Santa Maria, sábado, 4 de maio de 2024

Vereadores solicitam laudo técnico sobre condições de ponte na BR 158

• 25/02/2013

Na tarde desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Zappe Bisogno, acompanhado pelo vereador Daniel Diniz, esteve no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para uma reunião com o engenheiro Olivar Behegaray. Na pauta, os vereadores buscaram informações técnicas sobre a situação em que se encontra a ponte localizada sobre o Vale do Menino Deus, conhecida como Garganta do Diabo, na BR 158.

O presidente do Legislativo tomou conhecimento sobre relatos de que a estrutura estaria trepidando mai s do que o normal. A partir destas informações, Bisogno entrou em contato com profissionais do transporte de cargas e motoristas que transportam passageiros. Estes confirmaram que existe preocupação com a ponte. Cientes do problema, os vereadores protocolaram junto ao DNIT uma solicitação de laudo técnico sobre as condições de conservação da estrutura.
Construída em 1957, a ponte tem 296 metros de extensão e está apoiada em pilares de sustentação com cerca de 50 metros de altura. Em 1975, a travessia ganhou reforço na sua estrutura. No ano de 1995, devido ao surgimento de algumas fissuras, a ponte recebeu um novo reforço. A partir de então, o DNIT tem feito acompanhamentos periódicos sobre o estado de conservação e trafegabilidade do viaduto.

No documento entregue ao engenheiro Behegaray, os vereadores justificam a necessidade de um laudo técnico sobre as condições estruturais da ponte, alegando preocupação devido ao intenso fluxo de veículos de passeio e veículos pesados, como ônibus e caminhões.

Os vereadores Marcelo Bisogno e Daniel Diniz, acompanhados pelo responsável técnico, engenheiro Olivar Behegaray, farão uma vistoria na ponte sobre o Vale do Menino Deus, agendada para às 9h30 desta terça-feira (26).

Texto e fotos: Ana Bittencourt