Santa Maria, sexta-feira, 5 de julho de 2024

Câmara debate alternativas para combater a insegurança alimentar no município

• 17/10/2022
  • Geral
  • Criado por: Guilherme Superti em 17/10/2022

O Chefe do Poder Legislativo, vereador Valdir Oliveira, realizou reunião para tratar da distribuição de recursos, por meio de emendas impositivas, às cozinhas solidárias do município. Para isso, o parlamento recebeu o presidente diretor executivo do Banco de Alimentos, Iraci Antonio Dani, o diretor financeiro da entidade, Marcos Delgado, o presidente do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA), Juarez Felisberto, e os integrantes do conselho, Homero Boucinha e Rogério Rosado.

O presidente da Câmara destacou que, nos últimos anos, o Poder Legislativo vem ampliando a sintonia com o Banco de Alimentos para contribuir com a população que mais necessita de amparo do Estado e ressaltou a importância das cozinhas solidárias de Santa Maria que, nesse período pandêmico, têm contribuído muito com a distribuição de alimentos a pessoas em vulnerabilidade social. Mas essas cozinhas trabalham de forma informal e não têm a documentação necessária para receber, diretamente, recursos municipais. Nesse sentido, foi aventada a possibilidade desses coletivos receberem recursos via Banco de Alimentos, entidade com toda documentação regularizada.

O presidente diretor executivo do Banco de Alimentos, Iraci Antonio Dani, afirmou que a entidade está disposta a ajudar as cozinhas solidárias. “O nosso time, lá, está disposto a ajudar essa causa”. Agora, Banco de Alimentos, Câmara e Consea vão analisar a melhor forma, mais correta, para que esse repasse de recursos seja feito às cozinhas solidárias, via Banco de Alimentos. Conforme Valdir Oliveira, o projeto da Lei Orçamentária Anual, que contempla as emendas impositivas destinadas pelos parlamentares, será votado até 15 de dezembro.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Guilherme Superti