PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, domingo, 28 de abril de 2024

16/04/2021 07:04
Moção de Apoio nº 2134/2021

Moção de Apoio nº 2134/2021
REQUER O ENVIO DE MOÇÃO DE APOIO À ASSOCIAÇÃO SANTA MARIA CICLISMO - ASMC - E A TODOS OS CICLISTAS DE SANTA MARIA.

O Vereador Givago Bitencourt Ribeiro, no uso de suas prerrogativas regimentais, vem por meio deste, e na forma do artigo 168 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, convidar os demais parlamentares desta casa a se juntarem na proposição de Moção de Apoio à Associação Santa Maria Ciclismo e a todos os ciclistas da cidade. A presente proposição se justifica tanto pela crescente importância social e econômica que a atividade vem ganhando no município, como pelos episódios de violência que os praticantes deste esporte sofreram recentemente.

Estima-se que Santa Maria tenha hoje aproximadamente 5 mil praticantes do ciclismo esportivo, aos quais devem ser somados aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte e as crianças que têm a atividade como lazer. Ainda, é importante destacar que o grande número ciclistas se reflete também na economia, uma vez que o mercado de equipamentos e acessórios está em visível crescimento, sendo relevante gerador de empregos e tributos para o município. Há ainda a consideração de que a atividade sob a perspectiva econômica apresenta outras potencialidades consideráveis, como o ciclo-turismo e a integração regional.

Todavia, mesmo diante de tantos aspectos positivos, os ciclistas vêm enfrentando uma série de agressões, até mesmo físicas, durante a prática do esporte. Neste sentido, destacam-se os episódios lamentáveis ocorridos na Estrada Municipal Norberto Kipper e na RSC-287, onde esportistas tiveram sua integridade física ameaçada e violada, e, até mesmo foram colocados em situações de risco de vida.

A Lei Orgânica do Município de Santa Maria, que todos os Vereadores juraram fazer cumprir quando tomaram posse no cargo, em seu artigo 3º elenca entre os objetivos fundamentais da cidade formar uma sociedade livre, justa e ecologicamente viável. Já em seu artigo 22 assegura a todos, entre outros, o direito à saúde, à segurança e ao lazer. Portanto, coibir as condutas que cerceiam o livre exercício do ciclismo, e apoiar a continuidade de uma prática que importa em benefícios para a saúde preventiva, o meio ambiente e a economia local são deveres dos representantes deste parlamento.

Por fim, ressalta-se que este vereador tem absoluta confiança na sensibilidade e compreensão de seus pares em relação ao contexto aqui exposto, e novamente convida a todas e todos a se unirem pela aprovação da Moção de Apoio aqui proposta.

Sendo o que tinha para o momento, me despeço renovando os votos de estima e consideração.

Observações: A presente proposição de Moção de Apoio é destinada à Associação Santa Maria Ciclismo por ser a entidade representativa organizada da categoria, no entanto, o apoio aqui proposto engloba todos os praticantes do ciclismo. Desde aqueles que fazem da bicicleta seu meio de locomoção ou instrumento de trabalho, até aqueles que procuram lazer com as pedaladas. Assim, para a ASMC entregar a Moção de Apoio, carrega o simbolismo apoiar os ciclistas da cidade.
Criado em: 15/04/2021 11:27:22 por: Givago Bitencourt Ribeiro Alterado em: 16/04/2021 08:06:03 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços