sexta-feira, 19 de abril de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

No plenário da Câmara, usuários do SUAS criam fórum municipal

• 20/07/2022

Na tarde desta quarta-feira (20), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, aconteceu reunião pública para a instalação do Fórum Municipal de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (FMUSUAS). Antes da formação da mesa dos trabalhos, foi apresentado um vídeo sobre o SUAS e o preconceito vivido pelos usuários. A finalidade do FMUSUAS é fomentar a articulação política e mobilizar a formação, a autonomia e o empoderamento de usuários dos serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social, bem como a garantia, a defesa, o monitoramento e o controle social dos direitos socioassistenciais dos usuários.

A mesa dos trabalhos foi composta pela presidente estadual do Conselho de Assistência Social, Ana Maria Almeida Duarte, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves, pelo presidente do Poder Legislativo Santa-mariense, vereador Valdir Oliveira, pela presidente municipal do Conselho de Assistência Social, Daniele Lang Baratto, pela conselheira fundadora do Conselho Nacional de Usuários, Maria Lopes, e pelo conselheiro municipal de Assistência Social e representante dos usuários, Ray Góes.

O presidente da Casa do Povo, vereador Valdir Oliveira, destacou a discriminação sofrida por muitos usuários. “Os usuário que utilizam e necessitam da assistência, muitas vezes, são vítimas constantes do preconceito e da discriminação. E são invisíveis, em alguns momentos, e visíveis, em outros. Invisíveis para receberem políticas públicas e visíveis quando são considerados um atrapalho para algumas pessoas”. O parlamentar também manifestou acreditar que o fórum dará apoio às instituições e ao fortalecimento de políticas públicas.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, manifestou que as demandas dos usuários devem ser escutadas. “E a demanda de vocês deve ser ouvida pela nossa gestão e pelos servidores”. Disse que, com a criação do fórum, as demandas vão chegar até o Poder Executivo.

Já a presidente estadual do Conselho de Assistência Social, Ana Maria Almeida Duarte, defendeu o estreitamento do conselho estadual da temática com os usuários do SUAS. “Se fala tanto em empoderamento e nós precisamos empoderar os nossos usuários”.

A conselheira fundadora do Conselho Nacional de Usuários, Maria Lopes, a Mariazinha, destacou a falta de representatividade dos usuários e que isso motivou a criação do fórum nacional. “Os serviços eram pensados pelos técnicos, pelos gestores e menos por nós. Nós queríamos ter voz”. Disse que os usuários organizados ajudam o município a qualificar as políticas públicas. “A política pública existe, porque têm usuários”.

Depois, a palavra foi disponibilizada aos usuários presentes. Ao final, foi aprovada a comissão provisória do FMUSUAS, que será composta pelos seguintes nomes:
- Titular – Ray Góes;
- Primeiro Suplente – Alexandre Pahim
- Segundo Suplente – Antonio Gilson Silva

A reunião pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, Canal 18.2. Aqui, você pode rever o evento na íntegra em nosso canal no YouTube.

Texto: Mateus Azevedo
Foto: Guilherme Superti