PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sábado, 4 de maio de 2024

27/09/2017 00:09
Moção de Congratulações nº 15700/2017

Moção de Congratulações nº 15700/2017

REQUER O ENVIO DE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES À PROFESSORA EVANIR THERESINHA ZAMPIERI GROHMANN EM NOME DE TODOS OS PROFESSORES DE SANTA MARIA, PELO DIA DO PROFESSOR.


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro, em homenagem ao Primeiro Estatuto do Magistério, promulgado por Dom Pedro I em 15 de outubro de 1827 e justifica a importância da educação na definição da igualdade social, pois ela é uma ferramenta de conscientização e de formação cidadã.

Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima, caso tivesse sido cumprida.

Foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola localizada na Rua Augusta, n.º 1520, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia de 15 de outubro, data em que, em sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal n.º 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Parabenizamos esses abnegados profissionais e colegas que, com competência e desprendimento, ensinam e educam com a paciência e a versatilidade de verdadeiros mestres.

Profissional de coragem e movido pelo amor à educação, o educador constrói o futuro de nosso país, pois o ser humano é o bem mais precioso e os professores trabalham na educação desse patrimônio. Entretanto nem sempre é reconhecido devidamente pelos seus esforços. Por se tratar de um trabalho de essencial importância à comunidade, por participarem ativamente na formação de cidadãos de todas as idades, estes profissionais merecem ser valorizados e estimulados para que melhorem cada vez mais sua atuação.

Sendo assim, em nome destes educadores, homenageamos aquela que desde os 18 anos de idade se dedicou pela profissão e pelo amor a Educação, professora EVANIR THERESINHA ZAMPIERI GROHMANN. Alfabetizou e ensinou centenas de crianças com destacado trabalho e dedicação a profissão. Filha de pequenos agricultores, veio para Santa Maria do interior de São Pedro, onde cursou Magistério e, a seguir, Letras e Inglês pela UFSM. Começou a lecionar no Lar Metodista em 1962 e, em 1965 no Parque da Aviação. Trabalhou em diversas instituições de ensino.

Aposentada, aos 73 anos, ela mantém vivo o ideal de transformar o mundo pela Educação por meio de projetos e ações sociais em bairros onde vivem pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Enfrentou inúmeras dificuldades, condições de trabalho desfavoráveis e, poucos recursos. Mas pelo seu trabalho, dignidade pessoal e, sobretudo, o amor a profissão superou obstáculos e se tornou um exemplo para aqueles que tiveram o privilégio de serem seus alunos.

Portanto, em nome da professora Evanir, é necessário evidenciar aqueles que nos ensinam, nos educam, e sempre estarão em nosso meio capacitando-nos, instruindo-nos, com divina paciência e bondade no leal oficio de exercer esta profissão.

Justifica-se, assim, essa moção de congratulações.


Santa Maria, 27 de setembro de 2017

 
Criado em: 27/09/2017 - 08:57:37 por: Luciane Moura Alterado em: 11/10/2017 - 09:50:59 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços