Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Associação Cultural Orquestra Sinfônica apresenta projeto ao Legislativo

• 05/07/2022

Em visita ao presidente da Câmara de Vereadores, vereador Valdir Oliveira, a Associação Cultural da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM) pediu apoio do Legislativo ao projeto “Orquestra Escola”. A iniciativa foi apresentada, na tarde de segunda-feira (04), por Beatriz Isaia e Maristela Tomazetti, presidente e Relações Públicas da OSSM, respectivamente.

O projeto “Orquestra Escola” tem como objetivo integrar ações de ensino de música e difusão artísticas aos estudantes de escolas municipais por meio de aulas de instrumentos e canto. No primeiro ano do projeto, a ideia é abranger cinco instituições do ensino municipal, sendo 30 alunos em cada escola.

Além das aulas, o projeto abrange a realização de dois concertos anuais abertos à comunidade escolar e ações de inclusão social no CRAS da Nova Santa Marta.  “É uma excelente ideia e tem meu total apoio”, destacou o presidente do Legislativo, enfatizando que a Orquestra Sinfônica é uma referência cultural na região centro do Estado. A OSSM, fundada em 1966 e vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, é a única orquestra do interior do Rio Grande do Sul.

DANÇANDO PARA EDUCAR: Já o projeto “Dançando para Educar” objetiva o ensino e a formação técnica de ballet clássico aos alunos. Beatriz Isaia, diretora e fundadora do projeto, destaca que a iniciativa, além de ensinar a dança, contribui para o desenvolvimento de valores e potencialidades dos bailarinos.

Beatriz registra que, para dar continuidade ao “Dançando para Educar”, há necessidade de formas de custeio tendo em vista a perda do patrocínio exclusivo. Desse modo, ela solicitou apoio da Câmara de Vereadores por meio da destinação de emendas parlamentares. O presidente do Legislativo elogiou o projeto e explicou a tramitação das emendas impositivas ao orçamento do município, destacando a necessidade de as entidades com interesse na destinação de recursos cumprirem uma série de requisitos legais.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Isadora Pilar