Santa Maria, sexta-feira, 5 de julho de 2024

Presidente se reúne com Secretário de Saúde para debater situação da Casa de Saúde

• 14/10/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 14/10/2022

Na manhã desta sexta-feira (14), o Presidente do Poder Legislativo, vereador Valdir Oliveira, se reuniu com o Secretário de Município de Saúde, Guilherme Ribas, para tratar sobre a situação orçamentária do Hospital Casa de Saúde. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Saúde e também contou com a participação da secretária adjunta da pasta, Ana Paula Seerig, da superintendente de Atenção Especializada, Juliana Pruni, do superintendente Administrativo e Financeiro da pasta, Christian Lacorte, da servidora do setor de contratos da secretaria, Maria das Graças, e do enfermeiro Renan dos Santos.

O Chefe do Parlamento destacou reunião passada que teve com a diretora da instituição, Irmã Celi Klimeck, e também com a presidente da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), Irmã Liliane Pereira, na qual foram apresentados os custos mensais do Hospital. A entidade, que é 100% SUS, tem um déficit mensal em torno de 300 mil reais. A intenção é promover uma solução para que todos os serviços que são oferecidos pela Casa de Saúde para a população de 33 municípios sejam mantidos. O secretário Guilherme Ribas destacou alguns pontos em que é necessário uma maior clareza dos custos operacionais da instituição, porém comentou que caso esteja tudo detalhado e seja confirmada uma defasagem nos valores, buscará, junto ao governo do Estado, uma revisão nos repasses de recursos financeiros ao Hospital.

Como encaminhamento da reunião, na próxima semana, um novo encontro será marcado entre o Poder Legislativo, a Secretaria de Saúde, a administração do Hospital Casa de Saúde e a 4ª Coordenadoria Regional da Saúde para que seja apresentada uma planilha detalhada dos custos do Hospital e, assim, ter um direcionamento das ações que devem ser tomadas para que o desequilíbrio orçamentário seja sanado.

Texto e fotos: Guilherme Superti