Santa Maria, quinta-feira, 2 de maio de 2024

Câmara decide formar comissão para acompanhar inquérito

• 30/01/2013

A Câmara de Vereadores, assim como a população de Santa Maria, do Brasil e do mundo está em luto diante da tragédia que atingiu nossa cidade no último domingo, dia 27 de janeiro.

Já nas primeiras horas da manhã, assim que soubemos do ocorrido, o presidente Marcelo Zappe Bisogno e demais vereadores da Casa encaminharam-se para o local da tragédia para prestar apoio às equipes de resgate que ainda trabalhavam no local.

Durante todo o domingo, presidente e vereadores estiveram presentes no Centro Desportivo Municipal (CDM), colaborando, trabalhando e prestando solidariedade às famílias que chegavam em busca de informações ou para fazer o reconhecimento de seus entes queridos. O presidente e demais vereadores acompanharam a presidenta da República Dilma Roussef e o governador Tarso Genro na visita aos familiares das vítimas no Hospital de Caridade e no Centro Desportivo Municipal.

Na manhã seguinte, segunda-feira, vereadores participaram do culto ecumênico em homenagem às vítimas, celebrado pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, no CDM. Durante a tarde, o presidente do Legislativo convocou os vereadores da Mesa Diretora em regime de urgência, para tratar sobre o fim do recesso parlamentar, previsto para o dia 29 de janeiro.

Na terça-feira, vereadores e presidente da Casa recepcionaram os participantes do Protesto pela Justiça Total e Imparcial: caminhada pela paz. O grupo se reuniu em frente à Câmara, sendo este o ponto de partida para a caminhada com destino à Delegacia Regional, na Rua Alberto Pasqualini. Na ocasião, foi entregue ao presidente uma carta-manifesto. O documento aponta uma séria de sugestões para que a fiscalização sobre normas de segurança em casas noturnas seja mais rigorosa. Bisogno e os demais vereadores se comprometeram a atuar de maneira efetiva e imediata pela causa dos manifestantes.

Ao final da caminhada, os vereadores se reuniram para deliberar sobre as próximas ações do Legislativo no acompanhamento e fiscalização dos desdobramentos da tragédia. Ficou definido com as bancadas que nesta quinta-feira será criada uma comissão para acompanhar o inquérito junto a Polícia Civil.

A Câmara de Vereadores de Santa Maria está empenhada não somente em fiscalizar, mas também em agendar pautas para discussão profunda acerca do tema segurança e outros assuntos relevantes, para que tragédias semelhantes não tornem a acontecer.