Santa Maria, domingo, 19 de maio de 2024

Medicamentos gratuitos e segurança nas escolas são pautas das Comissões na Câmara

• 26/03/2013

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente se reuniu, na manhã desta terça-feira (26), para discutir sobre a assistência farmacêutica municipal e a disponibilização de medicamentos. Os vereadores Manoel Badke, Dr. Tavores, Dra. Deili, Maria de Lourdes Castro e Marion Mortari, integrantes da comissão, receberam a coordenadora adjunta da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Flávia Costa da Silva, e a farmacêutica da 4ª Coordenadoria, Tatiana Müller da Rosa.

A preocupação dos parlamentares em relação ao assunto surgiu de reclamações sobre a falta de medicamentos e a demora na distribuição. A coordenadora adjunta explicou que nem todos os usuários cadastrados no município fazem uso de medicamentos da farmácia básica. Os remédios especiais devem ser requeridos através de processos judiciais e comprovação de sua necessidade. Além disso, a maioria dos medicamentos especiais não são da rede pública, por isso existem casos de espera. Outro ponto argumentado pelos parlamentares foi a distribuição de fraldas geriátricas, que também passa por processo judicial. Ficou definido que a comissão irá elaborar uma lista com os medicamentos solicitados pela população quanto à falta de disponibilidade e enviar à Coordenadoria para estudar os casos.

À tarde, a Comissão de Educação, Cultura e Lazer se reuniu para conhecer o sistema de vídeomonitoramento das escolas municipais. Para explicar o funcionamento do sistema, os vereadores integrantes da comissão convidaram o superintendente da Guarda Municipal, Luiz Oneyde, e o coordenador Santo Alciomar da Silva Cordeiro.

Na ocasião, o superintendente afirmou que todas as escolas da rede municipal já receberam câmeras de vídeomonitoramento. Para ele, a troca da vigilância feita pessoalmente para o uso das câmeras trouxe grandes benefícios, como o armazenamento de imagens e a diminuição de custos. Mesmo assim, a Guarda Municipal segue com a ronda permanente na região das escolas.

Texto: Daniela Huberty
Fotos: Ana Bittencourt