PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

03/11/2021 10:11
Moção de Congratulação nº 9640/2021

Moção de Congratulação nº 9640/2021
REQUER ENVIO DE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO MNU-RS PELA PASSAGEM DOS EM HOMENAGEM AOS 43 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO E PELO TRABALHO DE COMBATE AO RACISMO.
 

A vereadora que subscreve, nos termos do Art.168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, requer o envio de Moção de Congratulações ao Movimento Negro Unificado - RS (MNU) pelo pujante trabalho desenvolvido no combate ao racismo e pela passagem dos 43 anos de sua fundação.
 
Justificativa: há 43 anos, no dia 18 de junho de 1978,  organizações  que vinham trabalhando com a população negra, como o Centro de Cultura e Arte Negra Paulista - CECAN, Grupo Afro-Latino América, Câmara do Comércio Afro-Brasileiro, Jornal Abertura, Jornal Capoeira, Grupo de Atletas e de Artistas Negros reunidas em São Paulo decidem criar o Movimento Unificado Contra a Discriminação Racial (MUCDR), que na data de seu primeiro congresso, em dezembro de 1979, na cidade do Rio de Janeiro, alterou o nome para Movimento Negro Unificado – MNU.
Para publicizar a fundação do MNU, foi convocado um ato público para o dia 07 de julho de 1978 a ser realizado, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo. Foi um dia histórico que marcou a presença em torno de 3000 pessoas, considerado um avanço político, em que negros, de São Paulo e Rio de Janeiro, munidos com faixas e cartazes pediam um basta para o racismo.  Entre eles, lá estavam Abdias Nascimento, Lélia Gonzalez e o professor Eduardo Oliveira. A ditadura militar fora cruel com a população negra, sendo o debate racial tratado como questão de segurança nacional. Havia necessidade de os negros se organizarem para fazer frente as perseguições sofridas,  tortura e  prisões injustas.  Um dos eventos que desencadeou este movimento foi o assassinato do operário Robson Silveira da Luz, no 44º Distrito Policial de Guaianazes, onde estava detido acusado de ter roubado frutas numa feira, além das denúncias de racismo sofrido por quatro atletas do Clube de Regatas Tietê, que apesar de competirem pelo Clube, eram proibidos de circularem nas dependências do Clube.  Naquela ocasião foi divulgada uma Carta Aberta à População, conclamando os negros a organizarem-se em “Centros de Luta”, nos locais de moradia, nas prisões, nos templos de matriz africana, nos locais de trabalho e nas escolas, para “enfrentarem a opressão racial, a violência policial, o desemprego, o subemprego e a marginalização da população negra”.
A fundação do MNU foi além de protestar contra a discriminação racial, deu visibilidade às lutas dos negros brasileiros, veio para “colocar o movimento e sua proposta na rua”, visto que os objetivos centrais eram a luta política contra o racismo e a discriminação racial, a desmistificação do mito da democracia racial brasileira; a organização política da população negra; a transformação do Movimento Negro em movimento de massas; formação de um amplo leque de alianças na luta contra o racismo e  exploração do trabalhador; o enfrentamento da violência policial; a organização de negros em sindicatos e partidos políticos; inclusão de conteúdos sobre a História da África e do Negro no Brasil nos currículos escolares, bem como a busca pelo apoio internacional contra o racismo.
O MNU possui núcleos em todos os estados brasileiros, nacionalmente é coordenado pela Senhora Iêda Leal e, no Rio Grande do Sul, é coordenador o Senhor Felipe de Oliveira Teixeira. As reivindicações do MNU tiveram a parceria do Grupo Palmares de Porto Alegre, que propôs transformar o dia do assassinato do líder Zumbi, em Dia da Consciência Negra, uma sugestão do Poeta Oliveira Silveira.
Considerando a relevância do MNU para o protagonismo da população negra, solicito a aprovação da presente Moção de Congratulações pela passagem dos 43 anos de fundação do  Movimento Negro Unificado – MNU. 


Santa Maria, 03 de novembro de 2021
 
Maria Rita Py Dutra
Criado em: 03/11/2021 10:41:20 por: Alexandre Marmett Pahim Alterado em: 03/11/2021 13:14:08 por: Clara da Silva Seidel

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços