanos), Marina Callegaro (PT) e Tubias Callil (PL).
A íntegra da audiência pública pode ser conferida no YouTube (TV Câmara SM).
Texto: Marcelo Martins
Fotos: Luísa Monteiro
Na tarde desta terça-feira (26), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizou reunião ordinária no Plenarinho. Duas pautas foram tratadas pelos vereadores: o pagamento do piso nacional aos técnicos de enfermagem do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e a ativação do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional de Santa Maria.
No primeiro momento da reunião, os profissionais de saúde do Hospital de Caridade relataram aos parlamentares algumas dificuldades enfrentadas atualmente, entre elas, a desvalorização da classe, cortes salariais e a ausência de medicina do trabalho. Dessa forma, os técnicos reivindicam o acesso à medicina especializada, pagamento do piso salarial nacional da categoria e o reajuste do vale-alimentação. Como encaminhamento, os vereadores definiram encaminhar um ofício à direção da instituição questionando quais medidas estão sendo feitas para atender às demandas dos colaboradores.
Na sequência, os parlamentares escutaram representantes do Conselho Municipal de Saúde. Maria do Carmo Quagliato, presidente do conselho, e o conselheiro Giorgio Forgiarini falaram sobre a preocupação de falta de infraestrutura para a ativação do serviço de hemodinâmica no Hospital Regional de Santa Maria, que estaria previsto para o início de 2025. Segundo os conselheiros, faltariam muitos equipamentos para que a hemodinâmica (exames que avaliam o funcionamento do sistema cardiovascular e da circulação sanguínea) esteja disponível para a população. A preocupação do colegiado é de que as duas mil pessoas que estão aguardando para o atendimento especializado consigam realizar os procedimentos em tempo hábil. Diante disso, a comissão da Casa Legislativa irá realizar uma nova reunião para definir se irão realizar pedidos de informação para a Secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério Público Estadual a respeito da compra dos equipamentos e a, consequente, ativação do serviço.
PROJETO DISTRIBUÍDO: O Projeto de Lei nº 9842/2024, de autoria do vereador Getúlio Jorge de Vargas (Republicanos), foi encaminhada para a relatoria da vereadora Marina Callegaro (PT). A matéria institui a obrigatoriedade da realização do exame que detecta a trombofilia para as mulheres entre 10 e 49 anos de idade, pelo Sistema Único de Saúde - SUS, no âmbito do município de Santa Maria e dá outras providências. A vereadora tem sete dias, podendo ser prorrogável por mais sete, para exarar o parecer sobre a proposição.
Texto: Camila Porto (com contribuição de Lucélia Rigon – secretária da comissão de Saúde)
Fotos: Luísa Monteiro
A TV Câmara realizou, nesta quarta-feira (27), uma edição especial do já tradicional programa Retrato Público com o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB). A entrevista, que foi conduzida pela jornalista do quadro da Casa, Camila Porto, será veiculada a partir de 1º de dezembro na grade de programação da TV Câmara (canal aberto 18.2) e também no YouTube (TV Câmara Santa Maria).
Ao longo da entrevista, Pozzobom traçou uma linha do tempo e elencou os principais desafios e metas alcançadas à frente do Executivo municipal de 2017 a 2024. Pozzobom foi questionado quanto à situação financeira que será entregue a prefeitura ao sucessor Rodrigo Decimo (PSDB). A entrevista também abordou temas como, por exemplo, licitação do transporte coletivo; infraestrutura viária; educação infantil (vagas na rede municipal e uniformes); saúde; segurança pública; questão previdenciária do funcionalismo; aluguel social (às famílias atingidas pelas chuvas de maio); e, por fim, o futuro político do tucano a partir de janeiro de 2025.
Pozzobom destacou que muitos foram os avanços, lembrou que, na mesma proporção, a gestão dele se deparou com situações extremas. Entre elas, citou, as severas tempestades que devastaram o município (2017); o maior surto de toxoplasmose do mundo (2018); surto de infecção intestinal que vitimou duas crianças (em 2019); pandemia da Covid-19; e, neste ano, as enchentes de maio que provocaram morte, deslizamento e acessos bloqueados do campo à cidade.
A edição anterior do Retrato Público Especial foi com o presidente do Legislativo, Manoel Badke (UB), que também será veiculado a partir de 1º de dezembro.
TRAJETÓRIA
A estreia do tucano na política foi ainda em 2000, à época, na suplência de vereador em Santa Maria. Em 2004, elegeu-se vereador e, em 2006, concorreu a uma vaga na Câmara Federal, ficando de suplente. Já em 2008, no governo Yeda Crusius (PSDB), foi secretário-adjunto. Em 2009, foi secretário municipal de Assistência Social em Santa Maria e, em 2010, foi secretário municipal de Integração Regional e Relações Institucionais de Santa Maria.
Em 2012, disputou a prefeitura de Santa Maria e ficou em terceiro lugar. No pleito seguinte, em 2016, foi o primeiro a vencer uma disputa inédita em segundo turno ao Executivo municipal. Quatro anos depois, foi reeleito. E, agora, emplacou o sucessor, o atual vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB).
Fotos: Luísa Monteiro
O mês de novembro se encerra com um saldo de importantes sessões solenes. Foram, ao todo, quatro momentos em que o Parlamento prestou homenagens a personalidades com relevantes e expressivos serviços entregues à sociedade santa-mariense. Na mais recente delas, ocorrida na última terça-feira (26), foram entregues as comendas Mérito da Construção Civil e Alcides Brum.
A agraciada com a comenda Alcides Brum foi a empresária Angela Saccol Bagolin. A honraria é destinada àquelas pessoas e/ou instituições que se destacaram junto ao comércio da cidade. Já os agraciados com a comenda Mérito da Construção Civil foram os engenheiros civis Wilson Aita (in memoriam) e Rodrigo Decimo, atual vice-prefeito.
Ainda no dia 19 de novembro, o Legislativo realizou a entrega da comenda Zélio Fernandino de Moraes e a Medalha Tereza de Benguela. A Comenda Zélio Fernandino de Moraes leva o nome do precursor do surgimento da Umbanda no Brasil. A Medalha Tereza de Benguela é destinada, anualmente, a cinco mulheres negras que contribuem efetivamente para o progresso de Santa Maria. As agraciadas com a Medalha Tereza de Benguela foram: Denise Santos da Cruz, Luana Prates dos Santos (in memoriam), Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, Yalorixá Rejane Cristino de Iemanjá.
Quanto aos agraciados com a comenda Zélio Fernandino de Moraes, os nomes foram os nomes de Antonio Marafiga Cristino (in memoriam) e Maria Luiza Guimarães Cristino, Ronaldo Gonçalves Dias.
Na data de 12 de novembro, foi a vez da realização da sessão solene de entrega dos títulos de Policial Padrão e Agente Penitenciário Padrão, e foram contemplados: Ubirajara da Costa Sales (Polícia Federal), Rovane Rohde (Polícia Civil), Aloísio Ricardo Dias Silveira (Brigada Militar) e Rudi Nei Martins Pires (SUSEPE). Já a medalha Victor Hugo Lopes de Castro foi concedida ao militar Luiz Antonio Forgerini (Batalhão de Bombeiros Militar).
A primeira da série da sessões solenes foi ainda em 5 de novembro com a entrega da Medalha do Mérito Religioso Dom Ivo Lorscheiter. O agraciado deste ano foi o padre Junior Lago, que está à frente da Paróquia Santa Catarina.
Texto: Marcelo Martins
Fotos: Diretoria de CMVSM
Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira (26), dois projetos passaram pela primeira discussão e devem ser votados na próxima sessão, dia 28. São eles:
Projeto de Lei nº 9858/2024, de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), que institui e inclui no calendário oficial a "Mateada Aviva a Santa Maria” a ser realizado na primeira quinzena do mês de Dezembro de cada ano, no âmbito do Município de Santa Maria.
Projeto de Lei nº 9859/ 2024, de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), que considera de Utilidade Pública Municipal a “Associação Parceiros do Clube do Coração – APCC.
TRAMITAÇÃO: Em razão do protocolo de duas emendas, não houve a apreciação do Projeto de Lei nº 9840/2024, de autoria do Vereador Pablo Pacheco (PP), que cria a modalidade de Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC), no Município de Santa Maria – RS. O Regimento Interno, no Art. 176, prevê que, apresentada emenda à proposição em discussão, será a matéria retirada da Ordem do Dia e reencaminhada à comissão competente para exame.
Após o encerramento da Ordem do Dia, os vereadores utilizaram os espaços regimentais para manifestações na tribuna. A Sessão Ordinária pode ser conferida no seguinte link.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Luísa Leivas
Em reunião ordinária na tarde desta terça-feira (26), a Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar (CCJ) emitiu parecer pela normal tramitação em seis projetos. São eles:
- Projeto de Lei nº 9851/2024, de autoria do vereador Rudys Rodrigues (MDB), que institui e inclui a Semana de Conscientização sobre o “Outubro Verde” no calendário de Eventos Oficiais do município de Santa Maria e dá outras providências. Relator: Alexandre Vargas (Republicanos).
- Projeto de Lei nº 9849, de autoria da vereadora Luci Duartes (PDT),que acrescenta o § 4º ao art. 1º da Lei 5.619/2012. Relator: Paulo Ricardo Pedroso (PSD).
- Projeto de Resolução Legislativa nº 17/2024, de autoria da Mesa Diretora, que altera a redação do art. 137 da Resolução Legislativa nº 09/2012, que “Dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Santa Maria”. Relator: Werner Rempel (PCdoB).
- Projeto de Resolução Legislativa nº 20/2024, de autoria da Mesa Diretora, que estabelece a data da última Sessão Plenária Ordinária da Sessão Legislativa do ano de 2024 e o horário de expediente ao público externo no período de 20 de dezembro de 2024 (dois mil e vinte e quatro) e 02 de janeiro de 2025. Relator: João Ricardo Vargas (PL)
- Projeto de Lei nº 9858/2024, de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), que institui e inclui no calendário oficial a "Mateada Aviva a Santa Maria” a ser realizado na primeira quinzena do mês de Dezembro de cada ano, no âmbito do Município de Santa Maria. Relator: TubiasCallil (PL).
- Projeto de Lei nº 9859/ 2024, de autoria do verador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), que considera de Utilidade Pública Municipal a “Associação Parceiros do Clube do Coração – APCC. Relator: Juliano Soares (PSDB).
PROJETOS DISTRIBUÍDOS:
Projeto de Lei Nº 9853, de autoria do vereador Werner Rempel, que considera de Utilidade Pública Municipal a “Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA)”. Relator: vereador Coronel Vargas (PL);
Projeto de Resolução Legislativa Nº 19, de autoria da Mesa Diretora, que autoriza o Poder Legislativo a abrir crédito adicional do tipo suplementar no orçamento do exercício de 2024 no valor de R$ 250.000,00. Relator: vereador Werner Rempel (PC do B).
Texto e foto: Clarissa Lovatto
O Legislativo de Santa Maria deu um importante passo, nesta terça-feira (26), em direção à adoção de práticas sustentáveis na gestão pública. Isso porque o Comitê Permanente de Sustentabilidade apresentou, em reunião com vereadores da Mesa Diretora, o chamado Plano de Logística Sustentável. À frente do colegiado, Debora Garcia, presidente do Comitê de Sustentabilidade, comemora o avanço e sinaliza que se trata de uma ferramenta a ser inserida e assimilada nos processos diários da Casa.
“O PLS é uma ferramenta de planejamento que estabelece diretrizes para a implementação de práticas sustentáveis e de racionalização de processos e gastos na organização pública. Este é o primeiro PLS da Câmara e orientará os próximos planos de ação”, avalia Debora.
Criado ainda na gestão do então presidente do Legislativo, Givago Ribeiro (PSDB), sublinha que o PLS traz experiências exitosas e projetos bem-sucedidos que contribuirão para uma administração pública sustentável com responsabilidade social e a preservação do meio ambiente dentro da Câmara de Vereadores de Santa Maria.
O PLS terá validade para o biênio 2025-2026. A ideia é que o documento faça parte de uma agenda estratégica da instituição que possa gerar, a curto e médio prazos, uma economia à gestão. Para dar transparência e publicizar os atos do PLS, o site do Legislativo terá uma aba “Sustentabilidade” para a inserção dos atos dos relatórios referentes ao comitê.
Coordenador do Comitê de Sustentabilidade e servidor concursado da Câmara, Leandro Berwaldt Gründemann, pontua que o PLS representa um marco ao Legislativo.
“Essa é uma demanda que perpassa meramente uma preocupação ambiental, mas ela passa também pela questão financeira e social e hoje é uma questão cultural”.
QUEM INTEGRA O COMITÊ PERMANENTE DE SUSTENTABILIDADE
Debora Garcia
Presidente
Luciano Hoenisch Diehl
Vice-presidente
Leandro Berwaldt Gründemann
Coordenador
Robson Roatti Brilhante
Membro
Eduardo Marcuzzo Pereira
Membro
Fotos: Camila Porto
Na tarde desta segunda-feira (25), a Comissão Avaliadora do projeto Lei do Livro esteve reunida com o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke (UB) e com a relações públicas da Casa, Alexandra Schimanko. Em pauta, a definição das obras vencedoras da Lei do Livro de 2024. Neste ano, sete publicações foram inscritas no certame.
A Comissão é composta por Maria Regina Caetano Soares, representante do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, por Moisés Menezes, representante da Associação Santa-mariense de Letras e por Casa do Poeta, representante da Casa do Poeta de Santa Maria. Os membros expuseram as análises dos textos e, após votação, ficou definido que as obras eleitas para a publicação são: “Aldeia, Vilas e Sobrados. Uma história da desigualdade urbana no Sul do Brasil”, de autoria de Felipe Farret Brunhauser; e “Entre o trote dos cavalos e o ronco dos motores: o setor de transportes urbanos de Santa Maria no pós-abolição (1898 – 1937)”, de autoria de Luiz Fernando Rodrigues.
Os integrantes do colegiado ressaltaram os critérios utilizados para avaliação, entre eles, relevância do tema abordado com a realidade local, bem como a amplitude do assunto abordado. Ainda, os avaliadores consideraram que, entre inscritas, outras obras têm potencial para se transformarem em livros. Portanto, sugeriram que os autores participem de outros concursos literários ou mesmo inscrevam-se, novamente, no projeto Lei do Livro de 2025.
Conforme prevê o edital, a Câmara fará a impressão de 1500 exemplares de cada uma das obras contempladas. Dessas 200 exemplares de cada edição serão distribuídas para os autores. A expectativa é que as duas publicações sejam lançadas na Feira do Livro de 2025.
Acompanhe a lista de obras e autores inscritos em 2024:
- “Aldeia, Vilas e Sobrados. Uma história da desigualdade urbana no Sul do Brasil”, de autoria de Felipe Farret Brunhauser; (VENCEDORA);
- “Entre o trote dos cavalos e o ronco dos motores: o setor de transportes urbanos de Santa Maria no pós-abolição (1898 – 1937)”, de autoria de Luiz Fernando Rodrigues. (VENCEDORA);
- “Educação, trabalho, família e associativismo, experiências negras no campo educacional em Santa Maria/RS no após-abolição”, de autoria de Alícia Quinhones Medeiros;
- “Judeus de Santa Maria”, de autoria de João Rocha;
- “O Guarda-costas”, de autoria de Carlos Roberto da Rosa Rangel;
- “Vestígios da Matemática no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac em Santa Maria/ RS: trajetórias, acervos e memórias”, de autoria de Carla Coradini;
- “O Artefato dos Crimes II - A sinfonia dos anjos”; de Ilberto Luís Trentin.
Livros publicados nas edições anteriores do Projeto:
2005 - “A Arte Fotográfica e o Teatro em Santa Maria”, de Getulio Schilling (edição póstuma, com organização coletiva);
2006 - “Santa Saudade”, coletânea de poemas da Casa do Poeta de Santa Maria, de Haydée Hostin Lima (organizadora);
2007 - “Fragmentos da História Ferroviáira Brasileira e Rio-Grandense”, de João Rodolpho Amaral Flôres;
2008 - “Os Trabalhadores da V.F.R.G.S.: Profissão, Mutualismo, Cooperativismo”, de João Rodolpho Amaral Flôres; e “Apontamentos Sobre a História da Arquitetura de Santa Maria”, de Vani Terezinha Foletto (organizadora), JanesKessler, Nilda Aparecida Jacks e Edir Lúcia Bisognin;
2009 - “Vertebrados Fósseis de Santa Maria e Região”, de Átila Augusto Stock da Rosa;
2010 - “Nova história de Santa Maria: contribuições recentes”, organizado por Beatriz Teixeira Webber e José Iran Ribeiro; e “A Face Oculta da Lua (Inércia)”, de Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro.
2011 - “A vida de AguedaBrazzale Leal”, de Ceura Fernandes; e “O coronel, o jornalista e o delegado”, de Cristiane DebusPistoia.
2012 - “Nova história de Santa Maria: outras contribuições”, organizado por Beatriz Teixeira Webber e José Iran Ribeiro.
2013 - "Maria Polis-sêmica", de Carlos Rangel
- "A "Boca", a "Esquina" e o "Recanto": territórios urbanos e memória coletiva no Centro de Santa Maria, RS, de Rojane Nunes.
2014 - "Um lar para sempre, de Viviane Arrua Fantinel.
- "O nosso cinema era super", de Marilice Daronco.
2015 - "Do Quilombo à Serra: Migração, Identidade e Alteridade no Rio Grande do Sul, de Cristiano Sobroza Monteiro.
2016 - "Moreno Rei dos astros a brilhar, Querida União Familiar: trajetória e memórias do clube de negro fundado em Santa Maria, no pós-abolição", de Franciele Rocha de Oliveira
2017 - "Pessoas de Santa Maria", de Marcelo de Franceschi
"A Instrução Pública em Santa Maria da Boca do Monte no Século XIX: História e Memória - 1838 a 1889”, de Elisabeth Weber Medeiros
2019 - "No alvoroço da festa, não havia corrente de ferro que os prendesse, nem chibata que intimidasse", de Ênio Grigio
- "O memorial do Colégio Manoel Ribas: história e patrimônio", de Maria Helena Nascimento Romero.
2020 - "Jeito Brasil", de Salvador Lamberty
- "Uma história de Santa Maria", de Denise BelitzQuaiatto e José Iran Ribeiro
2022 - “Fernando Neumaier: Uma biografia através de fatos e imagens”, de Ingrid Neumaier e João Rodolpho Amaral Flôres
2023 - “O artefato dos crimes”, de Ilberto Luís Trentin
- “Formação Histórico Geográfica de Santa Maria: Origem e Evolução do Coração do Rio Grande”, de AdenilsonZanini e Walterloo Pereira Filho
2024 – “Meditações – João Cezimbra Jacques 1907”, de Francisco Souza,
- “Torcida Organizada Maré Vermelha: uma trajetória de resistência nas arquibancadas de Santa Maria – RS”, de Eduardo Bortolotti Silveira.
Texto: Camila Porto
Fotos: Gustavo Nuh
O Plenário Coronel Valença receberá, a partir das 18h da próxima quarta-feira (27), os santa-marienses interessados em debater a pauta do transporte coletivo do município. Isso porque a Comissão Especial, criada neste ano para acompanhar o processo licitatório do serviço, realizará uma audiência pública. O colegiado é formado pelos vereadores João Ricardo Vargas - Coronel Vargas (PL), proponente e presidente; Getúlio Jorge de Vargas - Delegado Getúlio (Republicanos), vice-presidente e, por fim, Pablo Pacheco (PP), relator.
Será um momento para debater, por exemplo, questões como custo da tarifa do ônibus; licitação do transporte coletivo; qualidade dos serviços prestados; relação frota versus linhas de ônibus; custo operacional do serviço; e, ainda, políticas de subsídio ao modal e isenção de ISSQN às empresas de ônibus.
Ainda em junho deste ano, a Comissão Especial realizou uma reunião pública para dar os primeiros encaminhamentos referentes à pauta. O tema, que é sensível e caro aos parlamentares, tem tido acompanhamento dentro do Legislativo nos mais variados momentos. Um exemplo disso é que, em junho deste ano, foi criada uma Comissão de Representação Externa com a finalidade de “acompanhar as mobilizações de paralisação do transporte coletivo urbano de Santa Maria e as tratativas a respeito dos pleitos para normalização do serviço".
Neste ano, a Câmara de Vereadores aprovou os dois Projetos de Lei (PL’s) referentes à concessão de subsídio da ordem de R$ 23,2 milhões para a manutenção dos serviços do transporte coletivo, da mesma forma, também foi contemplada a isenção de ISSQN das empresas de ônibus.
Também em idas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), o presidente do Legislativo, Manoel Badke (UB), e o procurador jurídico, Lucas Saccol, trataram do tema na capital gaúcha, uma vez que o Tribunal se mostra atento à situação da necessidade de uma licitação do modal.
Texto: Marcelo Martins
Arte: Luísa Leivas
A TV Câmara realizou, nesta segunda-feira (25), uma edição especial do já tradicional programa Retrato Público com o presidente do Legislativo, Manoel Badke (UB). A entrevista, que foi conduzida pela jornalista concursada da Casa, Camila Porto, será veiculada a partir de 1º de dezembro na grade de programação da TV Câmara.
Vereador por seis mandatos, Maneco, como é conhecido, se despede do Parlamento. Neste período, ele conduziu o Legislativo por duas vezes. Durante a entrevista, ele fez um balanço da gestão à frente do Parlamento santa-mariense. Elencou as realizações e os desafios na condução administrativa e, ainda, projetou demandas que serão deixadas para que as próximas gestões deem sequência e encaminhamentos.
O presidente lembrou que, o ano de 2024, foi emblemático para ele. Primeiro, recordou que em fevereiro ele assumiu interinamente o comando da prefeitura de Santa Maria. Depois, mais recentemente, celebrou a eleição do filho, Guilherme Badke - Manequinho (Republicanos), que foi eleito vereador para o primeiro mandato.
Badke destacou o protagonismo da TV Câmara que realizou, de forma inédita e vanguardista, três debates com os candidatos a prefeito e a vice-prefeito. A gestão foi, desde o primeiro momento, apoiadora e incentivadora para que fosse realizada essa ampla cobertura do pleito eleitoral.
Ainda na entrevista, ele repassou questões referentes ao aporte financeiro da Câmara para a recuperação de estradas após as severas chuvas de maio; também enfatizou o combate do Legislativo à propagação de notícias falsas em que a Casa foi alvo neste ano. Badke sublinhou o compromisso de deixar alinhada e encaminhada uma demanda de interesse dos servidores: a realização de concurso público. Quanto à retomada da obra de ampliação do prédio da Câmara de Vereadores, Badke citou que a pauta foi tratada junto ao TCE e, agora, após realizada a perícia judicial (com o laudo do profissional já entregue) a realização de um processo licitatório é uma realidade que desponta no horizonte já para 2025.
O próximo Retrato Público Especial será com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que fará uma avaliação do mandato que se encerra em 31 de dezembro.
Texto: Marcelo Martins
Fotos: Luísa Leivas
A segunda edição da Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino, que ocorreu no Plenário Coronel Valença do Legislativo, chega ao fim nesta sexta-feira (22) com um saldo de participação e de amplo debate que teve como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino e dar visibilidade às mulheres empreendedoras de Santa Maria e região. Foram, ao todo, dois de intenso debate e discussões acerca do protagonismo feminino nas mais variadas frentes da sociedade.
A iniciativa, que é lei municipal, foi uma iniciativa da vereadora Anita Costa Beber (Podemos). Parlamentar, no quinto mandato, Anita é proprietária de uma fábrica de facas no Distrito de Arroio Grande há décadas.
Na manhã de hoje, o vereador Manoel Badke (UB) prestigiou as atividades no Plenário Coronel Valença.
Foto: Camila Porto
Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (21), os vereadores aprovaram um projeto de lei e o envio de Moção de Congratulações.
EXPEDIENTE NOBRE: A vereadora Roberta Leitão (PL) prestou homenagem aos 110 anos da fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, aos 75 anos da campanha da Mãe Peregrina e em apoio à causa de beatificação do Diácono João Luiz Pozzobon. A oradora destacou que João Pozzobon carregava a imagem da mãe peregrina no ombro e levava Cristo para todos os que mais precisavam. “O trabalho de João Pozzobon reflete a história de Schoenstatt e a história de Santa Maria”, enfatizou.
A Irmã Rosequiel Favero, assessora regional da CMP de Schoenstatt, explicou que a palavra alemã Schoenstatt significa “lugar bonito” e, na Bíblia, belo é sinônimo de bom. O padre Vitor Posseti, postulador da causa de João Luiz Pozzobon, fez um histórico da vida de João Luiz Pozzobon, que tinha como principal foco a evangelização. “Acredito que João Pozzobon seja um homem de Santa Maria mais conhecido no mundo. E o processo de beatificação teve avanço muito grande neste ano”, declarou.
Ainda, durante a sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 9846/ 2024, de autoria da vereadora Roberta Leitão (PL), que inclui no Calendário de eventos oficiais do município de Santa Maria a Romaria da Primavera ao Santuário Tabor. Conforme o projeto, a Romaria da Primavera é um momento de agradecer à Mãe Três Vezes Admirável pelas visitas mensais às famílias pelo seu acompanhamento materno e intercessão junto a Deus pelos seus filhos.
MOÇÃO APROVADA:
- requerimento, de autoria do vereador Coronel Vargas (PL), solicitando o envio de Moção de Congratulação ao CPF Piá do Sul ela excelente participação e classificação no 37º ENART - Encontro de Artes e Tradição Gaúcha na cidade de Santa Cruz no dia 16 de novembro de 2024.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Gustavo Nuh
A Comissão de Orçamento e Finanças (COF), em reunião de trabalho com integrantes da Secretaria Municipal de Finanças na tarde desta quinta-feira (21), deu continuidade à discussão sobre o Projeto de Lei referente à Lei Orçamentária Anual de 2025. Na última terça-feira, os integrantes da COF já debateram a respeito da ausência de recurso no orçamento do município para as emendas impositivas e também sobre o déficit previdenciário.
Na reunião de hoje, realizada no gabinete da Presidência, como alternativa para resolver a falta de previsão orçamentária às emendas impositivas, o Executivo Municipal e a Câmara de Vereadores chegaram ao consenso de destinar duas fontes de recursos para tais emendas: R$1.950.000,00 (um milhão novecentos e cinqüenta mil reais) da rubrica referente à obra prédio do Legislativo) e R$ 16.700.000,00 (dezesseis milhões e 700 mil reais) do aporte do Executivo para cobertura do déficit atuarial do IPASSP. Deste modo, cada vereador terá garantido o recurso individual de R$ 880 mil para ser destinado às emendas impositivas.
O vereador Pablo Pacheco (PP), presidente da COF, explicou que o projeto da LOA não constou a previsão de recursos para emendas impositivas e, após estudos e diálogo com o Executivo e equipe técnica da Câmara de Vereadores, houve a construção da alternativa para viabilização de referidas emendas.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Gustavo Nuh
Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira (19), os vereadores aprovaram um projeto de lei que trata sobre inclusão social. Ainda, os edis apreciaram o envio de moção de solidariedade à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.
Por unanimidade dos vereadores presentes, o Projeto de Lei nº 9843, de autoria do vereador Getúlio Jorge de Vargas (Republicanos) foi aprovado. A matéria dispõe sobre o programa “Censo de inclusão”, através do cadastro para identificação e mapeamento das crianças, adultos e dos idosos, com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, no âmbito do Município de Santa Maria e dá outras providências. Na tribuna, o vereador defendeu que é necessário ter dados precisos e atualizados para a criação de políticas públicas de inclusão.
MOÇÃO REJEITADA: A vereadora Helen Cabral (PT) apresentou ao plenário Moção de Apoio à obtenção das assinaturas mínimas necessárias, tramitação e aprovação da PEC que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil. A proposição foi bastante debatida entre os parlamentares. Em votação nominal, a moção foi rejeitada pelos vereadores. Votavam favoráveis os parlamentares: Helen Cabral (PT), Luci Duartes (PDT), Paulo Ricardo Pedroso (PSD), Rudys Rodrigues (MDB), Daniel Diniz (PT) e Werner Rempel (PCdoB).
VISTAS: O vereador Juliano Soares (PSDB) pediu vistas ao Projeto de Lei nº 9846/ 2024, que estava na Ordem do Dia. A matéria, de autoria da vereadora Roberta Leitão (PL), inclui no Calendário de eventos oficiais do município de Santa Maria a Romaria da Primavera ao Santuário Tabor. A matéria recebeu duas emendas modificativas da Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar. Tanto o projeto quanto as emendas devem retornar a pauta na próxima sessão, marcada para o dia 21 de novembro.
Texto: Camila Porto
Fotos: Luísa Monteiro e Gustavo Nuh
Na tarde desta terça-feira (19), a Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar realizou reunião ordinária na sala de reuniões Vereador Lauro Machado. Na oportunidade, o presidente da CCJ, vereador Juliano Soares (PSDB), distribuiu seis projetos para a relatoria. Além disso, três matérias receberam parecer pela normal tramitação.
A vereadora Helen Cabral (PT) exarou parecer pelo normal tramitação ao Projeto de Lei nº 9842/2024, de autoria do vereador Getúlio Jorge de Vargas (Republicanos), que institui a obrigatoriedade da realização do exame que detecta a trombofilia para as mulheres entre 10 e 49 anos de idade, pelo Sistema Único de Saúde - SUS, no âmbito do município de Santa Maria e dá outras providências.
A mesma parlamentar se posicionou pela devolução do Veto nº 01/ 2024 do Poder Executivo ao Projeto de Lei Ordinária nº 9818/2024, de autoria da vereadora Luci Duartes (PDT), salientando que os problemas apontados nos motivos do veto são questões internas, cuja solução deverá ser buscada pelo Poder Legislativo.
O vereador Paulo Ricardo Pedroso (PSD) emitiu parecer pelo rito normal ao Projeto de Lei nº 9844, autoria vereador Rudys Rodrigues, o qual institui e inclui a Semana de Conscientização sobre o “Capacitismo”, no calendário de Eventos Oficiais do município de Santa Maria e dá outras providências.
MATÉRIAS DISTRIBUÍDAS: Seis projetos de lei foram distribuídos para avaliação dos parlamentares. Cada edil tem até sete dias, podendo ser prorrogável por igual período, para emitir parecer. São eles:
- Projeto de Lei nº 9851/2024, de autoria do vereador Rudys Rodrigues (MDB), que institui e inclui a Semana de Conscientização sobre o “Outubro Verde” no calendário de Eventos Oficiais do município de Santa Maria e dá outras providências. Relator: Alexandre Vargas (Republicanos).
- Projeto de Lei nº 9849, de autoria da vereadora Luci Duartes (PDT), que acrescenta o § 4º ao art. 1º da Lei 5.619/2012. Relator: Paulo Ricardo Pedroso (PSD).
- Projeto de Resolução Legislativa nº 17/2024, de autoria da Mesa Diretora, que altera a redação do art. 137 da Resolução Legislativa nº 09/2012, que “Dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Santa Maria”. Relator: Werner Rempel (PCdoB).
- Projeto de Resolução Legislativa nº 20/2024, de autoria da Mesa Diretora, que estabelece a data da última Sessão Plenária Ordinária da Sessão Legislativa do ano de 2024 e o horário de expediente ao público externo no período de 20 de 2024 (dois mil e vinte e quatro) e 02 de janeiro de 2025. Relator: João Ricardo Vargas (PL)
- Projeto de Lei nº 9858/2024, de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), que institui e inclui no calendário oficial a "Matiada Aviva a Santa Maria” a ser realizado na primeira quinzena do mês de Dezembro de cada ano, no âmbito do Município de Santa Maria. Relator: Tubias Callil (PL).
- Projeto de Lei nº 9859/ 2024, de autoria do verador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), que considera de Utilidade Pública Municipal a “Associação Parceiros do Clube do Coração – APCC. Relator: Juliano Soares (PSDB).
Texto: Camila Porto
Fotos: Luísa Monteiro