Santa Maria, quinta-feira, 4 de julho de 2024

Saúde financeira do Hospital Casa de Saúde é tema de reunião no Parlamento

• 21/07/2022

Na manhã desta quinta-feira (21), o Poder Legislativo recebeu a visita de colaboradoras do Hospital Casa de Saúde. O Presidente da Câmara, vereador Valdir Oliveira, recebeu a diretora do Hospital, Irmã Celi Klineck, a administradora do Hospital, Ariele Pereira, e a administradora da UPA, Manuela Trevisan. O encontro ocorreu na sala da Presidência e teve como tema a saúde financeira da instituição.

A administradora do Hospital, Ariele Pereira, entregou para o presidente do Legislativo um ofício com informações relacionadas às necessidades do hospital, como materiais para os blocos e para as cirurgias. A diretora, Irmã Celi, destacou que, com menos recursos, está ficando cada vez mais difícil manter o atendimento humanizado.

O presidente do Parlamento, Valdir Oliveira, firmou o compromisso de analisar o material e comentou duas possibilidades para a destinação de recursos para a instituição. A primeira seria a destinação de novas emendas impositivas por parte dos vereadores, porém, com efeito somente daqui um ano, quando os recursos poderão ser recebidos pela administração do Hospital. A outra possibilidade se refere ao orçamento da Câmara que vai ser executado neste ano. Nos últimos anos, os recursos excedentes não utilizados pela Câmara foram sugeridos ao Executivo que fossem destinados para o pagamento do 13º salário de servidores da saúde e, em 2021, para o pagamento do auxílio inclusivo, que beneficiou mais de 8 mil famílias.

No ano passado, o Hospital Casa de Saúde recebeu a destinação de mais de R$ 500 mil em emendas impositivas de vereadores da Casa Legislativa, o que colaborou com a compra de equipamentos e materiais necessários para que os pacientes continuem sendo bem atendidos por toda da equipe médica.

Texto: Guilherme Superti
Fotos: Yorhan Rodrigues