Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comissão de Políticas Públicas debate a infraestrutura na cidade e no interior

• 14/07/2022

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais tratou de duas pautas relacionadas à infraestrutura, tanto do meio urbano quanto do meio rural. A reunião ocorreu no Plenarinho da Câmara, nesta quinta-feira (14), e contou com a presença do secretário de Município de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, de dois superintendentes da Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos e de moradores da Comunidade do Vale dos Panos e da Vila Severo.

O morador da Comunidade do Vale dos Panos, Wilson Machado Tombesi, relatou que a Estrada do Radar, que liga os municípios de Santa Maria e Silveira Martins, há aproximadamente 20 anos não recebe uma intervenção mais consistente e, com o passar do tempo, o sistema de drenagem da via não está funcionando e o acúmulo de água da chuva está danificando a estrada. E que, atualmente, existem vários trechos em que não têm mais asfalto e que isso impacta, negativamente, no deslocamento da comunidade que utiliza a via. Logo após, foi apresentado um vídeo mostrando a situação da estrada.

O superintendente de operações da Secretaria de Infraestrutura, Jairo Silveira Rodrigues, disse que a responsabilidade da manutenção de estradas do interior é compartilhada com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e que uma recuperação estrutural da Estrada do Radar demanda um “investimento grande e planejamento”. Informou também aos presentes que, em 2020, foi feita uma recuperação dos pontos críticos da estrada, com recursos de emendas impositivas da Câmara de Vereadores.

Com relação à recuperação feita na via há cerca de dois anos, a vereadora Roberta Leitão solicitou ao Poder Executivo o termo de referência desta obra, pois acredita que a empresa que executou o serviço tem a obrigação de dar alguma garantia ao município. Menna Barreto disse que essa recuperação teve um custo de R$ 100 mil e que o valor é insuficiente para uma efetiva operação tapa buraco.

Já o superintendente de Infraestrutura, Olni Ricardo Simas Dutra, afirmou que a pasta não tem recursos para a realização de uma recuperação mais estrutural da via, no momento, mas que reparos pontuais serão feitos. Mas sugeriu que essa intervenção paliativa aconteça em um período mais seco do ano, com menor incidência de chuvas.

Vila Severo
As más condições da infraestrutura da Vila Severo também foram pauta da reunião de hoje. A moradora da localidade, Rosângela Aires Gomes, disse que as ruas estão muito esburacadas e solicitou ao Poder Executivo que patrole as vias da vila. Relatou também que quando chove, a situação piora e os moradores encontram dificuldade de sair de suas casas e de transitar na região. Ela mostrou aos vereadores algumas imagens, via celular, das condições precárias das ruas da localidade e, sobre um buraco alagado, disse: “dá pra pescar lá”. Todos os vereadores integrantes dessa comissão participaram da reunião.

Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Guilherme Superti